Grupo 2

Herança Cultural no Brasil

Guilherme Murray, Lia Rocha, Marco Antônio Canto e Nina Salhab.

Herança Cultural é um tipo de herança que pode ser tangível ou intangível, e que tem a ver com a cultura de certos povos. Ela é passada por gerações, que pode ser passada de mão a mão ou oralmente. A herança cultural tangível é algo tocável, como um tambor para capoeira, ou uma roupa importante, etc, que está relacionada à cultura de um certo povo que é passada de geração a geração. E a herança intangível é algo que não é possível ser tocado, como uma música, por exemplo, ou uma história, etc, que está relacionada a cultura de um certo povo que é passada de geração por geração oralmente.

A herança cultural é muito antiga, na época do início da existência humana, os humanos já começaram a formar heranças culturais. Antes dos portugueses colonizarem o Brasil, os indígenas já deixavam heranças culturais para as gerações futuras, como as danças, músicas, rituais, cerimônias. E quando o nosso país foi colonizado, os portugueses também deixaram heranças culturais para os povos futuros do Brasil, como por exemplo, a religião católica, a festa junina, a língua portuguesa, diversas danças, o folclore, músicas, culinária, etc.

Além dos portugueses, outros povos ao longo da história, também deixaram heranças culturais aqui no Brasil, como os italianos, os alemães, os japoneses, entre outros. Por causa, principalmente, das guerras mundiais, várias pessoas de vários países imigraram para o Brasil, e assim, influenciaram na culinária, nos costumes, nas tradições, nas músicas, nas danças…

“A importância da herança cultural é de conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade. A cultura é construída a partir das ações e inter-relações sociais.” O instituto responsável pela preservação da herança cultural aqui no Brasil é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A mistura étnica é a mistura de várias etnias, e nesta mistura, leva em consideração a cultura, os costumes, as características físicas, etc. E a cultura étnica é positiva, porque é interessante ter várias culturas e descendências diferentes convivendo juntas. E isso vem se adaptando com o tempo, porque os fluxos imigratórios nunca param. E essas imigrações e misturas étnicas fizeram do Brasil um país cheio de diversidade cultural.

Nos dias de hoje, as heranças culturais deixadas por povos de antigamente ainda estão presentes, como a pipoca, feijoada, carnaval, música, costumes, danças etc, e algumas dessas heranças também estão presentes no nosso cotidiano, como tirar o sapato antes de entrar em casa, rezar antes de dormir e/ou antes das refeições.

Mas o Brasil não ficou ali só recebendo heranças culturais de outros países, ele também deixou algumas de suas heranças em outros países, como a capoeira, pão de queijo, pipoca, umbanda, samba, entre outros.

Atualmente nós vivemos em um mundo globalizado, então é muito importante nós preservarmos as nossas culturas de origem.

Caça Palavras

Herança Cultural - Caça-palavra