2856b3e4-a6ea-4c0f-8c0b-5d35571a7338.MOV

Eu sou o Marcio Gonçalves. Este projeto é parte das atividades da Academia de educadores Google Certified Innovators. Sou professor e pesquisador. Entendo que a educação midiática é essencial na formação de cidadãos mais críticos diante da informação que consumimos nas diversas mídias.

A Semana da Mídia na Escola é uma iniciativa anual que valoriza a produção de conteúdo na escola usando mídias digitais. O objetivo é envolver escolas públicas e/ou privadas na promoção de atividades acadêmicas voltadas à comunicação e às mídias em geral. As ações devem envolver mídias impressas, eletrônicas e digitais, como: rádio, jornal, revista, televisão, fotografia, cinema e internet. Além disso, discussões, debates, oficinas, seminários e workshops são sugeridos para tratar de temas, como: publicidade na internet, jornalismo na internet, fake news, mídias sociais e juventude, cyberbullying, discurso de ódio em meio digital, internet do futuro, inteligência artificial e realidade aumentada. O tema central da edição de 2021 é Jornalismo na Prática para Crianças.


Participe envolvendo sua escola ou ajude, como voluntário, uma escola a investir na criação e produção de conteúdo com mídias digitais

01. Explore o tema com os estudantes, professores, coordenação e direção da escola.

02. Forme um coletivo de alunos e colegas professores para aderir a iniciativa.

03. Defina o tipo de atividade que será desenvolvida e coloque-a em prática.

04. Demonstre seu apoio publicando nas redes sociais com a hashtag #midianaescola #midianaescola2021. Utilize nosso selo no seu perfil. Clique aqui.



A Semana da Mídia na Escola tem inspiração na Semana de Imprensa e Mídia que acontece na Suíça Romana e na França. Outras inspirações são a Semana Global de Alfabetização em Mídia e Informação, o Arduíno Day, o Dia Mundial da Criatividade, o Scratch Day e o Dia da Internet Segura. Entendemos que nos tornamos produtores de conteúdo cada vez mais cedo e a expressão "mídia" vai além da televisão, do rádio e dos jornais. Por esse motivo, a escola precisa iniciar o debate, por exemplo, sobre o campo jornalístico-midiático que é apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).