Grupo 4

Projeto Herança Cultural e Cotidiano

Arthur Oliveira, Manuela Cuartero, Maria Clara Korn, Antonio Stinghen e Benjamin Paredes.

A herança cultural tangível e intangível também é passada de geração em geração como qualquer outra herança cultural.

A herança cultural tangível, é tudo aquilo que podemos tocar, ir, vestir, fazer, etc. Como por exemplo um livro muito antigo, documentos escritos de séculos atrás, um campo, uma floresta, uma pintura antiga, roupas de outros séculos, receitas, etc.

Essa herança que levamos de geração a geração só está presente nos dias atuais porque passamos o nosso conhecimento para nossos descendentes, e essa ação de passar o conhecimento é muito importante para manter a cultura. Todo esse conhecimento passado adiante está envolvido com diversas coisas como a culinária, a vestimenta, o estilo de música, os hábitos, etc.

Existem por todo o mundo várias culturas diferentes que até hoje estão sendo passadas adiantes, alguns exemplos são: os indígenas do Brasil, que ainda tem os mesmos costumes, língua, rituais; O povo Inuit, que continuam com o costume de pescar e se alimentar da pesca e utilizar os recursos que conseguem no mar, como a pele de foca.

As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais. No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.

O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indífena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu e dourado.

As representações culturais do Nordeste do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.

No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

Eu acho que é muito importante pensarmos no que queremos deixar de herança para todos no futuro. Como nosso mundo está muito complicado, com dificuldade de recursos e conflitos, acho que precisamos olhar principalmente para a herança no ponto de vista ambiental.

Então , a nossa geração é a que tem que pensar mais em como fazer isso. Podemos fazer de várias formas que poderiam mudar essa situação .

- Reduzir o consumo e falar sobre isso com o maior número de pessoas é importante.

- Nós desperdiçamos muita comida, enquanto muita gente tem fome. Diminuir essa situação podia ser uma herança.

- Incentivar as artes e heranças culturais que vieram antes de nós, para que elas permaneçam.

- Tentar mostrar para as pessoas que é importante falar da natureza, plantar, preservar, usar energia limpa, entre outras coisas.

Vídeo