As Exposições estarão disponíveis para visitação no dia 1º de novembro, de 9h00 às 12h00 e de 14h00 às 19h00. Não é necessário inscrição.

QUÍMICA NA CASA

RESUMO: A química está presente no nosso cotidiano e para mostrar sua presença e promover algumas reflexões sobre sua utilização no dia a dia, será realizada uma exposição mostrando que a química está em todos os lugares dentro de uma casa. Para isso, serão construídos os cômodos uma casa utilizando materiais alternativos e algumas mobílias da escola, em cada cômodo da casa será explicado a química presente ali. Os visitantes serão guiados, fazendo um percurso por cada parte de casa, sendo que em cada cômodo terá ao menos um mediador para explicar como é a ação da química nos objetos ali presentes. Além disso, serão confeccionados cartazes com o conceito químico presente nos cômodos para auxiliar a mediação dos petianos.

INTEGRANTES: Cíntia Teles Siqueira, Amanda Felix Pinheiro, Juliana Viana Silva da Paixão, Beatriz Soares Cunha, Grazielle Carvalho de Cassine, Brenda Silva dos Santos, Davi de Pontes Souza, Jéssica Barcelos dos Santos, Jéssica Thaline Alves de Sousa, Kathleen de Souza Campos, Anne Elouize Fernandes Souza, Eliaquim Morais Lopes, Thatiane Pessoa, Bárbara Luciana Moraes da Silva, Ana Paula Bernardo dos Santos (Professora) e Lívia Tenório Cerqueira Crespo Vilela (Professora)

 MOSTRA DE ROCHAS E MINERAIS

RESUMO: O presente trabalho trata da exposição da MOSTRA DE ROCHAS E MINERAIS do IFRJ-CduC, que possui como objetivo principal difundir os conhecimentos sobre estes recursos minerais à toda comunidade acadêmica. Recentes desastres ambientais tem divulgado de forma trágica a participação da área mineral no dia-a-dia das pessoas, como o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) que provocou a liberação de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos, causando grandes danos a fauna e flora da região. Por outro lado, as rochas e minerais também estão presentes no cotidiano das pessoas de forma positiva, como artefatos de construção civil, ornamentação de salas, jóias, utensílios domésticos entre outros. Além disso, por meio desta exposição poderá ser introduzido os conceitos básicos de Mineralogia, relacionando os conhecimentos da química inorgânica com a estrutura cristalina dos minerais, possibilitando aos alunos suporte para discutir as principais aplicações e processos de beneficiamento dos recursos minerais do Brasil. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, o ensino de química deve contribuir na educação de forma a ajudar na construção do conhecimento científico do aluno, inserindo-o e não o deixando a parte. Abordar os conteúdos de forma contextualizada faz parte do processo de aprendizagem, além de facilitá-lo. A exposição terá a participação dos alunos do Curso de Graduação em Licenciatura em Química, que cursam a disciplina de Introdução à Mineralogia, e permitirá a eles uma experiência de prática pedagógica, essencial para a formação docente, bem como um conhecimento sólido e abrangente dos conteúdos Química e uma base pedagógica, que permita lecionar com consciência da importância da sua profissão, desenvolvendo metodologias voltadas para disseminar o conhecimento científico.

INTEGRANTES: Brenda Silva dos Santos, Camila Silva Mattos, Eliane Oliveira Mozeli, Fernanda de Jesus dos Santos Freitas, Gabriela Azevedo Rodrigues, Ianize de Novais Barreto, Igor Anastácio dos Santos, Jéssica Thaline Alves de Sousa, Joyce Canavezes de Freitas, Julia da Rocha Silva, Kathleen de Souza Campos, Larissa Souza dos Santos, Livia Araújo Loredo, Lucas Domingues de Almeida, Mayara Braga da Silva, Millena Pereira, Natalia de Oliveira Mariano, Vitória Marujo Moura, Vitória Muzy da Costa, Yago Marinho Aquino do Nascimento, Wagner de Almeida dos Santos (Professor), Aline Maria dos Santos Teixeira (Professora) e Fernanda Silva Soares (Professora).

MOSTRA DE EXPERIMENTAÇÃO: DETERMINAÇÃO QUALITATIVA DE PROTEÍNA EM ALIMENTOS

RESUMO: A atividade proposta faz parte da disciplina obrigatória “Química Analítica Experimental II” do curso de Licenciatura em Química. Consiste em uma demonstração de experimento que possibilita a determinação qualitativa da presença de proteínas em diferentes alimentos, tais como: amido, caldo de carne, clara de ovo, açúcar, sal e leite. A devida determinação será executada com auxílio do reagente sulfato de cobre II, sendo o mesmo adicionado as amostras dos alimentos em estudo, observando assim, a mudança de coloração das soluções diante da presença ou ausência da proteína. Essas soluções necessárias para o ensaio serão previamente preparadas. A partir da observação da coloração em cada um dos alimentos será feita uma intervenção sobre o que são proteínas e suas funções, importância da proteína no metabolismo humano e as principais fontes na dieta humana. Em seguida, será apresentado para a comunidade o conceito da técnica de diluição, fenômeno que é muito comum no nosso dia-a-dia, por meio de diversas concentrações de caldo de carne. O objetivo principal da atividade proposta é abordar a importância de uma dieta rica em proteína para a saúde humana e sinalizar os alimentos mais ricos nessa macromolécula. Além disso, a fim de contextualização dos conhecimentos desenvolvidos na disciplina de Química Analítica, será possível demonstrar experimentalmente o conceito da técnica de diluição de soluções.

