Entende-se como projeto discente a pesquisa, o desenvolvimento e a apresentação de um tema teórico ou teórico-experimental, de iniciativa dos discentes, que visem à divulgação científica, melhoria do ensino e/ou inovação didático-pedagógica.

Os integrantes do projeto são responsáveis por organizar a sala a ser usada para a exposição e também por desarrumar seu stand.

Os projetos serão avaliados por servidores do IFRJ-CDuC e convidados externos. Serão agraciados com Menções Honrosas os três melhores trabalhos. O resultado será anunciado na cerimônia de encerramento da IX SEMACIT e divulgado nas redes sociais do campus Duque de Caxias.

As apresentações dos projetos discentes se darão na forma de exposição, no dia 1º de novembro, de 9h00 às 12h30 e de 14h00 às 19h00 horas.

PROJETOS DISCENTES

CICLO DE GORDURA NO CORPO HUMANO E OBESIDADE

RESUMO: O projeto tem enfoque na molécula de gordura (lipídio), sobretudo informar suas funções no organismo e como o acúmulo exacerbado de gordura afetam na saúde. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2006 a 2016, a obesidade no Brasil cresceu 60%, junto com os problemas derivados da mesma, tais como: hipertensão, diabetes, etc. O projeto alinhará alguns dados obtidos experimentalmente - média geral de IMC (índice de massa corporal) dos alunos - e compará-los a parâmetros de instituições especializadas. Aprofundando as características da molécula no organismo, assim, ampliando o conhecimento dos visitantes sobre lipídeos, tanto os benefícios e malefícios na saúde e os diferentes tipos existentes da molécula.

INTEGRANTES: Isaac Caldeira da Costa, Isabelle Inácio da Silva, Danilo de Albuquerque Lima, Luana Magalhães Souza, Rafaella Oliveira da Costa, Letícya Lucena da Silva Salvador, Mariana Jerônimo da Silva, Barbara Fabiana Lopes da Silva, Yasmin Cristiny de Andrade da Silva, Maria Eduarda de Mattos Magno, Giselle de Almeida Oliveira (Professora), Guilherme Veloso Machado de Almeida Vilela (Professor) e Fabiana Gil Melgaço (Professora).

PRODUÇÃO DE PLÁSTICO BIODEGRADÁVEL A PARTIR DA CELULOSE BACTERIANA

RESUMO: Estima-se que de 1950 até 2015 foram produzidos cerca de 8,3 bilhões de toneladas de plástico no mundo inteiro. Esses dados, além de alarmantes, são preocupantes quando se considera que menos de 10% desse plástico chegou a ser reciclado.e, que, o plástico produzido industrialmente em larga escala vem de fontes não renováveis e demoram centenas de anos para se degradar no meio ambiente. É pensando nisso que nos últimos anos vem sendo estudadas possibilidades alternativas à produção de plásticos derivados do petróleo. Uma possível saída é a utilização de amido para a produção de filmes biodegradáveis, por se tratar de um polímero abundante e extremamente barato. Entretanto, quando apenas o amido é empregado na produção de plásticos, obtém-se um composto muito rígido e quebradiço. Com isso, o presente trabalho visa estudar a produção de plásticos biodegradáveis a partir de amido e celulose bacteriana (CB). A celulose bacteriana é um biopolímero produzido por bactérias de gêneros como Gluconacetobacter, Rhizobium, Sarcina, Agrobacterium e Alcaligenes que, quando usada para a produção de solução filmogênica de amido, permite a formação de um compósito mais resistente e com diversas aplicações na indústria.

INTEGRANTES: João Pedro Ferreira Santana, Anderson dos Santos Júnior, Gabriela Jordão Ramos Saldanha, Júlio Mesquita Zuazola, Larissa Amaral de Sá, Letícia Bitão de Aquino, Maria Gabriela de Sousa Melo e Samuel de Oliveira Silva, Queli Aparecida de Almeida (Professora) e Fabiana Gil Melgaço (Professora)

CIÊNCIA NA COZINHA

RESUMO: As ciências química e física são fundamentais para a compreensão dos fenômenos que ocorrem em nosso dia a dia. Porém os estudantes não conseguem fazer essa associação dos acontecimentos simples que os cercam. Este projeto, desenvolvido por alunos da turma QM261 do IFRJ – Campus Duque de Caxias, tem como objetivo mostrar a ciência de uma forma diferente e divertida, principalmente contextualizada na cozinha, uma excelente alternativa para trabalhar as ciências do cotidiano. A experimentação é muito importante e auxilia os alunos na compreensão de diferentes fenômenos. Os visitantes do projeto poderão desvendar, praticar e visualizar a ciência presente no ambiente tão conhecido de suas casas. Busca-se aqui uma estratégia de ensino que desperte o interesse dos alunos pelas disciplinas de química e física.

INTEGRANTES: Vittória da Silva Paixão, Bruno Duarte da Silva, João Lucas Ramos da Silva Costa João, Raul Augusto Garcia Fonseca, Luiz Miguel Galdino, Pablo Santos Blay da Silveira e Queli Aparecida de Almeida (Professora).

A EVOLUÇÃO DO HOMO SAPIENS

RESUMO: A curiosidade sobre a história evolutiva do homem permeia o imaginário popular. Algumas questões são levantadas, como por exemplo, a razão de sermos a única espécie do gênero Homo ou qual é nosso parentesco com os chimpanzés. Buscando elucidar algumas questões sobre nosso passado, o presente trabalho propõe contar a história evolutiva do Homo sapiens no planeta, desde sua separação dos chimpanzés, há cerca de 6 milhões de anos, até os dias atuais. Nesse caminho, abordaremos princípios relacionados à evolução e formação de novas espécies e as adaptações cruciais que trouxeram o assombroso sucesso evolutivo do homem na atualidade. Trabalharemos a história humana desde quando éramos caçadores-coletores passando pela revolução agrícola à cerca de 10 mil anos atrás. Focaremos na revolução cognitiva que acorreu entre 70 mil e 30 mil anos atrás, quando passamos a compartilhar uma “realidade imaginada” que nos permitiu formar enormes grupos colaborativos, ainda que seus integrantes nem se conheçam. Trataremos das grandes migrações de nossa espécie e das extinções em massa que promovemos, inclusive de outros Homo. Esperamos com o trabalho trazer à tona a discussão sobre evolução e desfazer alguns mitos sobre o surgimento do homem na Terra.

INTEGRANTES: Mariana Fontes de Souza, Gabrielly da Silva Luiz, Pedro Henrique Queiroz dos Santos Guedes, Madson Ribeiro Alves Domingos, Vinícius Pereira Firmino, Luise da Silva Santos de Oliveira, Vitória Sousa de Macedo Maltêz de Almeida, Maria Cecilia Carrêa Sampaio e Larissa Tebaldi dos Reis (Professora).

TRANSGENIA ANIMAL NA SALVAÇÃO DE ESPÉCIES

RESUMO: O objetivo desse projeto é apresentar uma teoria em que o foco principal seria salvar o Pirarucu da extinção, modificando-o geneticamente para que ele possa sobreviver tanto em água doce quanto em água salgada, a partir da transgenia. Os animais transgênicos são animais que tiveram seu material genético alterado. Existem várias técnicas para produzir um animal transgênico, entretanto, todas elas possuem o mesmo objetivo, que é o de produzir um animal com alguma característica especial de interesse humano. São exemplos de objetivos da transgenia animal: maior conversão alimentar em animais domésticos, resistência a doenças em humanos ou animais, resistência a parasitas, carne de maior qualidade, maior produção de leite, produção de substâncias farmacêuticas, produzir animais mais adaptados a um determinado ambiente e transplantes de órgãos.

INTEGRANTES: Leonardo de Barros Fernandes, João Victor Assunção Martins, Jhonatas Teodoro da Silva, Ruan Souza Barbosa, Thiago Fonseca Santos, Samuel Vitor Pedro e Araujo, Iris Monteiro Freitas, Marcelle Rodrigues Manso Teixeira, Vitória Patricio Bastos e Wagner De Almeida Dos Santos (Professor).

ANÁLISE DO TEOR DE CAFEÍNA EM BEBIDAS COM ÊNFASE NA COCA-COLA PLUS CAFÉ EXPRESSO ATRAVÉS DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA

RESUMO: A cafeína é uma das principais substâncias presentes no café, no chá e nos refrigerantes de cola. É uma substância que age no sistema nervoso central, afetando a liberação de neurotransmissores tais como acetilcolina, dopamina, noradrenalina, ácido gama-aminobutírico e a serotonina, o que melhora o humor (ZHANG, 2001), estimula o organismo, melhora a concentração e elimina a fadiga física (SMITH, 2002). Em quantidades excessivas, podem causar uma síndrome denominada “cafeinismo”, que possui como sintomas mudanças de temperamento, delírios, tensão muscular, diarreia, dentre outros (GENNARO, 1992). O objetivo deste trabalho é determinar a quantidade de cafeína presente nos alimentos supracitados com ênfase no novo produto da Coca-Cola que possui um teor maior desta substância (de acordo com o rótulo, este produto possui 40% a mais de cafeína), verificando se tal ingestão é prejudicial ao consumidor.

INTEGRANTES: Jeane Pereira da Silva, Jéssica Ramos de Carvalho e Letícia Coli Louvisse de Abreu (Professora).

QUE HAJA LUZ! DISSOCIAÇÃO IÔNICA, IONIZAÇÃO, ISOLANTES ELÉTRICOS E ANIMAIS QUE CONDUZEM ELETRICIDADE

RESUMO: A dissociação iônica é um processo em que ocorre a separação dos íons de uma substância iônica quando ela é dissolvida em água. A ionização é um processo em que algumas substâncias moleculares formam íons ao serem dissolvidas em água. Quando há íons em uma solução, não importando se eles foram separados por dissociação iônica ou formadas pela ionização, ela é uma solução eletrolítica possuindo a capacidade de conduzir eletricidade. Os condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras diferentes durante a passagem da corrente elétrica. Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons, os isolante dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade. Desta forma pode-se dizer que os condutores conduzem as cargas, ou facilitam, a sua passagem e que os isolantes a isolam. Em geral, o processo de condução elétrica acontece nos metais. Este tipo de substância possui um bom ordenamento em sua estrutura cristalina, e também elétrons livres que podem se movimentar através de uma rede de átomos. Os elétrons se movimentam em virtude das diferenças de potencial. Estas diferenças de potencial surgem devido à falta de elétrons em algumas regiões e a sobra de elétrons em outras regiões. A eletricidade animal é originada de um órgão especial, as eletroplacas (formadas por um grupo de músculos) que, em vez de se contrair, produzem eletricidade. Com o aperfeiçoamento dos aparelhos de medição, foi descoberto que todas as células produzem quantidades mínimas de eletricidade. Mas os músculos dos peixes elétricos produzem milhões ou bilhões de vezes mais eletricidade que os músculos dos demais organismos.

INTEGRANTES: Amanda Ferreira da Silva , Beatriz Martins de Souza Fernandes, Eduardo Falcão Teixeira, Gabriel Oliveira dos Santos, Guilherme Henrique da Silva Cairo, Isabela Dell’Osso Soares, Kamilli Euzébio Moreira, Larissa Crispim Barbosa, Rodrigo Queiroz de Alcantara, Karina de Souza Nunes e Rafael Pereira Santana (Professor).

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL PRODUZIDOS A PARTIR DE DIFERENTES ÓLEOS VEGETAIS

RESUMO: O biodiesel é um combustível alternativo que apresenta propriedades compatíveis com o diesel de petróleo. Pode ser produzido através da reação de transesterificação de uma fonte rica em triglicerídeos, como óleos vegetais ou gordura animal, com um álcool na presença de um catalisador produzindo assim alquil ésteres. A utilização do biodiesel apresenta grandes vantagens para o meio ambiente. Trata-se de um combustível renovável que quando misturado ao diesel de petróleo reduz bastante as emissões de hidrocarbonetos, sulfatos, monóxido de carbono, aromáticos, material particulado e, devido ao baixo teor de enxofre, também reduz as emissões de SO2. Quanto maior o teor de biodiesel no diesel maior será a redução das emissões de gases poluentes sendo que a maior redução ocorre na utilização do biodiesel puro (B100). Para garantir a qualidade do biodiesel produzido é necessário realizar sua caracterização e comparar com os padrões de qualidade estabelecidos pelas normas técnicas. Sendo assim, o objetivo deste projeto é a produção e análise físico-química de biodiesel, obtidos a partir de diferentes óleos vegetais, assim como a realização da comparação entre eles. Esse projeto está sendo realizado pela turma do quinto período do curso técnico em Petróleo e Gás, em conjunto com as disciplinas de Biocombustíveis, Química do Petróleo e Química Analítica Quantitativa. Até o presente momento foram produzidos 5 tipos de biodiesel obtidos a partir dos seguintes óleos vegetais: soja, canola, girassol, milho e semente de uva. A produção do biodiesel foi confirmada através da análise por cromatografia em camada fina, todos os rendimentos ficaram acima de 80%. Posteriormente, cada biodiesel produzido será caracterizado a partir das seguintes análises físico-químicas: aspecto, viscosidade, ponto de névoa, ponto de fluidez, índice de acidez, glicerina livre, índice de iodo, cinzas sulfatadas e teor de peróxido.

