Materiais Para Estudo

Aulas Gravadas

Existem três principais canais com materiais gravados para acesso a materiais de estudo. Clique nos links a seguir para acessá-los:

Instagram

Conta oficial no Instagram @medinternahcfmusp

Acompanhe o dia a dia da residência, links úteis, divulgação de eventos científicos e editais do programa.

Cada vez mais, a ultrassonografia à beira do leito é utilizada para auxiliar médicos a adquirir mais informações para construção do raciocínio clínico e das decisões terapêuticas.

Você pode construir um estudo continuado utilizando as ferramentas disponibilizadas gratuitamente pela Universidade da Califórnia por meio deste link ou mesmo clicando no título acima.

Criamos uma página específica para auxiliar estudantes e residentes a se instrumentalizar sobre comunicação de más notícias, abordagem da espiritualidade e preenchimento da declaração de óbito. Você pode acessar esses materiais clicando no título acima.

UpToDate e Periódicos

O vínculo de residente do HCFMUSP permite que você acesse periódicos médicos e o UpToDate com o seu computador.

Para fazer isso, você deve configurar o VPN-FMUSP no seu dispositivo. O tutorial para essa configuração é disponível aqui.

Portal Saúde Baseada em Evidências

O Ministério da Saúde, em parceria com a OPAS/OMS, disponibiliza ainda o Portal Saúde Baseada em Evidências. Por meio deste, você acessa algumas ferramentas interessantes.

Por exemplo, o AccessMedicine permite que você leia na íntegra inúmeros livros, incluindo o Tratado de Medicina Interna do Harrison. Já o Dynamed permite consultar a evidência por trás das recomendações para uma determinada conduta.

Recomendamos ainda que o residente navegue pela página Jama Evidence e que consulte a página do New England Journal of Medicine para estudar sobre procedimentos médicos.

Apresentação de Casos

Apresentar casos de forma organizada e sucinta requer prática, reflexão e treinamento. Essa tarefa não é simples, mas é fundamental para que a discussão não se torne um encontro passivo com o discutidor. Da mesma forma, todo médico deve saber dar e receber um feedback, e isso pode ser feito nesses breves encontros.

Com o objetivo de facilitar a discussão e a apresentação de casos clínicos, realizamos uma oficina sobre o assunto durante o estágio do Ambulatório Geral e Didático (AGD) e desenvolvemos um Manual para apresentação oral de casos clínicos. Da mesma forma, durante o AGD, há uma oficina sobre como dar e receber um feedback adequadamente - uma prática adotada em vários momentos do PRM.

As salas de discussão ambulatoriais contam ainda com cartazes elaborados por nós (expostos abaixo) para auxiliar na memorização do passo a passo.

Os residentes do PRM de Medicina Interna devem ainda participar das salas de aula virtuais para ter acesso aos materiais sugeridos de leitura.

Através desses ambientes virtuais, podemos compartilhar artigos interessantes, casos clínicos, questões, escalas etc. O acesso a esses ambientes depende da utilização do e-mail institucional (@hc.fm.usp.br).

As salas de aula são criadas a partir da plataforma Google Classroom. As salas de aula existentes são:

    • Reunião mensal de padronização de condutas ambulatoriais
    • Estágio do Ambulatório Geral Didático (AGD) - para os R1 que estiverem no estágio
    • Estágio do Perioperatório - para os R2 que estiverem no estágio
    • Discussão semanal de artigos científicos - para os R3