Processo Seletivo

A seleção de médicos residentes ocorre por meio de seleção pública organizada pela COREME. As provas costumam ocorrer em novembro e dezembro, a entrevista costuma ocorrer em janeiro. Fique atento às informações na área "Residência" do site da Pós Graduação da FMUSP .

O processo seletivo consiste em uma prova teórica classificatória e eliminatória, seguida de uma prova prática também classificatória e eliminatória. Em seguida, ocorre uma etapa de entrevistas.

O concurso como um todo é organizado pela COREME. Por isso, todas as dúvidas, recursos e afins devem ser direcionados à COREME. A única etapa sob nossa responsabilidade é a etapa de entrevistas. Leia o Edital com atenção.

A etapa de entrevistas permite-nos conhecer melhor cada candidato. Nosso intuito não é fazer perguntas desmedidas ou colocar a pessoa numa situação constrangedora! Pelo contrário, tentamos criar um ambiente acolhedor para que o candidato possa se expressar da melhor forma possível, permitindo que façamos uma avaliação justa e honesta!

As nossas entrevistas podem ser realizadas em diferentes formatos, a depender da decisão da Supervisão do Programa de Residência Médica. Os critérios que pontuam nessa etapa do processo seletivo, estão escritos no Edital do ano em questão. Atualmente, as entrevistas são realizadas com análise e arguição do currículo, mini-múltipla entrevista e teste de julgamento situacional. A combinação dessas ferramentas busca alinhar o processo de seleção com a prática baseada em evidências dentro da Educação Médica, além de solidificar nosso compromisso com a honestidade e lisura do processo seletivo.


Os aprovados no processo seletivo serão convidados para uma atividade de nivelamento e integração, chamada de Boot Camp. Essa atividade ocorre antes do início do PRM e dura alguns dias. Durante o Boot Camp, as seguintes atividades são realizadas:

  1. Oficinas de treinamento em diversas habilidades (ventilação mecânica, punção de acesso venoso central, comunicação de más notícias, interação com internos etc);
  2. Apresentação formal dos estágios do PRM;
  3. Apresentação dos grupos de trabalho que permanecerão ao longo da RM;
  4. Seleção dos estágios eletivos de cada residente.

Além disso, o Boot Camp é o grande momento de convivência entre todos os aprovados, os Preceptores e a Supervisão do PRM!