A partir do momento que o Homem aplica sua força de trabalho na produção de bens e prestação de serviços, busca obter em troca um ganho (lucros em forma de dinheiro). Assim, ao planejar as tarefas, as fontes de matérias-primas utilizadas, as fontes de energia, os salários pagos e o público destinado a consumir, tanto bens como serviços, o Homem está praticando de forma formal (correta) a Ciência Econômica (Economia) e esta, por sua vez, divide-se em três setores:
Setor Primário: Tratam-se das atividades praticadas pelo Homem onde este depende das forças da natureza. Exemplos: pesca plantio de arroz e feijão, criação de gado e aves.
Setor Secundário: É o setor em que o Homem faz a transformação das matérias primas em bens de consumo duráveis e não duráveis. Exemplos: algodão transformado em tecido; o petróleo em gasolina e plásticos; o leite em nata e queijo; o minério em aço e depois em carros.
Setor Terciário: Trata-se do conjunto de atividades humanas voltadas para prestação de serviços. Como exemplos: comércio, bancos e escolas.