Tipos de Competências 

O reconhecimento do fator humano como elemento primordial para o sucesso das organizações, vem aumentando o interesse pela abordagem da competência, principalmente, nas organizações que têm seus objetivos estratégicos definidos, como o MPPE. Alicerçando a implantação da Gestão por Competências, que é a chave da excelência, através das atividades de mapeamento de competências, ou seja, a identificação do conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes de que dispõem os profissionais da organização, e que os capacitam para a execução de determinadas atividades.

 A Gestão por Competências pode subsidiar a formatação de concursos, ações de recrutamento e seleção interna, e aperfeiçoam nos processos de lotação e de movimentação de pessoal. Esse exercício vai permitir a definição de critérios claros para as iniciativas de avaliação de servidores, de estruturação de planos de desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo maior integração dos subsetores e subsistemas de gestão de pessoas.

O aperfeiçoamento ocorre por meio de capacitação e desenvolvimento na área organizacional e gerencial, a fim de que os processos de gestão sejam implementados, de forma eficaz e eficiente. Com base nas competências identificadas, as equipes de curadores do MPPE empreenderam esforços na construção de Trilhas de Aprendizagem, que são ações educacionais que utilizam diversos recursos de aprendizagem, e visam promover o desenvolvimento pessoal e profissional alinhado aos objetivos estratégicos da instituição, e propiciando benefícios elencados abaixo:

Para implementar esse modelo de competências, a instituição se baseando em pesquisas internas e em experiências no âmbito do Ministério Público Brasileiro, e definiu sete eixos norteadores para mapear as competências, são elas: 

Para atender as dimensões de competências do MPPE, serão tratadas as Competências Comuns, Gerenciais e Específicas, conforme abaixo:

COMPETÊNCIA COMUM

Refere-se ao âmbito administrativo. Prevista no artigo 23 da CF, é atribuída a todos os entes federativos, e aos demais. Por meio desta, é possível compreender como a instituição e seus integrantes poderão se beneficiar dessa ferramenta, que institui um conceito moderno de gestão de pessoas.
É um processo que se inicia pelo conhecimento teórico de seu conceito, e seu objetivo é preparar a instituição para uma atuação interdisciplinar, com melhor aproveitamento dos talentos e habilidades pessoais de cada um, inclusive estimulando as mudanças de atitudes. 

As competências comuns estão sendo tratadas nas seguintes dimensões com os seguintes objetivos de aprendizagem.

COMPETÊNCIA GERENCIAL

São os conhecimentos, atitudes e habilidades que um gestor precisa ter, para gerir o desenvolvimento de si mesmo, da organização e de seus colaboradores, voltados para o alcance dos resultados organizacionais.

Constatamos em sua construção, a riqueza dos documentos analisados, no que tange aos órgãos que já tem suas competências gerenciais com os CHAs, a validação dos seus modelos de competências, e seus caminhos solucionadores. A partir daí, foram elencadas para o MPPE a construção de matrizes de liderança, para 12 competências gerenciais, condizentes com os desafios do século XXI, conforme quadro abaixo: