A estrutura das aulas e o método de ensino e avaliação são fantásticos, e deveriam sem dúvida alguma ser implementados em grande parte das outras cadeiras. A integração no mesmo bloco da teoria, resolução de exercícios e avaliação resulta na perfeição, as aulas são interessantes e produtivas.
Acho que se deveria fazer mais vezes a correção dos quizes de avaliação distribuída, no quadro, como forma de perceber melhor aquilo que errámos, quando o professor nos chama individualmente para vermos os nossos erros.
Declarei exames de anos anteriores no campo "Muito Importante" pois considero que a exigência dos mesmos face aos exercícios das aulas é de uma realidade totalmente diferente. Promovo ainda a colocação exercícios mais complexos (envolvendo diversos temas de matéria) como parte de uma secção do caderno de exercícios e de exercícios de dificuldade acrescida. Gostei muito da cadeira!
Deveria existir uma nota minima no exame para que todos tivessem de pelo menos lá ir e a descrepancia entre as notas da avaliação distribuida e exame final é ridicula.
Embora seja um pouco cansativo achei muito recompensante o método de avaliação usado este ano e também o facto de a aula prática ser logo a seguir à teórica, podendo por em prática os conhecimentos adquiridos na teórica, o que ajuda à melhor compreensão dos conteúdos.
exame final devia ter mais questoes para distribuir melhor a cotação
Na minha opinião a cadeira está bem organizada. No entanto, na minha opinião, o nível de dificuldade dos mini-testes e do exame deveriam ser mais nivelados.
No geral considerei uma cadeira muito bem estruturada. Apesar de ter imenso conteúdo, o facto de a avaliação ser dividida em 10-10 (distribuida-exame final) ajuda o aluno a compreender melhor cada tópico e a saber aplicar em diferentes problemas.
No geral é uma Unidade curricular bem organizada. Penso que a aula semanal com micro-teste final "obriga" os alunos a estarem atentos aos temas abordados, o que facilita o estudo que é realizado mais tarde em casa. O único ponto fraco é em alguns temas os exercícios serem "repetitivos" (i.e: no caso de métodos iterativos) ou de nem sempre abordarem um leque mais variado de situações possíveis que poderemos encontrar.
O melhor método de avaliação a que estive sujeito, até ao momento, na FEUP. O facto de existirem os micro-testes incentiva os alunos a comparecerem e a estarem atentos à aula. Os exercícios práticos, por na maioria da vezes serem sobre situações reais, a nível pessoal, ajudaram-me muito na compreensão da matéria.
Os pontos mais fortes desta disciplina são sem duvida a forma de avalição dos estudantes e a capacidade dos docentes comunicarem. O ponto menos bom é o tempo seguido das aulas (4 horas), apesar de ser bem contornado com o intervalo "pra café" concedido pelos professores. Contudo, torna-se muito desgastante tanto para alunos como para professores. Para anos futuros, acho que deviam separar em duas aulas.
Uma vez que o método de avaliação é fantástico e muita gente fica aprovado à cadeira sem necessitar de ir a exame, seria de esperar que o mesmo iria ser bastante "puxado". Compreende-se, de modo a distinguir os alunos, mas quando se vê que a quantidade de negativas e a maior nota foi aproximadamente 14 valores, acho que realmente a dificuldade é exagerada. Tirando isso, espero que continuem com o excelente trabalho e é pena não se ver mais cadeiras com este método de avaliação.
MIEEC
Inquérito SIGARRA
O modelo de avaliação pareceu-me muito adequado aos objetivos da UC. Muito bom uso das TI. A organização das aulas, com uma parte fundamentalmente prática, após a introdução da teoria também me parece muito adequada. A rápido avaliação dos mini testes é positiva.
No exame, em alturas que saiam matérias sobre transportes, por exemplo, se não se conseguisse obter o quadro standard mediante aquilo que era dito no enunciado, acho que deveria ser dado um quadro alternativo, de forma a conseguir resolver as seguintes alíneas, sendo atribuída uma cotação menor, àquela que obteria quem resolvesse o exercício sem necessitar de recorrer ao quadro alternativo. Isto porque, desse modo, se não se chegar à solução da primeira alínea, e se souber resolver as seguintes, não há forma de o fazer, e são muitos valores que não se conseguem adquirir. O mesmo sistema acima descrito, poderia ser aplicado com exercícios de caminho mínimo, entre outros.
MIEM
Inquérito aos Instrumentos de Aprendizagem
A avaliação desta disciplina parece-me bastante justa. No entanto, acho que todos os alunos devem ter possibilidade de realizar todos os exercicios de avaliação semanais. Compreendo (e concordo) que os alunos devam fazer essa avaliação na sua turma prática mas, no caso de a falta ser devidamente justificada, deveria poder realizar essa mesma avaliação numa outra turma práctica.
A cadeira e modo de avaliação estão muito bem estruturados, pois implicam um estudo contínuo ao longo do semestre, preparando-nos melhor para o estudo para o exame
A forma de avaliação da cadeira é muito boa, visto que o conteúdo é muito grande, seria difícil ser avaliada somente com um exame final.
Os exercícios de avaliação semanal forçam os alunos irem estudando os conteúdos durante o semestre e interiorizar melhor. Gostei muito.
Acho que os grupos da parte prática deviam rodar, porque existiam grupos que todos iam com os exercícios feitos e depois ficavam a falar a aula toda, esperando a ficha.
As mini-avaliações durante as aulas são um bom método de manter a matéria em dia uma vez que existe uma recompensa muito significativa caso se obtenham bons resultados nas mesmas.
Aulas teóricas mais curtas e orientadas para a resoluçao de exercícios poderiam contribuir para uma maior assistência por parte dos alunos. Pelo menos comigo, a partir da primeira hora torna-se difícil concentrar-me e não aproveito a segunda metade da aula (mais importante), pelo que deixei de ir
Considero que os métodos de ensino e de avaliação são os mais adequados para esta disciplina.
Queria agradecer pelo empenho que os docentes desta disciplina demonstraram na sua organização. Foi um prazer ser aluno de Investigação Operacional.
Na minha opinião penso que a dificuldade entre os exercícios das aulas e da prova de exame deviam ser melhor equilibrados. Fora esse aspecto, os meus parabéns à equipa docente pelo material que disponibiliza para a disciplina e pelo modo de avaliação contínuo que é dos poucos que efectivamente retribui o esforço dos alunos ao longo do semestre, e não se limita a um exame no fim de semestre.
Na minha opinião, o facto de existirem avaliações todas as semanas foi muito importante por um lado para estar a par sempre da matéria e por outro para me fazer chegar ao exame já com uma nota segura.
Na minha opinião, seria mais rigoroso desequílibrar as percentagens relativas ao peso do exame e da avaliação distribuída no sentido de subir importância do exame.
Um ponto forte relevante será atribuído à realização de uma fichinha no final de cada aula, sem dúvida que se trata de uma boa preparação para o exame e estudo contínuo da unidade curricular.
Os exercícios de avaliação semanais e os exames e exercicios resolvidos foram o principal factor para o sucesso na disciplina.
Os testes em todas as aulas práticas são muito vantajosos no final de cada aula, pois obriga a um estudo prévio teorico e a pratica durante a aula é a melhor combinação .