OS MINICURSOS TÊM CARGA HORÁRIA DE 6 HORAS E SERÃO OFERTADOS NOS DIAS 29, 30 E 31 DE OUTUBRO;

O PREENCHIMENTO DAS VAGAS SE DARÁ POR ORDEM DE INSCRIÇÃO, QUE SE INICIARÁ ÀS 9h DO DIA 22/10/18.

MINICURSOS MANHÃ

(DIAS 29, 30 E 31/10/18 DE 8h30-10h30)


M1. DROGAS DE ABUSO: ASPECTOS TOXICOLÓGICOS, PERFIL QUÍMICO E INVESTIGAÇÃO (teórico-experimental; 16 vagas)

DESCRIÇÃO: O curso visa apresentar aos participantes os aspectos mais detalhados sobre as drogas de abuso, com alternância entre teoria e prática. Será abordado: as classificações das drogas de abuso segundo a UNDOC/ONU; o perfil químico; as principais técnicas experimentais envolvidas nas análises realizadas pelos peritos químicos criminais. Além do aspecto científico, o referido curso busca alertar o público quanto aos riscos do consumo, apresentando gráficos estatísticos e discutindo sobre o panorama social da droga. Como ferramenta para uma maior contextualização, o curso contará com a oficina “Seja o Perito”, no qual proporemos a partir de uma situação problema testes e ensaios nos quais os alunos irão compor um parecer técnico sobre aquele material em questão. Os discentes serão estimulados a empregar em simulações práticas todo conteúdo demonstrado, podendo se ambientar com a rotina de trabalho do segmento da Perícia Química de Entorpecente.

PÚBLICO-ALVO: Alunos do curso técnico e graduação na área de química.

PRE-REQUISITOS: Esteja cursando ou já tenha cursado análise instrumental.

PALESTRANTE: Claudiane Costa Canuto (PCERJ)


M2. AULAS EXPERIMENTAIS EM AMBIENTES VIRTUAIS (teórico-experimental; 20 vagas)

DESCRIÇÃO: O caminho natural percorrido para o desenvolvimento da Química, como uma Ciência, foi a partir do acúmulo de dados experimentais. Uma vez reunidos, esses resultados permitiram a construção das hipóteses, teorias e das leis químicas. Por este motivo, a abordagem experimental é extremamente importante na área da Química. Infelizmente, a realidade econômica de muitas escolas impede o desenvolvimento deste tipo de projeto. Assim, com o intuito de contornar essa limitação, o presente curso trabalhará com alternativas virtuais de aulas experimentais. Trabalharemos com a dedução das leis dos gases ideais; com a investigação do equilíbrio químico e com a construção de uma curva de energia potencial de um mecanismo reacional.

PÚBLICO-ALVO: Alunos do curso de Licenciatura em Química.

PRE-REQUISITOS: Conhecimentos básicos de informática e de Química Orgânica e Inorgânica.

PALESTRANTE: Eduardo Tanoue da Penha (Colégio Renovatus)


M3. TREINAMENTO INTENSIVO DE BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO: PREPARO DE SOLUÇÕES, SEGURANÇA QUÍMICA E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS (teórico-experimental; 16 vagas)

DESCRIÇÃO: O curso tem por objetivo ministrar um treinamento intensivo quanto às habilidades essenciais de um usuário de laboratório de química. Compatibilidade de reagentes, gestão de resíduos, segurança química e preparo de soluções serão os principais enfoques. Quanto a este último, a abordagem visa a fixação e desenvolvimento desta habilidade: serão preparadas soluções todos os dias de curso, e conceitos de medidas de concentração serão revisados e aprofundados. Toda a abordagem do curso será pautada na experimentação e em dinâmicas motivadas por questionamentos. Por fim, o curso se destina a tornar o conhecimento teórico, muitas vezes fragmentado em diferentes disciplinas, mais coeso e aplicável para os participantes.

