A Competição de Baterias promovida pela Liga Intermed Centro-Oeste (LICO), em associação com as Atléticas escolhidas para a organização do evento, é realizada no primeiro dia do INTERMED.
Regente: Luís Salles - Turma VIII
Primeira apresentação da Bateria Absoluta no Intermed Centro-Oeste
Regente: Luís Salles - Turma VIII
Bateria Absoluta não participou da Disputa de Baterias, mas o samba continuou acompanhando a torcida pela Absoluta
Regente: Caiã Cabral - Turma XIV
Colocação: 7º lugar
Tema: Game of Thrones
Regente: Caiã Cabral - Turma XIV
Colocação: 13º lugar
Tema: Brasileirinho
Regente: Benito e Larissa - Turma XIV
Colocação: 9º lugar
Tema: Guerra dos sexos
Desde o início dos tempos a rivalidade entre homens e mulheres acompanha a história da humanidade. Já nos tempos mais remotos que se tem conhecimento, o comportamento, o modo de se vestir e a ocupação no mercado de trabalho separam homens e mulheres. Por outro lado, homens e mulheres vivem em perfeita harmonia, se relacionando, dividindo tarefas e se completando. Em um âmbito mais atual, tal dualidade ainda se faz presente. Nos instrumentos, esse fato não é diferente.
Visando retratar essa realidade, a Bateria Absoluta traz nessa apresentação duas baterias: uma masculina e outra feminina, com o mesmo número de ritmistas em cada naipe. Vestidos como se fossem para uma guerra, os soldados se dividem em exércitos, com uniformes em modelos e cores diferentes para mais essa batalha.
Nessa disputa, marcada por momentos de guerra e paz, ritmistas ora tocam juntos, ora tocam separados, mostrando que, como na realidade diária, homens e mulheres têm momentos de guerra e de paz.
Assim, a Atlética Absoluta traz para o XIV Intermed Centro-Oeste 2017 o tema Guerra dos sexos.
Regente: Pedro Wallace - Turma XXII
Colocação: 7º lugar
Tema: À meia-noite levarei sua alma
Tão intrínseca quanto a própria existência humana, o medo é definido como estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. Tal fato se manifesta no aumento do batimento cardíaco e da freqüência respiratória bem como contração muscular. Dessa forma, o medo desperta curiosidade e interesse.
Apoiada nessa ideia e inspirada no filme nacional de 1964, dirigido e protagonizado por José Mojica Marins, a Bateria Absoluta traz ao Intermed Centro-Oeste 2018 o tema “À meia-noite levarei sua alma”.
Tema já trabalhado pela Unidos da Tijuca no carnaval carioca de 2011, e que a Bateria Absoluta se propõe a fazer uma releitura sob uma visão de bateria universitária.
Para relembrar esse clássico, a apresentação faz referência a personagens de terror conhecidos, como Pennywise, Chuck, Mortícia e Gomez Addams; tudo isso intercalado em momentos de medo e de diversão. Assim, filmes são revividos e momentos de medo são relembrados.
Regente: Pedro Wallace - Turma XXII
Presidente: Isabela Lopes - Turma XXII
Colocação: 8º lugar
Tema: Os normais de um mundo louco
Desde os primórdios da existência de qualquer coisa que poderia ser chamada “humana”, forças dicotômicas e opostas se digladiam em todas as esferas da atuação desses seres “humanos”: A loucura e a sanidade. Tal como yin yang, branco preto, quente frio, a insanidade e a sensatez fazem seu contraponto tese-antítese, sempre se revezando para ver quem dita as normas do jogo da vida. No geral gostamos de acreditar que a sanidade está sempre em vantagem, mas ledo engano... Essas duas forças naturais repousam em silêncio no seio de toda alma “humana” em iguais proporções... De louco e sensato, todos temos nossa porção.
Levando em conta que nada foge à essa regra fria e inexorável, a Bateria Absoluta vem, no Intermed Centro-Oeste de 2019, demonstrar que de louca e sensata ela também tem um pouco, a apresentação “Os Normais de um Mundo Louco” vem lhe mostrar que, talvez, seja mais louca do que gostaria...
Regente: Artur Gabina - Turma XXVI
Presidente: Guilherme Oliveira - Turma XXIV
Vice-presidente: Ana Carolina - Turma XXIV
Colocação: 9º lugar
Tema: Copa da Iguana
Em ano de copa do mundo, nada melhor do que usar esse espírito de união comum entre os povos como centro da nossa apresentação. A Bateria Absoluta traz para o INTERMED CO a rivalidade futebolística intensa entre o Brasil e a Argentina e idealiza uma partida de futebol na Copa do Mundo.
Para representar o embate clássico entre os dois adversários de longa data, recrutamos os ritmistas da maior do norte. O principal intuito, a partir dessa disputa, é evocar na plateia os sentimentos de união e paixão que caracterizam o torcedor durante uma partida acirrada da copa.
Enquanto nos deixamos guiar pela música, nos movemos como verdadeiros jogadores e seguimos as regras ditadas pelo árbitro, esperando suscitar na torcida de todas as atléticas o amor pelo futebol e pelo maior campeonato por ele representado.