Residência de Medicina Interna do HCFMUSP

A Residência Médica (RM) é "uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional” (Lei 6.932/81, artigo 1º).

A RM é um período de grande aprimoramento para o médico egresso da Faculdade. Por meio da RM, desenvolvem-se conhecimentos, habilidades e atitudes com a devida supervisão à prática médica. Nessa fase, ocorre ainda uma grande mudança de paradigma na vida do médico: acostumado a se debruçar em muitos estudos teóricos e provas, ele passa a ter a maior parte da sua aprendizagem na prática supervisionada. Isso gera, em muitas pessoas, uma sensação de que se está aprendendo pouco porque já não se estuda como antes. Todavia, reflexão e autoavaliação permitem que o médico residente note seu crescimento exponencial ao longo da RM. A Residência Médica é considerada a melhor maneira de se formar um profissional competente em termos técnicos, éticos e humanísticos.

A Medicina Interna (ou Clínica Médica) é uma das especialidades médicas generalistas. O Médico Internista é responsável pela organização do cuidado do paciente adulto ou idoso, primordialmente nos níveis secundário e terciário de atenção à saúde, fornecendo propostas terapêuticas de acordo com as melhores evidências científicas existentes. O seu trabalho é desenvolvido nos ambulatórios, enfermarias, interconsultas e unidades de pacientes graves.

Nós, da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica da FMUSP, temos o orgulho de contar com um enorme Programa de Residência Médica (PRM) de Medicina Interna, envolvendo 60 residentes do primeiro ano, 60 residentes do segundo ano e 10 residentes do terceiro ano. No nosso Serviço, também recebemos residentes de outros Programas do HCFMUSP: Neurologia, Medicina Física e Reabilitação, Patologia Clínica, Genética Médica, Dermatologia, Medicina do Esporte, Medicina Legal, Medicina do Trabalho. Além desses 180 residentes anuais do HCFMUSP, também somos responsáveis pelo treinamento de residentes externos que solicitam estágios conosco.

O Manual do Residente (disponível na aba Manuais) permite que você conheça melhor o PRM.

Esperamos que esse site seja um meio de popularizar o nosso trabalho ao restante do país e do mundo, abrindo uma porta para que pessoas conheçam um pouco mais do nosso PRM, e facilitando que o residente vinculado ao nosso PRM encontre os materiais mais importantes a ele.