PÚBLICO-ALVO: Alunos do curso técnico e graduação na área de Química.

PRE-REQUISITOS: Ter concluído a disciplina de Química Geral.

PALESTRANTES: Iago Santos Mesquita (IFRJ-CDuC) e Miguel Pedro Alves da Paz (IFRJ-CDuC)


M4. O MUNDO DOS INSETOS – MONTANDO SUA COLEÇÃO (teórico-experimental; 15 vagas)

DESCRIÇÃO: Os participantes conhecerão os materiais utilizados por pesquisadores para estudo dos insetos, aprenderão técnicas de coleta de insetos ao redor do campus, conhecerão formas de conservação do material coletado e montagem da coleção em caixas entomológicas de baixo custo que podem ser replicadas pelo cursista.

PÚBLICO-ALVO: Alunos externos do 2º ano do Ensino Fundamental.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTE: Larissa Tebaldi dos Reis (IFRJ-CDuC)


M5. INTRODUÇÃO A ROBÓTICA, SENSORES E MICROCONTROLADORES (teórico; 40 vagas) [CANCELADO]

DESCRIÇÃO: O Curso tem como objetivo abordar a história da robótica, sua evolução e aplicação. Como a robótica engloba áreas diversas como mecânica, eletrônica , informática, serão utilizados pontos conceituais, com exemplos mais simples do que se pode projetar de acordo com a demanda necessária. Para tal serão introduzidos alguns sensores e microcontroladores utilizados, sendo o arduino o mais conhecido.

PÚBLICO-ALVO: Para todos.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTE: Anderson Luis Vieira da Silva (IFRJ-CDuC)


M6. IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS ATRAVÉS DE ESPECTROMETRIA DE MASSA (teórico-experimental; 20 vagas)

DESCRIÇÃO: Existem diversas metodologias que utilizam a espectrometria de massa na identificação de peptídeos. O uso dessa ferramenta com outras técnicas de separação de proteínas permite o estudo das moléculas proteicas de um ser vivo, com aplicações em outras áreas, assim como a biotecnologia.

PÚBLICO-ALVO: Para todos.

PRE-REQUISITOS: Noções básicas sobre proteínas e Química básica.

PALESTRANTES: Rosane de Oliveira Nunes (IFRJ/UFRJ), Graciela Maria Dias (UFRJ) e Isabele Batista Campanhon Araujo


M7. DETECTANDO A QUÍMICA NO NOSSO COTIDIANO (teórico; 40 vagas)

DESCRIÇÃO: Serão abordados conceitos iniciais de cromatografia, espectrometria de massas e ressonância magnética nuclear para permitir a compreensão de como diferentes técnicas e ferramentas analíticas que são utilizadas para garantir a qualidade da análise e identificação de compostos e produtos presentes em nosso cotidiano, como no desenvolvimento e análise de fármacos, análise de alimentos, avaliação de contaminantes em água, no controle antidopagem no esporte e na análise de petróleo e seus derivados.

PÚBLICO-ALVO: Para todos.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTE: Marina Amaral Alves (LADETEC/UFRJ)


M8. A LEI 10.639/03 E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO EMPREGANDO O TINGIMENTO TRADICIONAL DO CONTINENTE AFRICANO (teórico-experimental; 20 vagas)

DESCRIÇÃO: O mini curso tem o objetivo de oferecer aos licenciandos e professores uma proposta do ensino de química para a aplicação da lei 10.639/03 e 11.645/08, as quais tratam da obrigatoriedade da inclusão das temáticas africana, afro-brasileira e indígena no ambiente escolar. A partir da explicação do contexto histórico africano, propõe-se a utilização do tingimento natural como forma de desmistificar o conhecimento científico como unicamente de origem europeia, assim como, minimizar a disseminação de estereótipos e generalizações a respeito das culturas africanas. Com enfoque teórico-experimental, buscaremos instrumentalizar e fomentar os futuros professores a pensar em um ensino de química sob a perspectiva da diversidade cultural e histórica das áfricas e dos africanos.

