OUTROS SERVIÇOS DA RAPS:
Unidades de Acolhimento (UA):
São residências temporárias, com funcionamento 24h, que disponibilizam acolhimento por até seis meses a pessoas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e com os vínculos familiares e/ou territoriais fragilizados ou rompidos.
As Unidades de Acolhimento são classificadas em:
Unidade de Acolhimento Adulto (UAA): para pessoas de ambos os sexos maiores de 18 anos, podendo acolher de 10 (dez) a 15 (quinze) pessoas. Indicado para municípios e regiões de saúde com mais de 200.000 mil habitantes.
Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAij): para crianças e adolescente, de ambos os sexos, dos 10 (dez) aos 18 (dezoito) anos incompletos, podendo acolher até 10 pessoas. Indicado para municípios e regiões de saúde com mais de 100.000 mil habitantes.
Serviço Residencial Terapêutico (SRT):
São moradias inseridas na comunidade destinadas ao acolhimento preferencial de pessoas egressas de internação de longa permanência, de dois ou mais anos ininterruptos, advindas de hospitais psiquiátricos e de hospitais de custódia, dentre outras instituições semelhantes. Também acolhe pessoas em situações diferentes, mas que se encontram em acentuada vulnerabilidade com vínculos sociais e familiares fragilizados ou rompidos, como pessoas egressas de unidades prisionais comuns e com transtornos mentais graves em situação de rua. A implantação desse dispositivo fica a depender do número de munícipes longamente internados na localidade.
As SRT são classificadas nas seguintes modalidades:
SRT tipo I: destinada a moradores com certa autonomia, acolhendo até 10 pessoas.
SRT tipo II: destinada a moradores com grande nível de dependência que necessitam de cuidados contínuos, acolhendo até 10 pessoas.
Leitos Integrais em Hospitais Gerais:
São leitos de saúde mental em enfermarias especializadas em Hospitais Gerais (HG) responsáveis pela oferta de cuidado hospitalar em casos de urgência e emergência para pessoas com transtornos mentais agudizados e/ou que estão sob o consumo ou abstinência de álcool ou outras drogas, a partir de demandas por comorbidades clínicas e/ou psíquicas. Incluem, também, o acolhimento de pessoas com transtornos mentais ou com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas em extrema vulnerabilidade, que estejam colocando em risco sua vida e/ou a de terceiros.
São serviços 24h, que funcionam todos os dias da semana continuamente sem a interrupção entre os turnos. Indicado a implantação de 1 (um) leito para cada 23 mil habitantes, não excedendo o número máximo de 30 (trinta) leitos do Hospital Geral (HG).