INTEGRANTES: Amanda Rosi Pimentel, Carlos Daniel Costa Silva, Carolaine Barreto Ramos, Fernanda Ayumi da Silva Sugita, Jessyca da Conceição Pedro da Silva, Júlia Perrout Junger Gerard de Oliveira, Karine da Silva, Laura Botto Ferreira Barbosa, Lediane da Silva Oliveira, Letícia Costa Mendes Da Silva, Maria Vitória Azevedo dos Santos, Ramom Nunes Dias da Costa, Ricardo Oliveira Lima, Thiago Souza de Oliveira, Victória Vaz de Jesus e Jesus, Luciana Resende Marcelo (Professora) e Monique Kort-Kamp Figueiredo (Professora)

MADEIRA PLÁSTICA: APROVEITAMENTO DO PÓ DE MADEIRA COM POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE

RESUMO: O resíduo de madeira, dentre as muitas fibras naturais, substitui com benefício as cargas e reforços, normalmente utilizados em materiais compósitos poliméricos, principalmente os de origem mineral, tais como talco e fibra de vidro. Por isso, a preparação de compósitos de madeira com polímeros é uma prática antiga, utilizada desde a década de 70 pela indústria automobilística que emprega compósitos de polipropileno com pó de madeira, conhecidos no mercado como woodstock®. Esse compósito é utilizado em chapas para revestimento interno de portas e porta-malas de veículos. A granulometria do pó de madeira e o tipo de polímero são fatores que alteram as características do produto. Neste projeto foram utilizadas lascas de madeira, geradas por uma indústria madeireira, que foram trituradas e peneiradas, a fim de atingir uma granulometria ideal de pó de madeira. Em seguida foi colocado em estufa para eliminar a umidade, misturado ao polietileno de baixa densidade (PEBD) e processado por extrusão para produzir um material compósito de PEBD reforçado com pó de madeira, podendo chamar o produto de madeira plástica. Foram testados diferentes teores de pó de madeira e estudada sua propriedade reológica através da determinação do índice de fluidez (MFI). A realização deste projeto visou-se a obtenção de um compósito a partir da mistura de polietileno de baixa densidade (PEBD) com pó de madeira, uma alternativa para o aproveitamento destes resíduos e, além disso, a avaliação de sua caracterização reológica.

INTEGRANTES: Thalía Paiva da Conceição, Lucas de Souza Gomes, João Vitor de Paula Machado Vilela, Marcos Paulo Nogueira Vieira, Ewerton Barros dos Santos, Felipe Miguel da Silva, Natasha Oliveira de Souza e Marina Hitomi Ishizaki (Professora).

DETERMINAÇÃO QUALITATIVA DE ÍONS CÁLCIO E FERRO EM LEITE ENRIQUECIDO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR

RESUMO: Há um tempo em que acreditava-se que apenas os elementos orgânicos, tais como: hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio eram considerados essenciais à vida humana. Todavia, com o avanço das pesquisas medicinais, descobriu-se a importância dos elementos inorgânicos nas reações de compostos bioquímicos. Esses elementos variam quanto a biodisponibilidade podendo ser encontrados em maior quantidade (macronutrientes) no corpo ou em quantidades mínimas, sendo nesse caso denominados elemento-traço. Apesar desta pequena quantidade, os elementos-traços têm ação fundamental para o bom funcionamento do corpo humano e necessitam de métodos analíticos sensíveis e específicos para detecta-los. Por outro lado temos os macronutrientes ferro, detectado no sangue, e cálcio, importante para a formação de ossos e dentes. Visto a importância desses elementos inorgânicos e a grande relevância que eles tem no nosso corpo, o presente trabalho tem por finalidade explicar a importância dos íons cálcio e ferro no organismo humano, enfatizando as consequências da falta e do excesso desses íons. Com este objetivo, é proposto um experimento analítico qualitativo que evidencia a presença de cálcio e ferro em um alimento comumente utilizado por nós seres humanos: o leite.