PÚBLICO-ALVO: Alunos da Licenciatura em Química ou professores de Química.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTES: Bruno Clemente Brandão Marques, Douglas Galdino dos Santos e Lucineide Lima de Paulo (IFRJ-CDuC)

MINICURSOS TARDE

(DIAS 29, 30 E 31/10/18 DE 14h00-16h00)


T1. TÉCNICAS BÁSICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR E BIOTECNOLOGIA (teórico-experimental; 12 vagas)

DESCRIÇÃO: O curso tratará dos principais conceitos e procedimentos de Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase nas técnicas mais comuns empregadas em laboratórios de pesquisa científica e/ou diagnóstico.

- Atividades práticas (adaptadas para o Ensino Médio Técnico/Ensino Superior) - extração de DNA, eletroforese de ácidos nucleicos e reação em cadeia da polimerase-PCR.

- Discussão dos resultados e das possibilidades de aplicações.

PÚBLICO-ALVO: Para todos.

PRE-REQUISITOS: EPI (Jaleco, sapato fechado e calça comprida).

PALESTRANTES: Michele Rocha Castro (IFRJ-CDuC) e Rayanne Cugler da Silva (Monitora IFRJ-CDuC)


T2. QUÍMICA VERDE E SUSTENTÁVEL: UM CURSO TEÓRICO E PRÁTICO (teórico-experimental; 16 vagas)

DESCRIÇÃO: Um grande desafio para os químicos atuais é conseguir atingir novos produtos e novas tecnologias, sem esquecer-se do cuidado com o meio ambiente. É imprescindível uma nova conduta química e a filosofia da Química Verde ou Química Sustentável tem como sua definição a criação, desenvolvimento e aplicação de produtos e processos químicos a fim de reduzir e eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas . Este curso objetiva desenvolver propostas de novos roteiros experimentais com a utilização dos princípios da Química Verde como alternativa para diminuição do tempo reacional, aumento de rendimento, diminuição da quantidade de reagentes necessários, promover reações sem uso de solventes voláteis que causam grandes danos a camada de ozônio.

PÚBLICO-ALVO: Alunos dos cursos do ensino médio técnico e alunos de graduação

PRE-REQUISITOS: Já ter cursado a disciplina de Química Geral (e Química Geral experimental para os alunos da graduação).

PALESTRANTES: Geovani Aristeu Lima Silva (Aluno IFRJ-CDuC) e Queli Aparecida Rodrigues de Almeida (IFRJ-CDuC)


T3. O MUNDO DOS INSETOS – MONTANDO SUA COLEÇÃO (teórico-experimental; 15 vagas)

DESCRIÇÃO: Os participantes conhecerão os materiais utilizados por pesquisadores para estudo dos insetos, aprenderão técnicas de coleta de insetos ao redor do campus, conhecerão formas de conservação do material coletado e montagem da coleção em caixas entomológicas de baixo custo que podem ser replicadas pelo cursista.

PÚBLICO-ALVO: Alunos do IFRJ e comunidade externa.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTE: Larissa Tebaldi dos Reis (IFRJ-CDuC)


T4. BOAS PRÁTICAS LABORATORIAIS E SEGURANÇA QUÍMICA (teórico-experimental; 16 vagas)

DESCRIÇÃO: O curso visa a capacitação de alunos e colaboradores que atuam nos laboratórios de ensino e pesquisa a trabalharem de acordo com os princípios básicos de segurança laboratorial, fornecer conceitos básicos de segurança química, visando à segurança pessoal, coletiva e patrimonial, assim como a qualidade do meio ambiente.