INTEGRANTES: Fernanda de Jesus dos Santos, Larissa Fernandes Pereira e Fernanda Faria Martins (Professora)

DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CÁLCIO EM DIFERENTES TIPOS DE LEITE OBTIDOS DO COMÉRCIO LOCAL

RESUMO: O cálcio é o quinto elemento mais abundante da Terra, correspondendo a 3,5% da massa da crosta terrestre, além de ser o elemento metálico, em massa, mais abundante no corpo humano. O mineral é um nutriente fundamental para o crescimento e manutenção dos ossos e dentes, além de ser importante para a contração e relaxamento muscular e transmissão de impulsos nervosos.

Embora o cálcio seja muito importante para o organismo humano, este não é capaz de produzi-lo, por esse motivo é essencial uma dieta diária que inclua verduras de folhas escuras, verdes, leites e seus derivados, peixes e em nozes e sementes, principalmente em amêndoas e gergelim, entre outros alimentos.

Uma dieta com baixo teor de cálcio pode causar a hipocalcemia, uma doença que gera fraqueza dos ossos, sensibilidade nos dentes, câimbras e a osteoporose. Contudo o excesso de cálcio é prejudicial porque pode provocar calcificações excessivas nos ossos ou nos rins (pedras nos rins). As necessidades diárias de cálcio variam de pessoa para pessoa e em diferentes períodos de vida, no entanto, o conteúdo recomendado de cálcio na dieta de adultos em condições normais é de aproximadamente 1000 mg/dia. O presente trabalho tem como objetivo orientar sobre a importância do cálcio no organismo humano, mostrando as principais fontes de cálcio na dieta e as doenças relacionadas à falta ou o excesso do mesmo. Apresentando uma grande quantidade de cálcio, o leite é considerado uma das melhores fontes desse elemento e, nesse sentido, o projeto visa determinar o teor de cálcio em diferentes tipos de leite (vaca, soja e de cabra). As análises quantitativas serão realizadas utilizando a técnica de volumetria de complexação e os dados experimentais serão apresentados à comunidade.

INTEGRANTES: Andressa Nascimento, Júlio Rodrigues, Matheus Oliveira, Pammela Dias, Winny Ribeiro e Fernanda Faria Martins (Professora)

QUÍMICA NO BOTECO

RESUMO: Os alunos do Pibid-2018 do Campus Duque de Caxias, em um ambiente descontraído, montarão um palco para a discussão da química presente nas iguarias encontradas em um boteco. Serão discutidas reações, fenômenos físicos, processos de fabricação de bebidas e esclarecer dúvidas e trocar conhecimentos. É possível conduzir a realização de experimentos para os mais diferentes fins, como demonstrar construir um conceito, testar hipóteses e ilustrar um princípio teórico. Através da experimentação pode-se desenvolver competências como observação, coleta de dados, familiarização com aparatos e processos químicos. Através da proposta didática investigativa tem-se a intenção, por meio do procedimento experimental integrado à discussão teórica, através de experiências reais, nas quais terão a oportunidade de ver, experimentar, questionar e suscitar questões sobre o conteúdo abordado.

INTEGRANTES: Caio Marlon da Silva De Almeida, Carolayne Feitosa Saldanha, Caroline Oliveira de Souza, Ellen de Carvalho Alves, Ygor Velloso Tavares, Isabele Mello da Silva, Jéssica Passos Barreira, Karen Carlson Gomes, Kevin Pimentel Delgiudice Gomes, Marvin Massal Soares, Rebecca da Silva Costa, Tamires Yngrid Galdino, Viviane Silva Valadão e Queli Aparecida de Almeida (Professora)

COLEÇÃO DIDÁTICA: TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS

RESUMO: Nossa exposição traz um pouco da biodiversidade do Brasil através de espécimes animais. O visitante poderá tocar nas peças e aprender um pouco sobre diversas formas de conservação de material biológico, como a confecção de caixas de insetos para exposição, produção de esqueletos de vertebrados, taxidermia (animais empalhados) e conservação por via úmida em álcool 70. Além das técnicas de conservação, o participante poderá conhecer as relações de parentesco entre os animais da coleção e aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre evolução biológica. Essa coleção exposta será, em breve, disponibilizada para professores da região na forma de empréstimo de material didático.

INTEGRANTES: Maria Gabriela de Sousa Melo, Leticia Costa Mendes da Silva, Erick Roberto Nunes de Sousa, Daniel Peçanha da Veiga, Carolaine Barreto Ramos, Eric Gomes de Senna, Giselle de Almeida Oliveira (Professora) e Larissa Tebaldi dos Reis (Professora)