Curso Médico – EPM/UNIFESP
Primeiro ano
Unidade Curricular Observação à Prática Méica
Objetivos: Este curso tem por objetivo a aproximação progressiva do aluno à prática médica. Isto permitirá uma integração desde o início da formação entre a sala de aula e o campo de atuação médica. Portanto além da apresentação de práticas para os iniciantes, visa a integração do conhecimento desde seus primórdios.
Programa: Os alunos, em duplas, são OBSERVADORES nos vários cenários do Complexo Assistencial da Unifesp, em que se realizam os atendimentos aos pacientes.
Esta observação tem um roteiro e é acompanhada por professores ou médicos que atuam no respectivo cenário, mas sem alterar a espontaneidade do serviço em questão.
O aluno pede para o médico contar sobre sua trajetória profissional, residência, pós-graduação, empregos, problemas na sua prática médica no cenário proposto; sua vida fora da medicina espaços de lazer, familiar; perguntas abertas do aluno
Em outro dia determinado, há DISCUSSÃO e ELABORAÇÃO das vivências e observações dos alunos. Estas discussões, em 4 dias diferentes são coordenadas por professores que formão um grupo fixo com seus alunos. Esse procedimento facilita o vínculo professor- aluno e permite maior aprofundamento das questões que surgirão.
Número de Alunos: 12
Período e Periodicidade: 4 meses, março, abril, maio e junho.
Horário: 08 às 12h
Quarto ano
Módulo Cardio-Circulátório
A Disciplina de Medicina Laboratorial participa da Disciplina de Cardiologia - Módulo Cardio-Respiratório, 4º ano.
Aulas:
Infarto agudo do miocárdio,
Monitorização terapêutica de drogas vasoativas,
Diagnóstico laboratorial da endocardite
Avaliação laboratorial da coagulação
Número de alunos por ano: 115
Período e Periodicidade: 10 meses
início em fevereiro - término na primeira quinzena de dezembro.
Horário: 10 às 12 h
Quarto ano
Medicina Eletiva
A Disciplina de Medicina Laboratorial oferece uma Disciplina Eletiva aos alunos que estejam cursando, pelo menos, o 4o ano do Curso Médico, sempre no 1º semestre de cada ano.
Objetivo: Ao final desta Disciplina o aluno estará habilitado a usar racionalmente os recursos diagnósticos do Laboratório Clínico
Conteúdo Programático
Hemograma, Série Branca em processos infecciosos, Série Branca em processos neoplásicos, Série Vermelha – Anemias, Testes laboratoriais para avaliação da Coagulação, Citologia dos Líquidos Orgânicos, Exame de Urina de Rotina, Infecção do Trato Urinário, Coleta de material para exames microbiológicos, Exame do Fluído Cerebroespinal, Infecção do Trato Respiratório, Infecção do Trato Gastrointestinal, Avaliação laboratorial das funções hepáticas, Diagnóstico laboratorial das Hepatites virais, Toxicologia: Princípios básicos, Monitorização terapêutica e Drogas de Abuso, Metodologias aplicadas ao diagnóstico laboratorial, Sorologia das Doenças Infecciosas mais comuns – TORCH, Diagnóstico laboratorial da AIDS, Dislipidemias e outros fatores de risco, Infarto Agudo do Miocárdio, Diagnóstico e monitorização laboratorial do Diabetes mellitus
Número de alunos por ano: 15
Período e Periodicidade: 2 meses, com início em maio e término em junho.
Horário: 08 às 12 h
Curso de Ciências Biológicas – Modalidade Médica – EPM/UNIFESP
Terceiro Ano - Teórico
A Disciplina de Medicina Laboratorial participa da grade curricular do Curso de Ciências Biomédicas – Modalidade Médica, com a Disciplina Análises Clínicas, primeiro semestre Curso Teórico, com carga horária total de 160 horas.
Objetivos Ao final do Curso o aluno deverá estar habilitado a avaliar os procedimentos laboratoriais, conhecer: 1) a indicação dos exames laboratoriais mais freqüentes; 2) as condições de coleta e processamento das amostras; 3) realização dos exames laboratoriais mais comuns; 4) a interpretação dos resultados dos exames mais comumente utilizados na prática diária.
Conteúdo Programático Coleta e processamento de amostras para exames laboratoriais. Apresentação e discussão dos exames hematológicos para diagnóstico de doenças infecciosas e neoplásicas, exames microbiológicos para diagnósticos de doenças infecciosas, exames sorológicos para diagnóstico de doenças infecciosas, exames bioquímicos para diagnóstico de doenças metabólicas entre outras.