PÚBLICO-ALVO: Alunos e colaboradores que atuem no laboratório.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTEs: Érica de Melo Azevedo (IFRJ-CDuC) e Fernanda Faria Martins (IFRJ-CDuC)


T5. LABORATÓRIO DIDÁTICO E ENSINO DE QUÍMICA (teórico, 40 vagas) [CANCELADO]

DESCRIÇÃO: o minicurso pretende abordar as especificidades pedagógicas e epistemológicas que envolvem o laboratório didático de química e sua utilização para o ensino de química. Pretende-se com esse minicurso uma revisitação aos conceitos já fundamentados sobre o ensino de ciências no laboratório didático de química a fim de ressignificá-los, buscando alcançar um entendimento mais aprofundado sobre os objetivos e interesses pedagógicos que envolvem esse ambiente de ensino-aprendizagem. Nesse momento de revisitação, também objetiva-se realizar algumas reflexões sobre as concepções de ciências que envolvem as atividades experimentais que fazem parte dessa metodologia de ensino. apesar não utilizarmos o laboratório devido à baixa carga horária do curso, faremos simulações de possíveis atividades experimentais e reformulação de algumas já conhecidas.

PÚBLICO-ALVO: O curso é exclusivo para alunos do curso de Licenciatura em Química e recém-formados no curso.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTE: Kaíza Martins Porto de Hollanda Cavalanti (IFRJ-CMar)


T6. EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE ÓLEOS ESSENCIAIS: UM REVIEW DE EXTRAÇÃO CONTÍNUA (POR SOXHLET), PHMETRIA E ESPECTROFOTOMETRIA (experimental, 12 vagas)

DESCRIÇÃO: O curso utiliza como argumento a química presente nos óleos essenciais para revisar e interconectar conceitos de Química Orgânica, Química Geral e Análise Instrumental. Um dos objetivos é revisar a técnica de extração contínua (por Soxhlet), a qual em geral é pouco abordada durante o curso. Além disso, o minicurso visa revisitar e fixar a técnica de análise de pH por medidor iônico e análise de cromaticidade por espectrofotometria, dois equipamentos que serão comuns no dia a dia dos futuros técnicos.

PÚBLICO-ALVO: Alunos dos cursos do ensino médio técnico e alunos de graduação na área de Química.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTES: Miguel pedro Alves da Paz (IFRJ-CDuC), Iago Santos Mesquita (IFRJ-CDuC) e Isadora Bastos Talha (IFRJ-CDuC)


T7. QUÍMICA FORENSE (teórico-experimental, 40 vagas)

DESCRIÇÃO: A elaboração do curso em questão na carga horária de 6h apresentará metodologia visando a alternância entre teoria e prática. O curso tem como objetivo mostrar aos discentes os aspectos gerais que fundamentam a Química Forense e como a mesma se situa dentro das Ciências Forenses. Do ponto de vista teórico serão abordadas noções dos principais aspectos envolvidos no direito penal, processual penal e legislação penal, além de noções sobre a preservação de local de crime. Para uma maior contextualização trabalhemos alguns ensaios rápidos, de natureza colorimétrica, no qual os alunos poderão verificar a presença de fragmentos metálicos decorrentes da coleta de resíduos de disparo de arma de fogo e da análise de verificação de adulterantes em alimentos processados. Para o último dia de atividades será apresentada a oficina “Seja o Perito”, no qual proporemos a partir de uma situação problema testes e ensaios nos quais os alunos irão compor um parecer técnico sobre aquele material em questão. Os discentes serão estimulados a empregar em simulações práticas todo conteúdo demonstrado, podendo se ambientar com a rotina de trabalho de segmentos de Perícia Química.

PÚBLICO-ALVO: Alunos do ensino médio ou graduação.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTE: Claudiane Costa Canuto (PCERJ)


T8. INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE GAMES (teórico-experimental, 16 vagas)

DESCRIÇÃO: O minicurso de introdução e desenvolvimento de games aborda a programação, roteiro e modelagem 3D, apresentando ferramentas profissionais gratuitas. Para alunos, professores e entusiastas é uma oportunidade de se aproximar deste mercado que fatura mais que o cinema e a música juntos, e estudar novas aplicações para o entretenimento, indústria e educação.

