Grupo 5

Herança Cultural: Passado & Presente

João Antonio Pimentel, Ynaê Monteiro, Leticia Pontes e Mirella Souza

No texto a seguir nós do grupo 5 iremos falar sobre o que é herança cultural, porque ela é importante, pensamentos sobre e resumidamente uma conclusão.

Heranças culturais são valores culturais passados de geração para geração ou de um povo ao outro. Elas podem ser classificadas como tangíveis, algo que pode ser tocado (objetos como colares, anéis, pulseiras, vasos, quadros, etc) ou intangíveis, algo que não pode ser tocado, ou seja, coisas que são imateriais e transmitidas (dança, músicas, dons, costumes etc).

A herança cultural é muito importante, pois por ela são transmitidos ensinamentos, técnicas, objetos, territórios e pensamentos para outras pessoas repassarem a diante, ou seja, passarem os ensinamentos, objetos que estão nas mãos de sua família a décadas e até territórios para outras gerações.

Há uma instituição do governo que preserva as heranças, ou seja, fortalecem as identidades e garantem a memória para o desenvolvimento socioeconômico do país e ele é conhecido como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Mas se de repente não houvesse mais herança cultural, nós seres humanos seríamos pessoas diferentes? Bom isso definitivamente seria um sim, pois se em um dia as heranças culturais sumissem e não lembrássemos de absolutamente nada teríamos que criar culturas e talvez chegar perto no tanto de culturas que criamos até hoje em dia. No entanto também há outra opção que é a seguinte: se as heranças culturais sumissem das histórias, mas ainda lembrássemos delas em nossas cabeças, então teríamos que passar essas heranças que já temos para nossos filhos até eles terem outros filhos e também passarem para eles e assim por diante. Porém aí não iriamos evoluir nessa questão, pois só repassaremos o que já sabemos adiante e caso elas desaparecessem do nada talvez teria um motivo que é de nós seres humanos criássemos heranças, ou seja, criar novos ensinamentos para que a sociedade evolua.

Todas as heranças culturais dependem da pessoa para serem consideradas boas ou ruins. Cada pessoa tem a sua opinião se a herança y ou x é boa ou não, como por exemplo algumas pessoas acham ruim nós dessa geração, termos certas heranças como o bastante uso da tecnologia. Nesse caso às vezes são benéficas porque antes eram meses de pesquisas, horas lendo livros para saber a dúvida que às vezes não continham (no livro), Melhora a qualidade da educação, Estimula a busca pelo conhecimento, pode nos aproximar de pessoas distantes, e muito outros fatores contudo, a tecnologia pode ser sim algo ruim, pois a criança vai ficar viciada podendo ficar sedentária, ter problema de visão, não vão aproveitar a infância, torcicolo etc. Por isso que temos o meio-termo a tecnologia pode ser tanto benéfica e não benéfica.

Nós podemos considerar coisas genéticas e automáticas como uma herança cultural, pois, por exemplo, uma família de indígena tem uma criança e ela nasce com um dos vários tipos de característica indígena como: cabelos bem escuros, pele morena avermelhada e olhos pequenos e amendoados e hábitos como comer muito peixe, fazer pinturas no rosto, participar de várias cerimônias e rituais. Isto é, eu penso que querendo ou não foi passado uma certa cultura para essa criança por conta das raízes dela.

E, é assim que acabamos o texto com uma pequena informação de um assunto gigantesco que é muitíssimo importante para tudo e todos, pois isso diferencia e age no nosso passado, presente e futuro que sempre está evoluindo.