Grupo 7

Herança Cultural no Brasil

André Luiz Peinado, Bruna Trindade, Julya Felix e Laura Rosa.

Herança cultural é um conjunto de valores que é transmitido de geração para geração.Costumes e também das crenças que culminaram no que culturalmente somos e herdamos, desde as manifestações artísticas, as músicas, comidas típicas, brincadeiras, simpatias, costumes e lendas que são transmitidas de geração em geração expressando a tradição e o conhecimento de um povo, comumente conhecido como Folclore, no intuito de preservar e perpetuar esta herança cultural que não pode cair no esquecimento e que também é muito importante para compreendermos grande parte do jeito de ser e de viver de um povo.

O Folclore Brasileiro é riquíssimo e cada região expressa suas manifestações, costumes e festas populares, passando-as através das gerações, de modo a não apenas a questão histórica, bem como permitir conhecer alguns costumes, comemorações, como é o exemplo da dança da quadrilha, carimbó, bumba-meu-boi. Pode-se citar também brincadeiras infantis, temos amarelinha, cabra cega, passa anel, além de várias outras, unindo e permitindo estabelecer elos de ontem e os de hoje.

A herança cultural não é uma tarefa fácil, cada indivíduo apresenta uma forma de definição da herança cultural. São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação e de indivíduo. A herança cultural é algo que modifica com o tempo. A herança cultural não é uma tarefa fácil, cada indivíduo apresenta uma forma de definição da herança cultural. São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação, de família e de indivíduo

Qual é o envolvimento de herança cultural na família?

A forma como a família tira férias, vive os fins de semana, comemora os aniversários ou outras datas festivas, revela aspectos importantes do espírito e cultura familiar. E as vivências que absorvemos enquanto crianças perduram, por norma, na idade adulta. É da natureza humana (re)viver o que um dia já o fez sentir-se bem, confortável, seguro, satisfeito, feliz! .

A tradição é o acto de transmitir lendas, factos, doutrinas, costumes, hábitos, etc, durante um longo período de tempo. Assim, no contexto familiar, pode-se dizer que a tradução é a cultura de uma família. E esta cultura pode definir-se como um conjunto de padrões de comportamento. Independentemente do nível financeiro, todas as famílias têm as suas tradições, a sua herança cultural, transmitida de geração em geração.

E é tão frequente que cada um de nós, se recorde de coisas que vivemos e experienciamos quando éramos menores e que nos marcaram de forma determinante. O que é que acontece muitas vezes? Tentamos transmitir essas experiências aos nossos primos(as), irmãos mais novos, na tentativa de que tenham os mesmos sentimentos que tivemos. E aí se gera a passagem de sentimentos, de experiências, de herança familiar entre gerações.

Uma das coisas marcantes da herança cultural no Brasil são as festas.

Cavalhadas

Paraitins

O carnaval é capaz de mudar a rotina de um país inteiro durante quatro, às vezes cinco, até sete dias! Os bancos fecham, os vizinhos viajam, a programação da TV muda, o comércio faz uma pausa. As cidades que abraçaram o carnaval (ou foram abraçadas por ele) se dividem entre o silêncio dos bairros mais afastados e os vários barulhos de gente na rua fazendo festa.

Os europeus trouxeram a festa pra cá ainda no período colonial, e o negros vindos como escravos se encarregaram de fazer o evento acontecer com a energia, o suingue e a alegria que preservamos e multiplicamos até hoje.

As heranças culturais, a miscigenação e a diversidade da terra brasilis fazem da nossa festa a mais conhecida e desejada mundialmente. Mantemos vivas as tradições de Momo, do Pierrot, da Colombina, das fantasias e, sem sair do bloco nem perder o passo, acrescentamos os ritmos e sotaques de cada região e reinventamos o nosso jeito de fazer o carnaval.