O QUE SÃO OS CAPS?
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços que oferecem acolhimento e cuidados em saúde mental para pessoas em crise e com intenso sofrimento psíquico, com transtornos mentais graves e persistentes ou com problemas relacionados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas. São serviços que funcionam de porta aberta e como articulador de recursos no território.
Os CAPS devem oferecer: atendimento individual; atendimento em grupo, como oficinas terapêuticas, expressivas, de geração de renda, atividades esportivas e práticas corporais; atendimento à família, atividades comunitárias, assembleias ou reuniões de organização do serviço, controle social, visitas domiciliares entre outras atividades.
Os CAPS são classificados em diferentes modalidades, sendo elas:
CAPS I: atende pessoas de todas as faixas etárias que estejam prioritariamente em crise e intenso sofrimento psíquico, decorrentes de transtornos mentais graves e persistentes ou devido ao uso prejudicial de álcool e outras drogas. Indicado para municípios e regiões de saúde com mais de 15 mil habitantes.
CAPS II: atende prioritariamente pessoas em crise e intenso sofrimento psíquico, decorrentes de transtornos mentais graves e persistentes ou devido ao uso prejudicial de álcool e outras drogas. Indicado para municípios e regiões de saúde com mais de 70 mil habitantes.
CAPS III: atende prioritariamente pessoas em crise e intenso sofrimento psíquico, decorrentes de transtornos mentais graves e persistentes ou devido ao uso prejudicial de álcool e outras drogas. Indicado para municípios e regiões de saúde com mais de 150 mil habitantes. Também oferta atenção contínua com o funcionando 24h, incluindo finais de semana e feriados, oferecendo retaguarda clínica e acolhimento noturno para outros serviços de saúde mental, com até 05 (cinco) leitos.
CAPS ij: atende crianças e adolescentes que estejam prioritariamente em crise e intenso sofrimento psíquico, decorrentes de transtornos mentais graves e persistentes ou devido ao uso do álcool e outras drogas. Indicado para municípios e regiões de saúde com mais de 70 mil habitantes.
CAPS AD: atende pessoas de todas as faixas etárias que estejam prioritariamente em crise e intenso sofrimento psíquico decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Indicado para municípios e regiões de saúde com mais de 70 mil habitantes.
CAPS AD III: atende pessoas de todas as faixas etárias que estejam prioritariamente em crise e intenso sofrimento psíquico decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. Indicado para municípios e regiões de saúde com mais de 150 mil habitantes. Também oferta atenção contínua com o funcionando 24h, incluindo finais de semana e feriados, oferecendo cuidados clínicos contínuos e acolhimento noturno, com até 12 leitos.