PÚBLICO-ALVO: Para todos.

PRE-REQUISITOS: Conhecimentos básicos de informática.

PALESTRANTE: Adriano Francisco da Silva (LICSAN)


T9. UMA INICIAÇÃO PRÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS EM LINGUAGEM C (teórico-experimental; 20 vagas)

DESCRIÇÃO: A partir de exemplos práticos, os alunos terão o primeiro contato com uma linguagem de programação e serão desafiados a desenvolver novos algoritmos em linguagem c.

PÚBLICO-ALVO: Para todos.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTES: André Guimarães Valente (IFRJ-CDuC) e Welsing Moreira Pereira (IFRJ-CDuC)

MINICURSOS NOITE

(DIAS 29, 30 E 31/10/18 DE 19h30-21h30)


N1. INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DO PETRÓLEO (Teórico; 40 vagas)

DESCRIÇÃO:

PÚBLICO-ALVO: Para todos.

PRE-REQUISITOS: Conhecimentos das atividades de petróleo.

PALESTRANTE: Marcelo Rocha da Silva (IFRJ-CDuC)


N2. ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA (Teórico; 40 vagas )

DESCRIÇÃO: O curso abordará sobre a matriz energética brasileira e mundial, conceitos de energia renováveis, fundamentos das células fotovoltaicas sistema de on grid e off grid, instalação de painéis fotovoltaicos e resolução de ANEEL.

PÚBLICO-ALVO: Para todos.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTE: Octávio dos Santos Gouveia Filho (IFRJ-CDuC)


N3. APRENDENDO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (Teórico-experimental; 20 vagas )

DESCRIÇÃO: O curso visa permitir que os participantes adquiram competências relacionadas ao desenvolvimento do raciocínio lógico em especial na resolução de problemas por meio de algoritmos e estruturas de dados; motivar os participantes a continuar seus estudos na área de computação e informática; agregar conhecimento técnico e capacitar o participante para o estudo de diferentes linguagens de programação.

PÚBLICO-ALVO: Alunos do ensino médio e graduação.

PRE-REQUISITOS: Esteja cursando ou já tenha cursado o ensino médio.

PALESTRANTE: Welsing Moreira Pereira (IFRJ-CDuC)


N4. PRODUTOS PERIGOSOS E EMERGÊNCIAS QUÍMICAS - UM PANORAMA INDUSTRIAL (teórico; 40 vagas)

DESCRIÇÃO: Apresentar o conceito de produto perigoso, bem como suas classificações; apresentar as classificações, identificações e informações químicas de acordo com a ABIQUIM; apresentar a tabela de incompatibilidade química, assim como algumas reações químicas perigosas; apresentar os procedimentos a serem tomados em situações de emergências químicas; apresentar o histórico de emergências industriais com produtos químicos; apresentar informações sobre os órgãos de resposta a emergências no estado do Rio de Janeiro.

PÚBLICO-ALVO: Para todos.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTE: Murilo Gomes Rangel (GOPP-CBMERJ)


N5. USO DAS TÉCNICAS DE ABSORÇÃO ATÔMICA E EMISSÃO POR PLASMA PARA ANÁLISE DE METAIS EM AMOSTRAS DE PETRÓLEO E DERIVADOS (teórico; 40 vagas)

DESCRIÇÃO: o curo abordará fundamentos das técnicas de espectrometria de absorção atômica (AAS) e de emissão por plasma indutivamente acoplado (ICPOES). Serão apresentadas as aplicações dessas técnicas para análises de metais em amostras de petróleo, derivados de petróleo e biocombustíveis.

PÚBLICO-ALVO: Para todos.

PRE-REQUISITOS: Não há.

PALESTRANTE: Rainério Escalfoni Junior (CENPES-PETROBRÁS)