INTEGRANTES: Izabella de Aquino Leandro, Suellen Rodrigues de Morais e Everton Tomaz da Silva (Professor).

CAÇA FUNÇÃO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

RESUMO: Analisando as avaliações de acesso ao ensino superior e o cotidiano da sala de aula, podemos observar o requerimento do conteúdo de química orgânica e sua defasagem. Em busca de uma contra proposta para essa realidade o desenvolvimento deste projeto tem por objetivo auxiliar o ensino das funções orgânicas, visto que este e um conteúdo básico para a compreensão de aulas futuras. Acreditando que uma estratégia diferenciada de abordagem estimulam o interesse do aluno para o aprendizado foi desenvolvido o jogo didático Caça Funções. Consiste na busca pelas peças de um quebra cabeça que representa alguma das funções orgânicas. As peças serão conquistadas através de perguntas desafios e quando conquistadas todas as peças, e feita a montagem do quebra cabeça, o mesmo revelará a função orgânica que deve ser identificada pelo aluno. No total terão 11 quebra cabeças um para cada função orgânica e jogo pode ser aplicado, porém para montar o quebra-cabeça os grupos terá que conquistar as peças através de desafios e perguntas respectivas a cada peça e com níveis de dificuldades diferentes dependendo da importância de cada uma delas. As perguntas podem ser sobre qualquer parte da matéria sendo ou não da função orgânica pega pelo grupo. Por fim ganha o jogo o grupo que conseguir montar o quebra cabeça e identificar a sua função orgânica.

INTEGRANTES: Janice Cristina da Silva Luiz Cabo Verde, Ana Carolina de Oliveira Quaresma, Eliane Oliveira Monzeli, Fábio Augusto Faustino de Oliveira, Jaqueline Borges de Souza, Mariane Teixeira Dodde, Natalia de Oliveira Mariano, Igor Espósito de Medeiros, Ygor Ramos Vaz, Vitória muzy da Costa e Guilherme Veloso Machado de Almeida Vilela (Professor).

ÁGUA: UMA RIQUEZA ILIMITADA?

RESUMO: A água é um dos recursos materiais mais importantes para a humanidade. É uma das substâncias mais abundantes do nosso planeta, podendo ser encontrado em três estados físicos: líquido (oceanos e rios), sólido (geleiras) e gasoso (vapor d'água na atmosfera). Visando a demanda da crise ambiental hídrica, este projeto tem como objetivo desenvolver técnicas para amenizar os problemas relacionados a poluição do sistema hídrico com o intuito de diminuir os impactos sociais e ambientais, fornecendo água potável para locais que não possuem acesso ao saneamento básico.

INTEGRANTES: Rayanne Barbosa de Santana, Allan Patrick Gonçalves Ferreira, Stephany Martelloti da Silva Cunha, Rafaela Duarte de Lima Nascimento, Kathlyn Silva, Anna Luiza Rodrigues, Mariana Magalhães Marques (Professora) e Sérgio Thode Filho (Professor).

ESTUDO DE CASO: OS EFEITOS DA CORROSÃO NAS ESTRUTURAS DE VIAS TERRESTRES

RESUMO: Em agosto de 2018, foi noticiado o desabamento da ponte Morandi em Genova, Italia. Tal acidente foi o responsável pela morte de 37 pessoas, além de deixar 16 feridos. Ao investigar o porquê do acontecimento, é informado que a ponte estava em situação precária devido à corrosão. Ainda de acordo com pesquisas, o projetista da ponte teria alertado anos atrás sobre tal efeito, visto que o material utilizado não era o mais adequado para o local a ser implantada. O presente trabalho tem como objetivo estudar os motivos que levaram ao desabamento da ponte e pensar medidas para evitar tais situações aplicando os conhecimentos adquiridos nas aulas de Corrosão.

