Programa de Residência

Introdução

Um Programa de Residência Médica (PRM) demanda bastante esforço e dedicação para ser adequadamente planejado e executado. Com o intuito de alcançar as competências desejadas a um Médico Internista, o PRM de Medicina Interna conta com a colaboração de várias Disciplinas e Serviços do HCFMUSP, bem como do Hospital Universitário da USP.

A visão da Supervisão do PRM de Medicina Interna do HCFMUSP é que o Médico Internista deve ter uma formação pautada na abordagem que um médico generalista possui nos diferentes cenários de atuação. Por isso, o PRM não é predominantemente formado por vários estágios em subespecialidades, mas sim em estágios nos diversos cenários de atuação.

O objetivo do nosso PRM é a formação de um médico generalista capacitado para uma abordagem integral do paciente adulto/idoso com os agravos mais prevalentes da nossa população, permitindo o gerenciamento e o estabelecimento dos cuidados necessários nos níveis secundário e terciário.

Cada estágio do PRM está presente de acordo com essa visão e para cumprir esse objetivo. Nas abas subsequentes você pode acessar como organizamos o PRM:

  • Na aba Resumo das atividades anuais existe a descrição geral de cada ano do PRM.
  • Na aba Atividades teóricas você conhecerá como organizamos o conteúdo teórico do PRM.
  • Na aba Escalas é possível conferir a ordem dos estágios de cada ano do PRM.
  • Na aba Manuais você pode conhecer a descrição de cada estágio por meio do Manual do Residente.