GTH

Histórico no HSP/UNIFESP

A humanização no ambiente hospitalar sempre foi uma preocupação no HSP/UNIFESP. Várias iniciativas e projetos, multisetoriais ou isolados, multiprofissionais ou de segmentos específicos, demonstram a importância que o tema vem representando para essa instituição ao longo de sua história.

No ano de 2000 foi formada a Comissão de Humanização do HSP, com o objetivo de desenvolver e implementar ações de humanização na assistência aos pacientes e nas relações com e entre os servidores, além de reconhecer, valorizar e divulgar outras iniciativas, já implementadas ou em desenvolvimento na instituição. Essa comissão foi composta por servidores do complexo HSP/UNIFESP, das áreas de Enfermagem, Serviço Social, SAME/Internação, Hotelaria, Engenharia, Administração (Superintendência do HSP, Recursos Humanos, Relações Públicas, Escritório da Qualidade).

Até o ano de 2002 essa comissão, através de grupos-tarefa, implementou algumas ações, como: Praça Viva; Tai-chi-chuan; Música ao meio-dia; Exposição de artistas. Nesse mesmo período algumas iniciativas setoriais e independentes, já implementadas ou em desenvolvimento, foram reconhecidas, promovidas e agregadas ao grupo, como por exemplo: o Serviço de Voluntariado – grupo de senhoras voluntárias da Associação Paulista Feminina de Prevenção ao Câncer (APFCC) e o SAPIS – Serviço de Atenção Psicossocial Integrada em Saúde – coordenada pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.

Em 2002 o Hospital São Paulo tornou-se Centro Colaborador do PNHAH – Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar / Ministério da Saúde. Assim, a então comissão de humanização passou a denominar-se Grupo de Trabalho de Humanização do HSP/UNIFESP.

O GTH teve sua composição ampliada - com a participação de profissionais de várias categorias e de vários setores do HSP/UNIFESP – e seus objetivos foram consolidados. Algumas ações e projetos foram implementadas desde então, como: Dia Nacional do Abraço aos Hospitais – movimento de reflexão e comprometimento institucional com a humanização.

Atualmente o GTH do HSP/UNIFESP está inserido na PNH – Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde – e vem se organizando no sentido de desenvolver e agregar ações e projetos que irão compor o Programa de Humanização do HSP/UNIFESP.

Conheça a nossa Equipe!