Perguntas Frequentes

Bolsas de extensão

Quais as contas bancárias aceitas para recebimento de bolsa institucional?

Confira os tipos de contas de pessoas físicas cadastradas para o recebimento de bolsas pagas pelo IFRS:

  • contas correntes: aceita-se todos os bancos (BB, Caixa, Banrisul, Sicredi, Bradesco, Santander, Sicoob, etc., etc.), inclusive alguns digitais (como Nubank, Inter, Original C6).

  • contas salário: não são aceitas.

  • contas fáceis: são aceitas apenas as do BB e da Caixa.

  • contas poupança: o sistema SIAFI aceita apenas a conta poupança da Caixa.

Importante destacar que a conta precisa estar ativa (verificar junto ao banco) e no nome e CPF do próprio estudante bolsista (não são aceitas contas em nome ou CPF dos pais).

Fonte: Coordenação de Execução Orçamentária do IFRS/Campus Ibirubá.

Quando é feito o pagamento das bolsas?

Normalmente, o pagamento das bolsas é efetivado ainda nos primeiros dias úteis do mês subsequente à sua última comprovação de assiduidade. Entretanto, não há uma data específica de referência para pagamento, uma vez que dependemos sempre de repasse de recursos por parte do Governo Federal.

O fluxo para pagamento das bolsas é o seguinte:

  1. O coordenador ou coordenadora do programa/projeto de extensão entrega a declaração de assiduidade do estudante bolsista (formulário online) até último dia do mês;

  2. A coordenação de extensão solicita pagamentos para o setor financeiro ─ no primeiro dia útil do mês subsequente;

  3. O Setor Financeiro do campus efetua a apropriação da despesa. A disponibilidade orçamentária leva no mínimo um dia útil para ser efetivada, entretanto, é a fase mais suscetível a atrasos;

  4. O pagamento (ou depósito) é realizado nas contas indicadas pelo estudante (a disponibilidade do recurso em suas contas varia de banco para banco, podendo demorar até três dias).

Fonte: Coordenação de Execução Orçamentária do IFRS/Campus Ibirubá.