Queremos uma U. Porto de referência nacional e internacional no sistema científico, tecnológico, cultural, de ensino-aprendizagem que acolha as identidades culturais e patrimonialistas, que acomode atividades de criação e inovação realizadas pelos docentes, investigadores, estudantes e todos os membros da Universidade, promova a ciência cidadã e aberta, com relevância para a construção social de processos identitários, sentimentos de pertença, bem-estar e de compromisso com a nossa Universidade.
Para o efeito, propomos as seguintes medidas:
MAIS IDENTIDADE U.PORTO - Reforço da identidade e da marca U. Porto interna e externamente, promovendo o/a:
Desenvolvimento de uma institucionalização mais coesa e ágil, assente na diversidade, transversalidade e no potencial das Unidades Orgânicas, de Investigação e Interface, respeitando a sua autonomia.
Reforço da identidade U. Porto, através da coordenação, comunicação e partilha de conhecimento e informação global sobre a instituição, de forma sistemática e de acesso amigável.
Fomento de plataformas e mecanismos que estimulem a interação entre docentes e investigadores, potenciando a partilha de infraestruturas e de competências.
Criação de sinergias entre docentes e investigadores de diferentes Unidades Orgânicas que permitam novas oportunidades de ciclos de estudo transdisciplinares.
Articulação simples e funcional com o tecido empresarial e a sociedade, gerando-se um fluxo constante de diálogo e transferência de conhecimento.
Criação de políticas ativas de sustentabilidade, diversidade, responsabilidade e inclusão social.
Reforço das políticas sociais dirigidas à comunidade U.Porto.
Promoção das identidades culturais, artísticas e patrimonialistas da U.Porto.
Intervenção ativa junto da tutela, com capacidade efetiva de influenciar a formulação e implementação de políticas públicas.
MAIS EMPENHO - Melhoria das condições de ensino-aprendizagem, investigação e de trabalho, promovendo o/a:
Rejuvenescimento e valorização de todas as carreiras e categorias profissionais; fomento de estratégias de recrutamento para a renovação geracional.
Eliminação da precariedade dos vínculos laborais na U. Porto, presentes, em particular, na carreira de investigador.
Melhoria das condições de trabalho, nomeadamente dos espaços físicos, equipamentos e mobiliário.
Requalificação de infraestruturas, renovação e expansão do Campus.
Melhoria do alojamento estudantil, dos serviços sociais, de apoio à saúde mental e bem-estar da comunidade U.Porto.
Promoção de uma U.Porto digitalmente avançada nos processos de ensino/aprendizagem e no seu funcionamento institucional.
Reforço em todas as Unidades Orgânicas dos serviços de apoio a projetos e à preparação de candidaturas a programas de financiamento.
Identificação de referências padrão com vista à promoção de melhores práticas de gestão e do posicionamento relativo das unidades orgânicas e centros de investigação e de interface, em termos de recursos e objetivos estratégicos da U. Porto.
Reforço da responsabilidade social e das políticas de conciliação entre trabalho e família.
Reforço das respostas sociais e das metodologias de ensino-aprendizagem destinadas a estudantes com necessidades educativas diferenciadas.
Promoção de uma cultura de proximidade com a comunidade U. Porto, em particular com a comunidade estudantil, e de atenção às suas necessidades.
MAIS INTERNACIONALIZAÇÃO- Elevar os níveis de internacionalização:
Estímulo da mobilidade de docentes, investigadores, pessoal técnico, especialista, de gestão e estudantes.
Reforço das relações com Universidades dos países de Língua Portuguesa e de outras regiões do mundo, em particular do Sul global.
Reforço das parcerias e redes internacionais de investigação e ensino.
Atrair e reter talento internacional.
JUNTOS POR UMA UNIVERSIDADE DE FUTURO, FOCADA NA VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS, NA QUALIDADE DA INVESTIGAÇÃO, ENSINO, TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO E GOVERNAÇÃO DA U.PORTO!