INTEGRANTES: Carlos Alexandre Rodrigues Corrêa e Mariana Magalhães Marques (Professora).

QUÍMICA DAS ESTRELAS PARA A TERRA: UMA INTRODUÇÃO À ESPECTROSCOPIA ESTELAR

RESUMO: A disciplina Química Geral I é ministrada no primeiro período no curso de graduação em Licenciatura em Química do IFRJ-CDUC. Nessa disciplina, são abordados, inicialmente, aspectos históricos da Química, principalmente no que se refere à evolução dos modelos atômicos. Pelo exposto, o presente projeto almeja tratar aspectos do modelo atômico de Bohr, utilizando para isso, conceitos introdutórios para esclarecimentos sobre a química das estrelas. Assim, buscamos apresentar a espectrometria aplicada às estrelas em paralelo as explicações dentro dos estudos e práticas de química, uma vez que é possível associar a espectrometria estelar ao aprendizado da emissão de energia que ocorre, devido a excitação de elétrons dos átomos, conforme explicitado no modelo atômico de Bohr e nas proposições que surgiram complementando esse modelo. Diante disso, esse projeto tem como proposta de além de realizar uma explicação teórica sobre os assuntos citados no texto, confeccionar espectroscópios, utilizando materiais de baixo custo.

INTEGRANTES: Bruna Leite da Silva, Diego Costa Fernandes, Eric Jesus Nogueira, Henrique Vidal Quarterolli de Sousa, Lais de Paula da Silva, Luciana Gomes da Silva de Oliveira, Thalia Ayane Pereira de Andrade, Vinícius Freitas dos Santos, Vitoria da Mota Justo, Rafael Luiz da Silva Menezes e Ana Paula Sodré da Silva Estevão (Professora).

PRODUÇÃO DE UMA CENTRÍFUGA DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

RESUMO: Muito se discutiu nas ultimas décadas sobre a importância dos laboratórios experimentais no ensino de ciências, em especial o ensino de química e ensino de física. Entretanto, alguns equipamentos utilizados em laboratórios são de alto custo o que inviabiliza sua aquisição em escolas com poucos recursos. Com os constantes avanços tecnológicos que ocorreram nas últimas décadas é possível confeccionar versões alternativas, de baixo custo, porém totalmente funcionais, de diversos equipamentos presentes nos laboratórios de ciências. A proposta do presente projeto é a construção de uma centrífuga funcional e de baixo custo que permita a sua utilização em laboratórios de instituições com poucos recursos. A centrífuga é um aparato muito utilizado nas práticas voltadas às áreas da química e da física. Consequentemente, uma instituição que possui uma centrifuga, mesmo que de baixo custo, consegue ampliar significativamente as possibilidades de experimentação das turmas no ensino de ciências. Espera-se com esse projeto contribuir com a difusão da ciência em instituições que não possuem recursos que viabilizem uma melhor alfabetização científica dos alunos.

INTEGRANTES: Bruno Pereira Fraga, Julie Batista de Farias, Dalton Antunes Limeira, Messias de Freitas, Ryan Cunha Costa, Mariana Magalhães Marques (Professora) e Vinicius Munhoz Fraga (Professor).

BREVE ESTUDO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO DA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS

RESUMO: Em um ambiente de crise política onde demandas urgentes da população são cada vez mais são deixadas de lado em detrimento de interesses políticos nem sempre adequados, falar de saneamento básico é falar de saúde da população. Sabe-se que alguns governantes desconhecem a importância devida do saneamento básico na vida das famílias de seus respectivos municípios e, desta forma, priorizam obras que se destacam mais, tais como, construir praças, academias de idosos, e simplesmente se esquecem de que investir em saneamento. O objetivo do projeto é fazer um estudo comparativo para avaliar a redução da quantidade de resíduos lançados in natura no meio ambiente a partir do esgotamento sanitário.

INTEGRANTES: Rennan Ribeiro da Silva Ramos, Alexandre Marques Joaquim, Delmo da Silva Queiroz e Sandro José Baptista (Professor).

IMPACTOS AMBIENTAIS DO PLÁSTICO E TESTEMUNHOS ANALISADOS

RESUMO: O projeto se baseia em criar um link entre testemunhos retirados de certos locais do mundo e os impactos ambientais da utilização de plásticos e sua degradação os micro plásticos.

