O Serviço de Racionalização de Antimicrobianos do Hospital São Paulo foi criado em 1989 e está ligado à Comissão de Epidemiologia Hospitalar (CEH). Atualmente o programa conta com quatro subgrupos de trabalho: Grupo de Infecção em Transplante de Órgão Sólido, coordenado pelo Dr. Luis Fernando Aranha Camargo; Grupo de Infecção em Onco-Hematologia e TMO, coordenado pela Dr. Carlos Pereira; Grupo de Antimicrobiano em Pediatria e Neonatologia, coordenado pelo Dr. Marcelo Abramczyk; e Grupo de Antimicrobiano em UTI, coordenado pela Dra. Juliana Oliveira da Silva. Além desses subgrupos, cinco médicos infectologistas assistentes da disciplina de Infectologia analisam diariamente o uso de antimicrobianos controlados prescritos nas enfermarias clínico-cirúrgicas. Além disso, a Disciplina de Infectologia também oferece um serviço de interconsulta (Grupo de Interconsulta) coordenado pelo Prof. Marcelo Burattini.
Cada um desses subgrupos atua em unidades específicas do hospital, mas no geral a atuação de cada subgrupo pode ser definida pelas seguintes atribuições:
Definir os antimicrobianos de uso restrito e ultra-restrito em conjunto com representantes da Farmácia.
Avaliar as solicitações de antimicrobianos de uso restrito e ultra-restrito e sugerir modificações nos esquemas terapêuticos, sempre que necessário, em conjunto com a equipe médica responsável pelo paciente.
Notificar às unidades resultados parciais de hemoculturas positivas.
Orientar o uso racional de antimicrobianos bem como a otimização da terapêutica antimicrobiana baseada em resultados microbiológicos.
Contribuir com os médicos assistentes na conduta frente a processos infecciosos em geral.
O Serviço funciona ao lado da Secretaria da DIPA, 7º andar do HSP.
Telefone de contato: (11) 5576-4094