Como o entendimento do corpo e suas relações podem aprimorar nossa dinâmica com os eventos da vida?
Como a abordagem interdisciplinar pode ser aplicada para compreender, prevenir e lidar com os desastres naturais ao redor do globo?
Como a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento pode oferecer soluções mais eficazes para enfrentar esses desafios?
De que maneira podemos distinguir os fenômenos naturais dos desastres naturais? Até que ponto os desastres são naturais? Neste percurso formativo, os fenômenos da natureza serão analisados dentro de um formato interdisciplinar. Modelos matemáticos serão utilizados como ferramenta para analisar o impacto dos desastres elencados, além de suas previsões futuras. A dimensão física e humana do espaço servirão de suporte teórico para a compreensão dos fenômenos naturais. Contudo, a partir de análises profundas sobre a relação entre a sociedade mundial e os fenômenos da natureza, soluções serão apresentadas como medida de contenção de riscos futuros.
Este curso, focado em análise e proposta de soluções inteligentes para problemas urbanos, abrange os tópicos centrais que envolvem problemas hídricos, desafios na alimentação e logística/transporte público, e questões energéticas em ambientes urbanos. Os alunos explorarão dados estatísticos do consumo de água, aplicarão conceitos matemáticos na compreensão da captação e distribuição de água, analisarão a qualidade da água e estudarão processos de tratamento. Em seguida, investigarão problemas na produção e distribuição de alimentos, aplicarão otimização logística, explorarão os impactos ambientais do transporte público e proporão soluções sustentáveis.
A última parte focará na diversidade de fontes de energia, com uma análise comparativa de custos e impactos ambientais, abordando a eficiência energética em edificações e transporte. Os alunos serão desafiados a desenvolver projetos sustentáveis integrados e a refletir sobre esses temas por meio de produção textual interdisciplinar. O curso visa capacitar os alunos para a aplicação de abordagens integradas para enfrentar os complexos desafios urbanos, promovendo soluções sustentáveis e contribuindo para o desenvolvimento urbano equitativo.
O curso tem como propósito instigar uma reflexão aprofundada entre os alunos sobre os grandes problemas humanitários originados pelos eventos extremistas do século XX, por meio de uma abordagem interdisciplinar de História, Matemática e Artes. Para isso, o programa abarca eventos significativos, como a Primeira Guerra Mundial, a quebra da bolsa de Nova York, a ascensão do fascismo na Europa, o nazismo de Hitler, os campos de concentração e a ditadura militar no Brasil.
A disciplina de História e Estudos Sociais busca proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada dos contextos que propiciaram o surgimento dos eventos em análise. Já a disciplina de Matemática e Análise de Dados fornecerá aos estudantes ferramentas para manusear dados estatísticos, permitindo uma abordagem quantitativa na elucidação dos impactos econômicos desses eventos. Em Arte, os alunos poderão apreender sobre como a arte reflete e é influenciada pelo contexto de sua produção, além das técnicas e estratégias específicas de produção de material artístico, ensinando-os expressões artísticas próprias.