INTEGRANTES: Milena de Sousa Teixeira, Bruna Beatris Santana Afonso, Matheus Leite Rodrigues e Fernanda Soares (Professora).

BREVE ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS FLUIDOS NEWTONIANOS E NÃO NEWTONIANOS

RESUMO: A etimologia da palavra reologia é derivada dos vocabulários gregos rheo = deformação e logia = ciência ou estudo. Dessa forma, pode-se dizer que a reologia é a ciência que estuda como a matéria se deforma ou escoa quando está submetida a esforços originados por forças externas. A reologia dos fluidos está relacionada a um sistema de forças que faz com que os mesmos escoem. Para tal propósito, é necessário o estudo do conceito de tensão de cisalhamento, deformação e de viscosidade do fluido. O fluido pode ser definido como uma substância que se deforma continuamente, quando submetida a uma força tangencial constante qualquer ou, em outras palavras, uma substância que, submetida a uma força tangencial constante, não atinge uma nova configuração de equilíbrio estático. Mediante a isso, o objetivo do projeto é fazer um estudo comparativo entre os fluidos newtonianos e não newtonianos a partir do emprego de forças externas.

INTEGRANTES: Maryana Teixeira Nascimento, Gabriel Honorário Rogério, Emanuel Diogo dos Santos Melo, Vinícius Neves da Costa, Ester Cruz de Albuquerque, Beatriz Costa de Oliveira e Sandro José Baptista (Professor).

ALTERNATIVAS DE DESCONTAMINAÇÃO DO SOLO ATRAVÉS DA BIORREMEDIAÇÃO

RESUMO: Apesar dos metais estarem presentes na natureza o descarte incorreto de resíduos urbano e industrial contendo-os acarreta na contaminação do solo. Alguns desses metais potencialmente tóxicos como chumbo, cádmio e mercúrio são denominados metais pesados. Este termo está relacionado à característica destes de ser mais denso que outros metais: 1cm³ do metal leve pesa aproximadamente 1,7 g, já um metal pesado pode chegar a 6 g. Dentro do organismo, esses elementos podem substituir metais essenciais ligando-se à proteínas e enzimas causando descontrole biológico, ocasionando doenças e podendo evoluir a óbito. Além disso podem se ligar às paredes celulares dificultando o transporte de nutrientes. Dessa forma, para evitar o contato com esses resíduos, pode-se utilizar a fitorremediação como uma alternativa viável e de baixo custo para a recuperação do solo. Esta técnica utiliza desde uma plantação de girassóis à plantação de milho para a absorção de chumbo presente no solo, por exemplo. ​Neste trabalho propõe-se explicitar as principais formas de biorremediação do solo visando conscientizar sobre o descarte adequado de metais pesados. Usou-se a problematização por meio de reportagem para abordar o descaso das indústrias perante a esse processo. Espera-se que este estudo possa ajudar na melhor compreensão dos problemas acarretados pelo descarte inadequado dos metais pesados no solo além de promover o conhecimento das técnicas atualmente usadas para a reparação do mesmo.

INTEGRANTES: Bárbara Luciana Moraes da Silva, Igor Anastácio dos Santos, Ingrid Freitas da Costa, Jéssica Thaline Alves de Sousa, Letícia Sant'anna Andrade, Victor Hugo da Silva Alves, Gabriela Lemos Ribeiro de Souza, Fabiana Gil Melgaço (Professora) e Everton Tomaz da Silva (Professor).

ACCIDENTAL DISCOVERIES IN SCIENCE

RESUMO:

INTEGRANTES: Allan Victor Gomes da Silva, Milene Paixão Bispo, Ramon da Silva Soares, Tamara Anedino Santos, Celma Ramos da Silva, Eduarda Dias Santana da Silva, Marcelo Borges Benevuto Junior, Paulo Henrique Santos da Rosa e Adriana Mesquita Rigueira (Professora).

EXTINÇÃO E PRESERVAÇÃO DA FAUNA BRASILEIRA

RESUMO: O projeto fala da extinção da arara azul e os demais animais da fauna brasileira. A arara azul é uma ave que se destaca pela beleza, tamanho e comportamento. Daremos visibilidade a ameaça que as araras sofrem e a enorme luta pela sua preservação. O projeto falará do contrabando que acontece com as principais espécies e o porquê da arara azul ser um alvo fácil de ser contrabandeado. E ainda, da sua importância na natureza. Além disso, a arara azul é um dos principais símbolos da extinção e o projeto traz a sua imagem, como objetivo de preservação da própria arara azul e de outras espécies, como também, da criação de leis que os protejam da ação desenfreada do homem.

