Disciplina de Medicina Laboratorial

Laboratório Central


NOTÍCIAS

19-mai-2021

Devido a atualização 2021 comunicado pelo BRCast, realizaremos as seguintes alterações nos antibiogramas:


1. Enterobacterales:

    • UROCULTURAS: mudança dos pontos de corte de cefuroxima e fosfomicina

    • OFTALMOLOGIA: mudança dos pontos de corte de tobramicina

    • OUTROS SÍTIOS: inclusão de pontos de corte de piperacilina/tazobactam, meropenem para meningite


2. Pseudomonas spp:

  • Inclusão de pontos de corte de: ceftolozane-tazobactam, meropenem para meningite


3. Acinetobacter spp:

  • Inclusão de pontos de corte de: meropenem para meningite


4. Staphylococcus spp:

    • Exclusão do ponto de corte de: ofloxacina para amostras de materiais oftalmológicos

5. Streptococcus spp. Beta-hemolítico (A, B, C e G):

  • Novos pontos de corte de penicilina para meningite

6. Streptococcus pneumoniae:

    • Mudança do ponto de corte: levofloxacina

    • Mudança do ponto de corte: ceftriaxona para meningite

7. Inclusão de NOTAS no rodapé dos laudos:

  • (S) Sensível, dose padrão: um microrganismo é categorizado como Sensível, dosagem padrão quando há uma alta probabilidade de sucesso terapêutico utilizando o regime de dosagem padrão do agente.

  • (I) categoria "intermediário" deve ser interpretada como Sensível, aumentando exposição - um microrganismo é incluído nesta categoria quando há uma alta probabilidade de sucesso terapêutico quando aumentamos à exposição com o manuseio da dosagem ou a concentração deste antibiótico no local de infecção.

  • (R) Resistente: um microrganismo é categorizado como Resistente quando há alta probabilidade de falha terapêutica mesmo quando há aumento da exposição.

AS ATUALIZAÇÕES SERÃO REALIZADAS A PARTIR DE JUNHO DE 2021.

11-dez-2019

Atendendo à Portaria 64 MS de 11 de dezembro de 2018, que Determina aos laboratórios da rede pública e rede privada, de todas as Unidades Federadas, a utilização das normas de interpretação para os testes de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA), tendo como base a padronização do Comitê Brasileiro de Teste de Susceptibilidade aos Antimicrobianos (BrCAST), o Laboratório Central do Hospital São Paulo, a partir de hoje - 11/12/2019 - passará a liberar os resultados de antibiograma conforme esta determinação.

ACONTECE NO LABORATÓRIO CENTRAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Aula: O Laboratório Clínico para o Idoso (2020-12-07 at 04:12 GMT-8)

Aula: O laboratório clínico para o idoso

Prof. Dr. Adagmar Andriolo

DESTAQUES

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial promove o aperfeiçoamento científico em Medicina Laboratorial, buscando a melhoria contínua dos processos e assegurando a satisfação dos colaboradores, membros da diretoria e clientes externos.

O Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (ISSN 1676-2444), é publicado bimestralmente, nas datas de 20 de fevereiro, 20 de abril, 20 de junho, 20 de agosto, 20 de outubro e 20 de dezembro. É uma publicação oficial da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.


Criado para auxiliar a população leiga e os profissionais de saúde a conhecerem melhor os exames laboratoriais. Atualizado por médicos Patologistas Clínicos, Lab Tests Online BR é mantido pela SBPC/ML, sob licença da American Association for Clinical Chemistry (AACC), com apoio da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL).