Grupo 1

Herança Cultural: Passado, Presente e Futuro

Heitor Scheffer, Martin Fukuda, Giovanna Santos e Yasmin Gomes.

A herança cultural, embora não seja um tema muito abordado e conhecido, faz parte de toda a nossa vida e de quem nós somos. Mas muitos se perguntam: o que exatamente é herança cultural? Bem, cada um pode ter o seu próprio significado de herança cultural, por exemplo, pode ser o que vamos deixar para as próximas gerações e o que foi deixado para nós pelas gerações passadas. Cada um contribui com sua própria visão de herança cultural, por exemplo, alguns pensam que herança cultural são apenas coisas materiais, físicas, outros já pensam que é algo mais simbólico que um bem material, como um ensinamento importante, um estilo de música, entre outros.

A herança cultural é muito importante, pois faz parte do nosso legado, ajuda as próximas gerações a crescerem, e garante nossa sobrevivência. Sem a herança cultural, o ser humano não conseguiria evoluir, então viveríamos apenas do instinto sem nenhuma diferença.

Podemos dar o nosso significado, nossa visão, o que vamos formar para deixar aqui como nossa lembrança.

Há várias maneiras de herança, e podemos separá-las em Tangível e Intangível, para ficar mais simples e fácil. São exemplos tradições, rituais, crenças, pensamentos, religião, entre outros: esses são exemplos de herança cultural intangível que estão relacionadas aos elementos espirituais,simbólicos, algo mais abstrato, tratando mais da nossa identidade. Já a herança cultural tangível trata se de objetos do nosso dia a dia, comidas, monumentos históricos, livros, obras de arte, entre outros.

Atualmente, existem várias instituições responsáveis por preservar tais heranças, como por exemplo,museus, escolas, governos, ONGs, e muitos outros lugares… até mesmo sua própria casa, sabia disso?

Podemos dizer que muitas delas cumprem bem sua função. A escola, por exemplo, além de nos apresentar o que foi deixado para a gente, como a história, as ciências, entre outras, também auxiliam na criação da nossa própria, tanto como individualmente como coletivamente.

Mas nem todas são heranças boas, como por exemplo a poluição e o consumo excessivo que vem crescendo cada vez mais, a produção de gases poluentes que aumentam o efeito estufa destruindo nossos polos… estamos deixando um mundo poluído e cada vez mais destruído, a preocupação com a nossa casa tomou mais força na década de 80, trazendo algumas alterações no cuidado do ser humano com a Terra, e a partir desse momento nosso planeta foi realmente visto como nosso lar, mas já sofrera alterações praticamente irreversíveis a esse ponto, e talvez isso tenha vindo tarde demais, talvez tudo isso tenha virado algo imparável.

Já imaginou se de repente tudo isso desaparece?

E hoje em dia,qual a sua importância?, como se nunca tivesse existido, como seria? Se a herança cultural não existisse para você? Provavelmente seríamos completamente diferentes e nos tornaríamos todos iguais sem Identidade, sem algo que nos destacasse dos demais.

Podemos deixar a resolução de muitos problemas ou a causa deles, podemos deixar nossas melhores versões para que as próximas gerações também possam provar das coisas boas que experimentamos, de dias felizes e talvez ensolarados, das chuvas finas e grossas, da brisa fresca, de tudo, acho que devemos nos esforçar para cuidar disso tudo também, e aumentar o tempo de existência não só da raça humano como outros animais e também a Terra.


CulturaCast1.mp4

Cultural Cast #1

Entrevista sobre Herança Cultural