A Unesco promove, entre os dias 24 e 31 de outubro, na África do Sul, a 10ª edição da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional. Em paralelo ao evento mundial, o Jornal da Criança apoia a 2ª edição da Semana da Mídia na Escola – Jornalismo na Prática para Crianças.
(SÃO PAULO - 08/10/2021). O Jornal da Criança (JC) é um periódico mensal que leva jornalismo de verdade para crianças que estejam em idade escolar do Ensino Fundamental I. A editora Viviane Zanardo, fundadora e editora do JC, vai mostrar os bastidores da produção de um jornal e todos os cuidados para transmitir a informação a partir de um texto sensível e com linguagem adequada para o entendimento da criança. O professor Marcio Gonçalves, que é facilitador do programa Educamídia, vai dar oficinas de educação midiática. Para cada dia em que a Semana da Mídia na Escola acontece – entre 25 e 29 de outubro – o JC vai disponibilizar as oficinas no canal do jornal no YouTube.
As oficinas de jornalismo que serão disponibilizadas no canal do YouTube têm como objetivo mostrar o compromisso do jornalismo em fornecer informações confiáveis e verdadeiras sobre os acontecimentos do mundo. “Levar o jornalismo para crianças é mais que necessário em tempos de proliferação desenfreada de fake news. Toda sociedade precisa de educação midiática. As pessoas precisam ser capacitadas para desenvolver seus potenciais de comunicação nos diversos meios, a partir das habilidades de interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade”, explica Viviane Zanardo.
As oficinas de educação midiática, que serão conduzidas pelo Marcio Gonçalves, vão mostrar que é importante capacitar e engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios a partir das habilidades de interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade. Como facilitador do programa Educamídia, o professor completa: “É urgente levar às crianças a importância de ler as informações com pensamento crítico”.
AGENDA DAS OFICINAS DE JORNALISMO E DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA.
Às vezes, nos confundimos com a infinidade de conteúdos disponíveis na internet e é difícil saber se uma notícia é verdadeira. Para ajudar os jovens nesta tarefa, o Jornal da Criança mostra na prática como é a produção de duas pautas veiculadas nas edições do jornal. As oficinas vão ensinar desde a identificação das fontes de informações oficiais, escolhas e produção das pautas até a edição dos textos. “O nosso objetivo é ajudá-los a desenvolver o senso crítico para se tornarem adultos proativos e capazes de tomarem as melhores decisões no futuro”, completa Viviane.
1º DIA - 25 de outubro
Oficina de jornalismo.
Pauta: “Cadê o feijão com arroz que estava aqui?”
Abordagens:
Saiba como foi a produção da pauta e o que nos motivou a escrever sobre este assunto.
Aprenda a identificar as fontes de informações oficiais.
O que é fake news?
2º DIA - 26 de outubro
Oficina de educação midiática - construção de jornal online
Abordagens:
Uso de mídias digitais para continuar a pesquisa jornalística.
Construindo o jornal de bairro em formato digital.
3º DIA - 27 de outubro
Oficina de jornalismo
Abordagens:
Estrutura do texto
Organizando as ideias
O que é lead?
Afinal, qual é a sua opinião sobre a pauta? Confira a opinião de uma criança sobre a pauta "Cadê o feijão com arroz que estava aqui?"
4º DIA - 28 de outubro
Oficina de educação midiática - ferramentas gratuitas do Google
Abordagens:
Saiba como usar as ferramentas gratuitas do Google para construção de outras narrativas nas atividades escolares
5º DIA - 29 de outubro
Oficina de produção de Podcasts
Convidado: Alex Fonseca da “Fábrica de PodCast”
Abordagens:
O que é um Podcast?
Como produzir um Podcast?
O jornalismo em Podcast.
Oficina de Jornal da Criança na escola
Confira as dicas da pedagoga do jornal, Roberta Tafarello. Ela ensina como trabalhar o periódico em sala de aula.
