Como as práticas de laboratório estão conectadas às ações mais simples do nosso cotidiano?
Como o conhecimento científico é produzido, validado, contestado e eventualmente aceito ou rejeitado ao longo do tempo?
Como a retórica do discurso científico influencia a percepção e a compreensão do conhecimento científico, tanto no âmbito acadêmico quanto no cotidiano, e como estes aspectos moldam a construção, interpretação e divulgação da ciência ao longo do tempo?
Como as tecnologias e ferramentas à nossa disposição podem solucionar problemas observados em nossa sociedade a partir de uma compreensão real das questões envolvidas?
“Pensar para Construir” é uma proposta que reúne as trilhas “Arte do Pensar”, “Geometria é Arte” e “Ciência no Cotidiano”, buscando salientar características interdisciplinares e transdisciplinares. Nesse percurso formativo, os alunos são instigados ao desenvolvimento de uma postura crítica sobre problemas observados na sociedade contemporânea destacados pela proposta da UNESCO para o ano de 2024, enquanto familiarizam-se com as ferramentas básicas da metodologia científica e da geometria. A partir de então, estarão habilitados a apresentar soluções reais, construindo um protótipo mediante a metodologia STEAM, baseando-se na análise de dados científicos e produzindo, simultaneamente, um artigo científico.
Como aplicar parte do conhecimento acumulado na criação de uma solução para um problema social, que seja sustentável e efetivo do ponto de vista financeiro?
Baseado no movimento maker, o Laboratório de Criatividade baseia-se em uma abordagem interdisciplinar, em que as três trilhas de aprofundamento são integradas por meio de desafios projetados para fomentar a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Cada desafio é cuidadosamente elaborado para encorajar os alunos a aplicarem o que aprenderam de maneira prática e contextualizada. Essa abordagem não apenas aumenta o engajamento e a curiosidade, mas também permite que os alunos se apropriem de seu processo de aprendizagem, tornando-o mais relevante e significativo.
No Laboratório de Criatividade, os alunos exploram estruturas narrativas para entenderem a formação e validação do conhecimento, usando a ficção como ferramenta para desvendar a realidade, a construção do saber e a promoção da aprendizagem científica. Paralelamente, o percurso permitirá aos alunos enfrentarem e refletirem sobre complexos dilemas morais e ambientais, desenvolvendo empatia e um senso de justiça social. O raciocínio emotivo será estimulado ao encorajar os alunos a expressarem e compreenderem emoções, influenciando sua percepção e decisões, promovendo uma reflexão profunda sobre valores e atitudes pessoais. Por fim, a ficção e a ciência se revelam como meios eficazes para o aprimoramento de habilidades argumentativas, pelos quais os alunos praticam a formulação e defesa de ideias de maneira lógica, convincente e criativa.