TC TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE CRÂNIO OU ÓRBITAS OU SELA TÚRSICA (AMB)
TC TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FACE OU SEIOS DA FACE (AMB) OU FOSSAS PARANASAIS
TC TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE RINOFARINGE OU CAVUM
TC TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE MASTÓIDES OU OUVIDOS (AMB)
Agendamento:
- Este exame deve ser agendado com antecedência.
- Este exame é realizado somente com solicitação médica e pode ser feito com anestesia (em crianças), neste caso é necessário constar no pedido médico – TC com sedação/anestesia).
- Este exame poderá ser realizado com o uso de contraste iodado, para tal faz-se necessário preencher o questionário de segurança.
- O limite de peso para realização do exame é de 130 kg.
- Crianças entre 1 e 5 anos de idade e adultos que sabidamente não conseguem colaborar (movimentos impedem a realização do exame), agendar Tomografia com Anestesia, conforme agenda e dias específicos.
- Clientes menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, que precisa permanecer na unidade até o fim do procedimento.
- Mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação à gravidez: não devem realizar o exame. Apresentar teste de gravidez (Bhcg antes do exame).
- Pacientes acamados ou hospitalizados somente poderão ser atendidos nas unidades de atendimento caso estejam acompanhados de ambulância e médico assistente, que deverão permanecer na unidade durante toda a realização do exame e até o término do mesmo. É necessário contato hospitalar com nossa equipe de enfermagem previamente para informar as condições clínicas do paciente.
Preparo
- Este exame requer jejum de duas horas .
- No agendamento o paciente deve informar se tem antecedentes alérgicos à medicamentos (contraste iodado e outros medicamentos/alimentos).
- O uso do meio de contraste quando necessário, será avaliado pelo médico radiologista do serviço, observando sua real necessidade, levando em consideração potenciais riscos e benefícios, em associação às condições clínicas do paciente.
- Para os pacientes que necessitam utilizar contraste iodado e que apresentam antecedentes alérgicos ao mesmo - reações leves - será avaliado pelo radiologista a necessidade de realizar preparo antialérgico a ser feito na véspera do exame, de acordo com a avaliação e prescrição do mesmo. Pacientes alérgicos ao contraste com história de reação moderada/grave – NÃO poderão realizar o exame com contraste neste estabelecimento.
- Para os portadores de doenças renais agudas ou crônicas, diabetes e hipertensão, rim único, procedimento cirúrgico de rins e/ou vias urinárias, transplante renal e os maiores de 65 anos que tenham indicação de uso do meio de contraste iodado intravenoso é necessário apresentar o resultado de Creatinina recente (exame de sangue realizado nos últimos 60 dias).
- No caso de o paciente fazer uso de traqueostomia com cânula metálica, deve procurar seu médico para realizar a troca por cânula de material não metálico (plástico), sempre que possível. O material metálico da cânula pode gerar artefatos que prejudicam parcialmente a avaliação do exame.
- Para a realização do procedimento, deve-se comparecer à unidade sem joias, brincos, pingentes ou piercing, ou devem ser retirados antes do procedimento.
- No segmento de órbitas, face, mastoide e crânio, deve-se retirar aparelhos dentários removíveis antes da realização do exame.
Orientações:
- O exame não deve ser realizado em gestantes caso não tenha autorização por escrito do médico solicitante, confirmando a idade gestacional e autorizando a realização da tomografia solicitada, mediante aprovação do médico radiologista, devendo ser preenchido o termo de consentimento do exame autorizando a sua realização e afirmando estar ciente dos potenciais riscos.
- Mulheres em período de amamentação:
Uma quantidade muito baixa de contraste é excretada na amamentação e absorvida pelo intestino do bebê. É seguro tanto para a mãe quanto para o filho e não se recomenda mais a interrupção da amamentação após a administração do meio de contraste iodado intravenoso. Se a mãe estiver receosa, a amamentação poderá ser interrompida por 12 a 24h após o uso do meio de contraste iodado, para tanto, recomenda-se que seja ordenhado o leite antes do exame, para ser oferecido à criança neste período. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento para maiores informações.
- O paciente deve apresentar resultados de exames anteriores, sempre que houver.
- Suspensão de medicamentos em caso de necessidade de realizar administração do meio de contraste venoso:
- Pacientes que utilizam medicamentos que contenham a metformina (Dimefor®, Glifage®, Glucoformin®, Glucovance® ou Starform®, Avandamet®, Aktos®, Diaformin®, Formet®, Galvus®, Glicefor®, Glicomet®, Glucofage®, Meguanin®, Metfordin®, Metform®, Metformina®, Metformix®, Neo Metformin®, Teutoformin®) e a fenformina (Debei®), devem fornecer a dosagem de creatinina para cálculo da função renal. Se for exame urgente ou se a creatinina não estiver disponível a metformina deve ser interrompida a partir do momento da administração do contraste, de acordo com a autorização do médico assistente, podendo ser reiniciada após 48h caso a creatinina sérica/TFG se mantenha em níveis equivalentes aos exames pré-procedimento . Consultar o médico radiologista após o envio da creatinina.
- Além disso, clientes que fazem uso dos medicamentos sildenafila (Revatio® e Viagra®), tadalafila (Cialis®) ou vardenafila (Levitra® e Vivanza®), não devem usar estes medicamentos nas 48 horas que antecedem o exame e nas 24 horas após o exame.
ATENÇÃO: Todos os demais medicamentos de uso contínuo devem ser ingeridos no horário habitual com pequena quantidade de água.