ENCERRAMENTO
Depoimento final dos participantes da 2º Semana de Mídia na Escola sobre fazer o "Jornal da Criança".
VIVIANE ZANARDO é jornalista e editora-chefe do Jornal da Criança. Iniciou a carreira de reportagens na TV Bandeirantes, depois disso atuou como repórter e produtora de reportagem na TV Diário, afiliada à Rede Globo. Dois anos depois voltou a São Paulo, onde consolidou o aprendizado na sede paulista da emissora. Motivada pelo sonho de inventar histórias para crianças, Viviane Zanardo encerrou uma etapa profissional e voltou a estudar. Aprendeu editoração eletrônica no Senac e começou a ilustrar depois de descobrir, entre as anotações da avó Neyde, a narrativa sobre um lugarejo onde os vocábulos pensavam e falavam como gente. Então, escreveu e ilustrou a coleção de livros Cidade das Letrinhas. Em 1º de maio de 2019 lançou o Jornal da Criança (JC), um veículo de imprensa direcionado aos alunos do ensino fundamental 1. Com linguagem de fácil entendimento, sem infantilizar, o periódico é desenvolvido especialmente para incentivar o gênero jornalístico em sala de aula.
MARCIO GONÇALVES é um educador Google Innovator, licenciado em Comunicação Social e doutor em Ciência da Informação. Ele também coordena a Semana da Mídia na Escola e é facilitador das formações de educadores do programa Educamídia. Marcio dá dicas de atividades em apoio ao professor que usa o Jornal da Criança em sala de aula. De acesso gratuito, o JC compartilha mensalmente dicas de atividades na escola, além de abordar a importância da educação midiática na formação de cidadãos digitais. O acesso ao conteúdo midiático é por aqui: https://jornaldacrianca.com.br/apoio-ao-professor/
ROBERTA TAFARELLO é professora há mais de 15 anos no Ensino Fundamental Anos Iniciais, e também consultora pedagógica. Atua na formação de professores voltada para a Educação Especial e uso de tecnologias e novas estratégias de ensino, na Rede Municipal de Ensino de Vinhedo, interior de São Paulo. Especialista em análise do comportamento aplicada em autistas e/ou atraso no desenvolvimento e Pedagoga & Google Trainer. Movida pelo P da paixão, curiosa, ama uma novidade, o fundo do mar e bichinhos de 4 patas.
ALEX FONSECA é especialista quando o assunto é podcast, Diretor Executivo da Fábrica de Podcast, produz episódios completos, desde vinhetas, edição, masterização e publicação, seguindo os padrões das plataformas digitais.
O QUE É A SEMANA DA MÍDIA NA ESCOLA - A Semana da Mídia na Escola é uma iniciativa anual que valoriza a produção de conteúdo na escola usando mídias digitais. O objetivo é envolver escolas públicas e/ou privadas na promoção de atividades acadêmicas voltadas à comunicação e às mídias em geral. As ações devem envolver mídias impressas, eletrônicas e digitais, como: rádio, jornal, revista, televisão, fotografia, cinema e internet. Além disso, discussões, debates, oficinas, seminários e workshops são sugeridos para tratar de temas como publicidade na internet, jornalismo na internet, fake news, mídias sociais e juventude, cyberbullying, discurso de ódio em meio digital, internet do futuro, inteligência artificial e realidade aumentada. O tema central da edição de 2021 é Jornalismo na Prática para Crianças. Mais detalhes: bit.ly/midiasnaescola e no Instagram https://www.instagram.com/midianaescola/
SERVIÇO
OFICINAS DE JORNALISMO E DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
Dias 25, 26, 27, 28 e 29 de outubro de 2021.
Acompanhe as oficinas no canal do Jornal da Criança.
Conteúdo liberado sempre às 8h da manhã.
Canal do Jornal da Criança: Canal oficial
Apoio