DIA 29/10/2018 - SEGUNDA-FEIRA

11h30-12h30 - Mesa Redonda de Abertura

Ciência e Tecnologia no IFRJ-CDuC para a Redução das Desigualdades

Palestrantes: Landara Marcele Oliveira de Araújo (aluna do curso técnico de química); Peterson Clayton Magalhães de Oliveira (Petrobrás e ex-aluno do curso de plástico) e Bruno Antônio Trajano Menezes (ex-aluno do curso de licenciatura em química), Lívia Gonçalves Ferreira Rodrigues (ex-aluna do curso de licenciatura em química)

16h00-19h00 - Mesa Redonda

Onde Estão Nossos Ex-alunos? Relato da Formação e Atuação dos Egressos

Palestrantes: Iago Santos Mesquita (IFRJ-CDuC e ex-aluno do curso técnico de Petróleo e gás), Priscila Peçanha de Oliveira (Marinha e ex-aluna do curso técnico de Plástico e de licenciatura em Química ), Tiago Henrique de Brito (Transpetro e ex-aluno do curso técnico de Plástico), Wellington A. dos Santos (Petrobrás e ex-aluno do curso técnico de Petróleo e Gás), Leonardo Correa de Souza (Petrobrás e ex-aluno do curso técnico de Plástico), Juan Carlos Marcos dos Anjos ( Refinaria Manguinhos e ex-aluno do curso técnico de Química), Caroline Rodrigues Peçanha de Almeida (IFRJ-CDuC e ex-aluna do curso de Licenciatura em química), Josias Paixão (ex-aluno do curso técnico de Segurança do Trabalho), Diego Daniel (ex-aluno do curso técnico de Manutenção e Suporte a Informática)

DIA 30/10/2018 - TERÇA-FEIRA

11h00-12h30 - Mesa Redonda

Gênero e Diversidade Sexual na Formação de Professores

Palestrantes: Kelly da Silva (UEMG); Cristiano Brasil (UFRJ e Prefeitura de Magé)

Descrição: A proposta da mesa redonda é trazer a temática para reflexão junto a toda comunidade escolar, em especial estudantes e professores do curso de Licenciatura.

16h00-18h00 - Palestra

A Indústria Química e as Oportunidades Profissionais no Estado do Rio De Janeiro

Palestrante: Gandhi Giordano (CRQ III)


18h30-19h30 - Mesa Redonda

Vacinar ou Não Vacinar? Eis a Questão...

Palestrantes: Juliana Gil Melgaço (FIOCRUZ), Livia Mello Villar (FIOCRUZ), Bárbara Vieira do Lago (FIOCRUZ), Caroline Baldin (FIOCRUZ), Carolina Sacramento (FIOCRUZ), Noemi Rovaris Gardinalli (FIOCRUZ), Arthur Daniel Rocha Alves (FIOCRUZ)

Descrição: A proposta da mesa redonda é fazer uma discussão sobre os diferentes aspectos da prevenção de doenças virais por vacinação.


18h30-19h30 - Mesa Redonda

A Importância da Estatística na Sociedade

Palestrantes: Nathália de Almeida Leite da Silva (IFRJ-CDuC), Thiago Cordeiro da Silva (IFRJ-CDuC), Gabriel Matheus dos Santos de Araújo (licenciando - IFRJ-CDuC), Ygor Velloso Tavares (licenciando - IFRJ-CDuC)

Descrição: Esta mesa redonda visa promover uma discussão sobre o papel da estatística na sociedade nos dias atuais. Tem por objetivo mostrar a existência de uma associação da estatística com as atividades cotidianas dos cidadãos, focalizando na importância de se procurar entender um pouco mais sobre esta ciência. Para isso, inicialmente apresentaremos o resultado de uma pesquisa de opinião feita em três grupos de diferentes de alunos (graduação, médio-técnico e pós médio), dentro do campus, sobre a importância da estatística na sociedade. Apresentaremos também o ponto de vista de alguns especialista, citando trabalhos acadêmicos recentes sobre este assunto. Por fim, abriremos espaço para a discussão deste tema.


DIA 31/10/2018 - QUARTA-FEIRA

11h00-12h30 - Mesa Redonda

Todas as Ciências são Humanas... até as Exatas

Palestrantes: Maria Celiana Pinheiro Lima (IFRJ-CDuC), Elika Takimoto (CEFET-RJ), Tatiana Roque (CEFET-RJ)


11h00-12h30 - Palestra

Interface molecular das interações bactéria/hospedeiro

Palestrante: Graciela Maria Dias (UFRJ)

Descrição: Entender as relações interespecíficas e intraespecíficas dos micro-organismos dos patógenos aos simbiontes- sob a perspectiva da genômica.


16h00-18h00 - Mesa Redonda

Dos Hermafroditas aos Intersexuais: Conceito, História e Práticas Políticas

Palestrante: Rejane Lopes Rodrigues (IFRJ-CDuC) e Fabiana Gil Melgaço (IFRJ-CDuC)

Descrição: A mesa redonda proposta pretende esclarecer ao público o que é a intersexualidade e quais são os desafios sociais que os intersexuais vivenciam até os dias de hoje. com caráter informativo, a mesa, através dos saberes da biologia e da filosofia, pretende esclarecer os seguintes pontos: 1) a diferença entre os termos hermafrodita e intersexual; 2) as causas biológicas da intersexualidade; 3) a história da intersexualidade na cultura ocidental; 4) as práticas políticas dos intersexuais na atualidade; 5) as relações entre a condição intersexual e os estudos de gênero.

Partiremos do princípio de que a intersexualidade não é uma doença, mas sim um estigma social: uma condição de não conformidade física com os critérios culturalmente definidos de “normalidade” das identidade feminina ou masculina. com isso, pretendemos dar visibilidade não só ao movimento intersexual que reivindica autonomia aos intersexuais para gerir os seus próprios corpos, como também a todos os indivíduos que não se identificam com os padrões binários de gênero.


16h00-18h00 - Palestra

REDUC: A sua importância Para o País

Palestrante: Marcello Renato Xavier Reis Sá (Petrobrás)

Descrição: A palestra trará um pouco do histórico da REDUC. Será abordado desde o processo de refino até a importância geográfica e ambiental da mesma.


18h30-19h30 - Palestra

Carreira e Inserção no Mercado

Palestrante: Rosângela da Motta M. do Sacramento (White Martins)

Descrição: A palestra abordará os seguintes temas: mercado de trabalho e tendências, processo de auto-reconhecimento, planejamento de carreira, pontos de atenção na elaboração do currículo.


18h30-19h30 - Palestra

Programa de Conservação Auditiva

Palestrante: Paulo Roberto Malheiros (IFRJ-CDuC)

Descrição: A palestra visa capacitar o educando para compreender o que é o PCA; suas interações as NR7 e NR9; seus benefícios para trabalhadores e empregadores; os conceitos básicos para entender como funciona a audição, sua importância e os níveis máximo de ruído permitido; como aplicar avaliações para o monitoramento de exposições a ruídos; a prática dos testes audiométricos e os tipos de protetores auditivos com suas vantagens e desvantagens como EPI.

Público alvo: Para todos, em especial para alunos do curso de Segurança do Trabalho.