Ementa Ao final do curso o aluno deverá estar capacitado a conhencer exames rotineiros de:
Hematologia: hemograma, hemossedimentação e coagulação;
Bioquímica: dosagem de glicose, uréia, creatinina, íons, proteínas, enzimas, bem como conhecer algumas metodologias, como eletroforese e cromatografia e equipamentos, como espectrofotômetros, densitômetros e citômetros;
Microbiologia: bacteriologia, microbiologia e virologia, conhecendo as metodologias de colorações específicas, semeaduras e cultivo de diversos agentes etiológicos;
Imunologia: reações sorológicas para doenças infecciosas e auto-imunes, conhecendo algumas metodologias, como imunoensaio e quinioluminescência e alguns equipamentos com leitores de placas;
Parasitologia: conhecer as parasitoses freqüentes em nosso meio e as técnicas laboratoriais de diagnóstico.
Número de alunos por ano: 30
Período e Periodicidade: 6 meses, com início em fevereiro e término em julho.
Horário: 08:00 às 12:00 h
Terceiro Ano - Habilitação
A Disciplina de Medicina Laboratorial participa da grade curricular do Curso de Ciências Biomédicas – Modalidade Médica, com a Disciplina Análises Clínicas, Habilitação - segundo semestre Curso Teórico-Prático, com carga horária total de 500 horas.
Objetivo
Ao final do Curso o aluno deverá estar habilitado a utilizar, racionalmente, os recursos diagnósticos do Laboratório Clínico, estando familiarizado com os procedimentos laboratoriais mais comuns.
Conteúdo programático
Coleta e processamento de amostras para exames laboratoriais. Exames hematológicos para diagnóstico de doenças infecciosas e neoplásicas, exames microbiológicos para diagnósticos de doenças infecciosas, exames sorológicos para diagnóstico de doenças infecciosas e imunológicas e exames bioquímicos para diagnóstico de doenças metabólicas, entre outras.
Ementa
Ao final do curso o aluno deverá estar capacitado a conhecer e realizar exames rotineiros de:
Hematologia: hemograma, hemossedimentação e coagulação e alguns equipamentos como citômetros e microscópios.
Bioquímica: dosagem de glicose, uréia, creatinina, íons, proteínas, enzimas, bem como dominar algumas metodologias, como eletroforese e cromatografia e alguns equipamentos como espectrofotômetro, densitômetros e cromatográficos.
Microbiologia: bacteriologia, microbiologia e virologia, dominando as metodologias de colorações especificas, semeaduras e cultivo de diversos agentes etiológicos;
Imunologia: reações sorológicas para doenças infecciosas e auto-imunes, bem como dominar algumas metodologias, como imunoensaio e quinioluminescência;
Parasitologia: como exames rotineiros de parasitologia, com técnicas freqüentemente utilizadas em nosso meio.
Adicionalmente, deverá conhecer princípios básicos de biossegurança no ambiente de trabalho; informática e gestão laboratorial.
Número de alunos por ano: 30
Período e Periodicidade: 6 meses, com início em julho e término em dezembro.
Horário: 08 às 12 h
A Disciplina de Medicina Laboratorial oferece estário curricular supervisionado, não remunerado, para alunos do último ano dos Cursos de Graduação em Biomedicina e Farmácia-Bioquímica de Faculdades Publicas do Estado de São Paulo e outros Estados do Brasil, mediante celebração de convênio e termo de compromisso, entre a unidade de origem do aluno e a UNIFESP, realizado pela Pró-Reitoria de Graduação da UNIFESP.
Estágio: Teórico-Prático.
Conteúdo Programático: Coleta e processamento de amostras para exames laboratoriais. Exames hematológicos para diagnóstico de doenças infecciosas e neoplásicas. Exames microbiológicos para diagnósticos de doenças infecciosas. Exames sorológicos para diagnóstico de doenças infecciosas. Exames bioquímicos para diagnóstico de doenças metabólicas.
Disciplinas: Hematologia, Bioquímica Clínica, Microbiologia, Imunologia e Parasitologia.
Sistemas de Avaliação: A avaliação será realizada de forma continua e informal, baseada no acompanhamento diário dos estagiarios, pelo responsável de cada área e, formalmente, por prova escrita ao final de cada etapa do estágio, com questões dissertativas e/ou teste múltipla escolha. A avaliação dos professores e do curso será feita por questionário ao final de cada período de aula, a ser preenchido pelos alunos.
Total de vagas oferecidas: 04 por ano.
Período e Periodicidade: anual, de fevereiro a junho