De assinalar o esforço por parte do professor (neste caso, professora) para que as ideias fiquem claras, dando vários exemplos à medida que vamos avançando na matéria "do dia", desde o mais trivial ao mais complexo.
O facto de haver microtestes todas as aulas foi uma ótima maneira de nos ajudar a "manter a matéria em dia", o que foi uma mais valia para o exame
A Unidade Curricular de Investigação Operacional é das unidades curriculares cuja organização foi mais cuidada e direccionada para a verdadeira aprendizagem dos alunos. Para além da excelente entrega por parte dos docentes à aprendizagem dos alunos, é de louvar os mecanismos desenvolvidos pelos mesmos, com vista a que a aprendizagem dos alunos não se limitasse aos momentos de avaliação, tendo, deste modo, os conteúdos ficado gravados na memória daqueles que a frequentaram. A forma como a disciplina é leccionada deve, a meu ver, ser tomada como um exemplo de excelência pedagógica na área da engenharia. Aqui, pudemos receber os conceitos, aplicá-los de vários modos: em grupo, individualmente e de forma mais ou menos aprofundada consoante o desejo do aluno (de salientar o facto de que os micro-testes possibilitaram que a maior parte dos alunos, com o esforço feito ao longo do semestre, pudesse já ter a cadeira feita, os trabalhos fizeram cada um de nós desenvolver as suas competências autónomas e o exame serviu como uma forma de distinguir a maneira como os conhecimentos foram apreendidos de modo a serem utilizados em situações práticas). Num momento, pós-bolonha, em que o ensino da engenharia é cada vez mais direccionado na vertente "do desenrascar", os alunos são, por vezes, obrigados a saber as coisas SÓ do ponto de vista de exame, o que é uma abordagem muito pobre a nível do ensino. Claro que, para os docentes, optar por este método de ensino, é um esforço acrescido e, por esse modo, é de enaltecer essa vontade em que os seus alunos sejam completos nas mais diversas áreas. Penso que devem continuar com o excelente trabalho realizado que apaixona os alunos e incentiva os mesmos a trabalharem no mesmo sentido: o sucesso.
Na minha opinião, esta foi uma das UC's mais bem organizadas que vi, as aulas teóricas seguidas de aulas práticas permitiam uma rápida consolidação da matéria. Os quizzes+trabalhos como 50% da nota final permitiram uma avaliação mais justa para os alunos que, como eu, se sentem nervosos nos exames finais, o que normalmente resulta em notas mais baixas.
Balanço extremamente positivo desta UC. Alterava o método de classificação binária dos dois trabalhos prático. Método de dar aulas teóricas imediatamente antes das práticas e da avaliação é muito bom, ainda que possa haver problemas com sobreposições de horários (Sigarra permite a sobreposição de outras aulas com teóricas). Tendo em conta que o programa é muito extenso, não seria interessante haver umas provas de avaliação intermédias a meio do semestre? Poderia-se manter o mesmo formato de 50% frequência + 50% exame, mas essas provas, ao englobarem várias matérias e mesmo não contando para nota, serviriam como bom método para averiguar o quão bem estão dominados os assuntos pelos alunos; o sistema de micro-testes é "fácil" porque a matéria está fresca, foi dada 2h antes; caso se tratasse de mini-testes "facultativos" e com apenas carácter de aferição, seria possível analisar-se de uma só vez os conhecimentos dos estudantes. Fora isso, está muito bem organizada a unidade curricular, docentes muito empenhados!!
Na minha opinião a avaliação semanal é um dos principais elementos responsáveis pelo sucesso da maioria dos alunos na UC
Excelente método de avaliação
Penso que a cadeira é bem lecionada durante o semestre e consegue-se perceber bem os conteúdos lecionados da maneira como as aulas funcionam. No entanto, é-nos impossível enquanto estudantes tirar muito bons resultados a nível de exame, uma vez que é-nos difícil em tempo de preparação pra exame ganhar a facilidade e agilidade que se esperaria de forma a resolver os problemas todos do exame no tempo dado, ainda que se saiba a matéria. A linguagem usada nos problemas também é um fator agravante no que diz respeito ao tempo gasto pelos estudantes a perceber o problema e a resolvê-lo posteriormente. Digo isto, porque este ano lectivo quis ir a melhoria desta cadeira depois de ter passado em época normal, e mesmo sabendo a matéria e o método de resolução confesso que a narrativa dos problemas me fizeram gastar imenso tempo a tentar perceber o que queriam dizer e houve problemas que nem tive tempo de acabar por os motivos que já mencionei acima.
Gostei muito da cadeira e o professor era mesmo muito bom. Explicava tudo muito bem, tirava qualquer dúvida de forma clara, sendo assim, adorei tanto as aulas, como a matéria. Por outro lado, a única coisa que tenho a apontar é que o exame, embora tenhamos muitos exemplos de exame por onde nos guiar, acaba por sem grande, sendo assim, acho que o único defeito é mesmo o tempo que temos para fazer o exame. Sendo assim, fico com muita pena de não ter conseguido melhor nota, mas mesmo assim gostei mesmo muito da cadeira
MIEEC
Inquérito SIGARRA
Excelente docente, sabe cativar os alunos para as suas aulas e implementa um metodo de ensino bom nas aulas. Apresenta clareza na informação que transmite aos estudantes
Esta disciplina, devido à qualidade de ensino e ao seu método de avaliação, é bastante enriquecedora e eficaz. Apesar de não ser difícil de obter aprovação à mesma, na minha opinião, a aprendizagem das diferentes matérias não é, de forma nenhuma, descurada. Este tipo de avaliação deveria ser aplicado a mais disciplinas, ou pelo menos, um método semelhante de avaliação contínua com (ou sem) exame no final.
… de salientar o interesse e dedicação da professora Maria Carravilla com vista à aprendizagem dos alunos. A FEUP precisa de mais professores assim.
Unidade Curricular interessante porém com uma Professora que não mostra ter critérios bem definidos em relação aos estudantes. Permite a certos estudantes fazer testes em aulas que não a sua e, no entanto, não o permite a outros. Não se compreende o porquê de ter regras diferentes para cada estudante, algo que já começa a ganhar raízes no MIEEC, uma vez que os gostos pessoais dos Professores por vezes se intrometem indevidamente na avaliação dos estudantes.
A professora Maria Antónia é uma excelente professora. Tem a capacidade de cativar os estudantes, criar uma boa relação com eles e sabe ensinar. Com ela nem é necessário dar intervalo durante as aulas teóricas pois, como são bastante interativas e interessantes, o tempo passa rápido.
Inserida num MIEEC que cada vez mais tem vindo a desprezar o papel da Gestão no percurso académico dos seus estudantes, a unidade curricular IOPE prova o contrário, contribuindo para a formação de um engenheiro eletrotécnico multifacetado. Ainda que um pouco extenso, IOPE apoia-se num programa interessante e cativante, conseguindo inteirar os alunos na maior parte, se não totalidade, dos conteúdos abordados; algo que apenas é possível pela organização e dedicação dos docentes que leccionam a disciplina, duas características há muito perdidas e esquecidas pela
A UC é super interessante e pertinente. As aulas são bastante interessantes pois, para além dos temas abordados serem cativantes, o Professor é excelente a todos os níveis: um excelente orador, uma pessoa com elevado domínio dos temas abordados e, acima de tudo, alguém que se interessa pelos alunos e com quem facilmente se cria uma empatia inigualável. Em termos do método de avaliação, penso que todos somos apanhados um pouco
Unidade curricular muito bem organizada. Nunca me tinha acontecido ter demasiado material de apoio.
Docente muito bom! Cadeira bem estrutura, premiando os alunos que estão atentos nas aulas! Bom método de ensino!
O modelo de aprendizagem é o melhor entre as disciplinas que tive este ano. Sendo a aula dividida em 2 partes, aprendizagem e aplicação assim como o tempo dedicado na aula seguinte a verificar os erros, é possível aprender e tirar muito boas notas. Uma sugestão: Na parte da matéria de teoria de decisão acho que beneficiava de mais algum aprofundamento na área da teoria dos jogos, (introdução de conceitos de equilíbrio de nash, paretto, .. ), acho que este conhecimento é útil e necessário na nossa área.
Foi a unidade curricular mais bem dada que tive. A densidade de matéria era enorme mas foi dada toda impecavelmente. No exame não tirei melhor nota devido ao tempo pois tinha todas as ferramentas para o fazer. Tomara todos os docentes serem como estes.
Senti sempre que a matéria foi bem transmitida
Esta UC surpreendeu-me pela positiva. Penso que a forma como é leccionada e se processa a avaliação estão muito bem estruturada. As aulas, embora de 4h (algo que, na primeira vez que se olha para o horário pode parecer
MIEM
Inquérito aos Instrumentos de Aprendizagem
Talvez o maior uso de recursos informáticos
A aula teórica tem tempo a mais para aquilo que é leccionado. Como tal, considero que a duração sa aula teórica deveria ser inferior, adequado ao tempo de aula que se tem de modo a não existir um buraco no horário dos alunos.
O facto de serem disponibilizadas as soluções das aulas práticas e dos exames representa uma mais valia para o estudo tanto para os mini-testes como para o exame. É ainda importante referir que aquando das entregas das avaliações as cotações das diversas perguntas estão todas explicitas na pauta, o que a meu ver é extremamente bom para os alunos. De maneira geral acho que a unidade curricular está extremamente bem organizada.
Tenho apenas a mencionar que se todas as disciplinas fossem leccionadas e organizadas como investigação operacional a taxa de aprovação e resultados dos alunos seriam bastante mais elevados!
Muitos parabéns aos docentes da disciplina!
Estou muito satisfeito com o método de avaliação da unidade curricular (nomeadamente os questionários no final da aula) assim como os conteúdos disponibilizados.
Nada a melhorar, a organização está óptima.
Unidade curricular muito bem organizada
A UC que mais prazer me deu estudar ao longo do curso;
Esta UC devia ser um exemplo para os chamados "docentes" de inúmeras UC deste curso, pois disponibiliza todo o material necessário para um estudo completo, sem medo que haja um taxa de aprovação elevada, que por vezes parece ser algo de mau ou errado.
Parabéns ao docentes de IO pelo método de avaliação eficaz, tanto a nível de transmissão de conhecimento, como na cativação dos alunos pela UC.
Aulas práticas em grupos criam um ambiente barulhento que na maior parte das vezes não ajuda o aluno.
O método de avaliação contínua ajuda bastante a acompanhar a matéria, porque acabamos por fazer praticamente todo o estudo ao longo do semestre e praticamente não temos de estudar p/ o exame.