Pós-graduação

Especialização

Objetivos: Proporcionar embasamento teórico e treinamento prático necessários para que os profissionais possam atuar, com desenvoltura, na área de Análises Clínicas.

Público-Alvo: Biomédicos e Farmacêuticos-Bioquímicos.

Carga Horária: 1.360 horas, sendo 1.020 horas em atividades práticas e 340 horas teóricas.

Período e Periodicidade: Duração: 8 meses, com início em março e término em outubro.

Período: integral – das 08:00 às 17:00 horas.

Periodicidade: de 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª-feiras

Conteúdo Programático: Coleta e processamento de amostras para exames laboratoriais. Exames hematológicos para diagnóstico de doenças infecciosas e neoplásicas. Exames microbiológicos para diagnósticos de doenças infecciosas. Exames sorológicos para diagnóstico de doenças infecciosas. Exames bioquímicos para diagnóstico de doenças metabólicas.

Disciplinas: Hematologia, Bioquímica Clínica, Microbiologia, Imunologia e Parasitologia.

Critério de Seleção: Para ingresso no curso o aluno deve ser formado e apresentar certificado de conclusão de nível superior. A seleção é realizada: prova teórica e Análise de Curriculum Vitae.

Sistemas de Avaliação: A avaliação será realizada de forma continua e informal, baseada no acompanhamento diário dos aprimorandos pelo responsável de cada área de treinamento e, formalmente, por prova escrita ao final de cada etapa do Curso, tipo teste múltipla escolha e dissertação sobre tema à escolha do aluno. A avaliação dos professores e do curso será feita por questionário ao final de cada período de aula, a ser preenchido pelos alunos.

Controle de Frequência: Procedida através de livro de freqüência. Freqüência mínima 75% das atividades desenvolvidas, levando-se em conta além da freqüência, a pontualidade, responsabilidade e o interesse nas atividades desenvolvidas.

Trabalho de Conclusão: Elaboração de relatório.

Cerficação: O certificado será expedido pela Universidade Federal de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação, para os alunos que tiverem realizado avaliação por escrito, entrega de relatório final e ter como freqüência mínima 75% das atividades desenvolvidas.