INTEGRANTES: Bruna de Oliveira Ximenes, Deuzilene Costa Pereira, Julia Vitória Rosa Andrade, Lucas Viana Ribeiro Oliveira, Mariana Hora da Silva, Paola Loise do Nascimento Gama, João Miguel Soares dos Santos, Karla Mary Anna Santos de Oliveira e Giselle de Almeida Oliveira (Professora).

O SENTIDO DA VIDA: UM DEBATE SOBRE AS CAUSAS, SINTOMAS E PERCEPÇÕES DA PRÁTICA DO SUICÍDIO EM NOSSA SOCIEDADE

RESUMO: O tema suicídio, a ser abordado, é de suma importância na sociedade em que vivemos. Ela afeta grupos sociais e indivíduos por causas sociais e psicológicas advindas da relação indivíduo e sociedade. Alguns autores já haviam demonstrado a preocupação com essa temática: destaque para a obra do Sociólogo francês Émilie Durkheim, que escreveu um livro denominado de “O Suicídio”, no qual analisou suas taxas e recorrências em algumas sociedades, identificou razões sociais para tais atos, criando uma teoria a este respeito. A preocupação deste trabalho é debater este importante tema que tem sido um problema social em nossa sociedade, afetando principalmente a juventude, que em processo de formação, se depara com uma sociedade cada vez mais coercitiva, individualista e desestruturada. Mediante esta pequena justificativa, irá ser falado, neste trabalho, sobre as causas, como evitar, sintomas, e como perceber que a pessoa está se sentindo mal a ponto de cometer essa atitude.

INTEGRANTES: Bruna Karem Mello da Silva, Thiago Fernandes Silva de Almeida, Yllan de Lima Costa, Gabrielle Soares Regis, Natan Gomes da Silva, Kaio Lopes da Silva, Mayara de Oliveira Rios Brasil, Lucas Torres Cavalcante, Breno de Souza Soares Toledo e Marcelo Cardoso da Costa (Professor).

PREJUÍZO DOS AGROTÓXICOS AO CORPO HUMANO

RESUMO: Segundo pesquisas, agrotóxicos causam danos genéticos em pessoas, doenças como câncer, malformação e/ou aborto e enfermidades cardiovasculares, quando consumidos de médio a longo prazo. O objetivo deste projeto é alertar o público dos riscos oriundos de uma substância nociva, como os agrotóxicos, que normalmente é utilizado no Brasil para aumentar a produção agrícola. Para tal, propõe-se realizar testes de modificação genética e dos efeitos do acúmulo de agrotóxicos no organismo humano. Além de explicações com textos baseados em pesquisas científicas, sobre a importância da alimentação orgânica e, também, como lidar com alimentos convencionais (normalmente vendidos para o consumidor), que possuem, tais substâncias.

INTEGRANTES: Amanda de Alencar Dantas, Erick Roberto Nunes de Souza, Rayane de Souza Del Rei, Clarissa Fiuza Bertuce, Pedro Vitor de Araujo Alves, Esther da Cruz Capetini, Esther Paschoal Silva, Ana Carolina Oliveira Farias, Nathália Nascimento Caleira e Aline Maria dos Santos (Professora).

OS BENEFÍCIOS DO KEFIR E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: RECEITAS PRÁTICAS PARA O SEU DIA A DIA

RESUMO: Trata-se de um projeto focado na utilização do kefir no nosso cotidiano, trazendo uma fundamentação teórica da importância dos probióticos e suas propriedades, comentando sobre suas características, benefícios e os cuidados para o seu cultivo. Além disso, exemplos de receitas simples, de baixo custo e saborosas direcionadas para uma alimentação saudável serão desenvolvidas, tendo o kefir como principal ingrediente.

INTEGRANTES: João Vitor da Silva Gomes, Daiane Silva de Assis Paixão, Karla Natasha Pacheco Alves, Yasmim Castro de Assis, Jocelma Lima de Oliveira e Michele Rocha Castro (Professora).