O projeto começou no fim de 2009 em Pittsburgh pelo então professor da Universidade Carnegie Mellon (Carnegie Mellon University) Luis von Ahn (criador do reCAPTCHA) e seu aluno de graduação Severin Hacker, depois sendo desenvolvido com Antonio Navas, Vicki Cheung, Marcel Uekermann, Brendan Meeder, Hector Villafuerte, and Jose Fuentes.[6]
A inspiração para o Duolingo veio de dois lugares. Luis von Ahn queria criar outro programa que servisse a dois propósitos em um só. Originalmente, o Duolingo fez isso ensinando idiomas estrangeiros a seus usuários enquanto os utilizava para traduzir frases simples em documentos (ferramenta esta que foi removida).
Luis von Ahn nasceu na Guatemala e viu o quão caro era para as pessoas da sua comunidade aprender inglês. Severin Hacker (nascido em Zug, na Suíça), cofundador do Duolingo e Luis von Ahn, acreditam que "a educação gratuita irá mudar o mundo" e queriam dar para as pessoas uma maneira de fazer isso.
O Duolingo começou a operar em beta privado em 30 de novembro de 2011 e teve uma lista de espera de mais de 300.000 usuários. Em 19 de junho de 2012, o Duolingo foi lançado para o público em geral. Devido ao alto interesse, o Duolingo recebeu muitos investimentos incluindo um investimento de 20 milhões de dólares em uma rodada de investimentos feita pela Kleiner Claufield & Byers e mais 45 milhões em outra rodada de investimentos feita pela Google Capital.
Em 13 de novembro de 2012, o Duolingo lançou seu aplicativo para iOS na iTunes App Store. O aplicativo é gratuito e compatível com a maioria dos dispositivos iPhone, iPad e iPod. Em 29 de maio de 2013, foi lançado o aplicativo para a plataforma Android, que foi baixado mais de um milhão de vezes nas três primeiras semanas e se tornou o aplicativo número um na categoria "educação" da Google Play Store.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Duolingo