Tipos de Ações

As ações de extensão, articuladas com o ensino e a pesquisa, devem ser desenvolvidas sob a forma de programas; projetos; cursos; eventos; ou prestação de serviços.

1. Programas de Extensão

Programas de extensão constituem-se de um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos...) de médio e longo prazo, cujas diretrizes e escopo de interação com a sociedade e comunidade, no que se refere à abrangência territorial e populacional, se integram às linhas de ensino e pesquisa desenvolvidas pela instituição, nos termos de seus projetos político-pedagógico e de desenvolvimento institucional.

2. Projetos de Extensão

Projetos de extensão são as ações de extensão formalizadas, com objetivo específico e prazo determinado, visando resultado de mútuo interesse para a sociedade e para a comunidade acadêmica. O projeto pode ser vinculado ou não a um programa de extensão.

3. Cursos de Extensão

Cursos de extensão se constituem em ações que articulam ensino, pesquisa e extensão, planejados de maneira sistemática, seja para formação inicial ou continuada, visando à disseminação de conhecimentos para atender a comunidade externa e acadêmica.

São considerados uma modalidade da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) presencial ou a distância, de caráter teórico e/ou prático, com oferta não regular. Os cursos de extensão podem ser ofertados como:

  • Formação inicial: contempla um conjunto de saberes em áreas específicas do conhecimento que habilitam o prosseguimento dos estudos ou ao exercício profissional, com carga horária mínima de 160 horas (cento e sessenta horas);

  • Formação continuada: compreende cursos que aprimoram, aprofundam e atualizam conhecimentos e habilidades em uma área profissional, ampliando a formação inicial, com carga horária mínima de 8 horas (oito horas).

Normativas relacionadas

4. Eventos de Extensão

Eventos são ações de extensão de curta duração, sem caráter continuado, caracterizado por atividade específica, envolvendo a comunidade externa e interna.

Para a certificação de participantes em eventos de extensão é obrigatório:

  • o registro de frequência; e

  • a avaliação do evento pelos participantes.

Sugere-se o uso do Assinador de Presenças para o controle dos participantes e a avaliação do evento.

Normativas relacionadas

5. Prestação Institucional de Serviços (PIS)

Prestação Institucional de Serviços constitui-se de ação específica para a realização de atividades pedagógicas e científicas oferecidas pela instituição ou contratada por terceiros. Pode envolver atividades de consultoria, assessoria, laudos técnicos, análises laboratoriais e outras ações específicas que venham a utilizar a infraestrutura física e/ou recursos humanos de algum campus do IFRS.

Normativas relacionadas

  • Resolução nº 096/2019 – Regulamento da Prestação Institucional de Serviços do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS);

  • Instrução Normativa PROEX/IFRS nº 04/2019 – Procedimentos para a solicitação, o registro, o acompanhamento, a formalização e a prestação de contas das ações de extensão realizadas por meio da PIS;

  • Demais documentos, orientações e modelos estão disponíveis no link.