DEZEMBRO/2025
DEZEMBRO/2025
DIPES informa
Informativo mensal da Diretoria de Pesquisas Sociais/Fundaj
EVENTOS DA DIPES
IV Seminário Pernambucano sobre Natalidade e Mortalidade: reflexões sobre natalidade e anomalias congênitas
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), sediou o IV Seminário Pernambucano sobre Natalidade e Mortalidade. O evento, uma iniciativa da pesquisadora Cristine Bonfim (Dipes/Fundaj), debateu o tema “Reflexões sobre natalidade e anomalias congênitas” e contou com a presença da presidenta Márcia Angela Aguiar e da coordenadora-geral do CEDIST, Edneida Cavalcanti. O seminário apresentou dados de pesquisas nacionais e estaduais, como o estudo Nascer no Brasil, da Fiocruz, além de análises sobre a transição da fecundidade e o perfil das anomalias congênitas.
Fonte: https://www.instagram.com/@Fundajoficial
PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS
Emergência Climática, Preservação e Desenvolvimento no Nordeste
O evento “Emergência Climática, Preservação e Desenvolvimento no Nordeste”, promovido pela Fundação Perseu Abramo, contou com a participação da Fundaj como uma das instituições organizadoras. A fundação foi representada pela pesquisadora Edneida Cavalcanti, coordenadora-geral do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes). A discussão promoveu uma reflexão qualificada sobre as especificidades da região diante da crise climática, buscando caminhos para um modelo de desenvolvimento que concilie preservação ambiental, inclusão social e crescimento econômico sustentável.
Fonte: https://www.instagram.com/@Fundajoficial
I Seminário Educação Integral e em Tempo Integral: Concepções de educação em disputa
O Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI), associação entre a Fundaj e a UFRPE, realizou seu seminário anual de encerramento do ano letivo entre os dias 9 e 11 de dezembro, no Campus Derby. Com o tema “Nas trilhas da democracia: políticas e práticas para subverter o pensamento hegemônico neoliberal, ampliar os direitos e combater as discriminações”, o evento reforçou a importância de enfrentar desigualdades e discriminações de raça, gênero, religião, entre outras, defendendo políticas baseadas em valores afro-indígenas para a construção de uma sociedade mais justa.
O pesquisador da Dipes, Maurício Antunes, vice-coordenador do PPGECI, destacou a relevância do programa, que, em 11 anos, formou mais de 200 educadores. Também participaram os pesquisadores vinculados à Dipes: Cibele Rodrigues e Carlos Augusto Sant’Anna. O evento foi aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, e ofereceu certificado para participantes com, no mínimo, 75% de presença.
Fonte:Facebook/Fundaj
Oficina sobre projetos na formação em educação ambiental de Pernambuco
A pesquisadora Solange Coutinho, da Dipes, ministrou a oficina de elaboração de projetos para a Formação Continuada em Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Pernambuco (Seduc-PE). A atividade, realizada a convite da Seduc, integrou a programação do evento "Educar para a Justiça Socioambiental pela Educação Formal e Não Formal". A participação da pesquisadora da Fundaj contribuiu para a capacitação de educadores em práticas pedagógicas voltadas para a justiça socioambiental.
Fonte: Instagram/@Fundaj
Combate à Desertificação: Resiliência Climática e Prosperidade no Semiárido
A Fundaj foi representada pela coordenadora-geral do Cedist/Dipes, Edneida Cavalcanti, no evento nacional “Combate à Desertificação – Resiliência Climática e Prosperidade no Semiárido”, realizado em Brasília. Na abertura do evento, a pesquisadora representou oficialmente a presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar. Além disso, moderou debates técnicos e participou do lançamento do Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação (PAB-Brasil 2025–2045), do qual a Fundaj integra a equipe de coordenação responsável pela elaboração.
Fonte: Instagram/@Fundaj
Políticas públicas e transição energética: debates sobre desenvolvimento e impactos socioambientais no Nordeste
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) promoveu, no dia 9 de dezembro, a palestra "Políticas Públicas, Desenvolvimento e Transição Energética", com o professor Gil Célio de Castro Cardoso (UFC). O evento, realizado no Campus Derby da Fundaj, discutiu os caminhos e os desafios para uma transição energética justa no Brasil, com ênfase no avanço da energia eólica no Nordeste e na avaliação de seus impactos socioambientais. O pesquisador da Dipes, Diogo Helal, atuou como mediador do debate, destacando a importância do contato dos discentes, já no primeiro semestre, com especialistas de diversas regiões do país.
Fonte: Instagram/@Fundaj
Participação em encontro estadual de laboratórios multiusuários
A pesquisadora Viviane Toraci, coordenadora do MultihLab, da Fundaj, representou a instituição no encontro promovido pela Facepe com coordenadores dos 54 Laboratórios Multiusuários de Pernambuco. No evento, realizado em 11 de dezembro, houve o compartilhamento de experiências entre os laboratórios contemplados nos editais de fomento de 2024 e 2025.
Fonte: Instagram/@Facepe
Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados 2025
A Fundaj foi representada na Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE 2025) pelos pesquisadores Wilson Fusco e Darcilene Gomes. O evento, promovido pelo IBGE, ocorreu em Salvador (BA), entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2025, e teve como foco a discussão do novo Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas do Brasil. A participação da coordenadora Darcilene Gomes e do pesquisador Wilson Fusco, que apresentou trabalho no painel “Emigração Internacional Brasileira”, contribuiu para o fortalecimento da cooperação técnica entre a Fundaj e o IBGE, ampliando as perspectivas de projetos conjuntos voltados ao desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências.
Fonte:SEI
PRÊMIOS
Pesquisadores da Dipes conquistam Prêmio Paul Singer 2025
A Fundaj foi agraciada com o Prêmio Paul Singer 2025, concedido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). A premiação foi atribuída aos pesquisadores da Dipes Carolina Beltrão, Sergio Kelner e Isabel Raposo, em coautoria com o bolsista João Godoy, pelo artigo "Programa Renda Que Fica: uma integração do Programa Bolsa Família e moedas sociais".
O estudo, realizado em cinco municípios nordestinos, identificou o "vazamento" de recursos do Bolsa Família para centros urbanos maiores, em razão da baixa densidade comercial local. Como solução inovadora, a pesquisa propõe a integração do programa social com moedas sociais, visando reter e circular os recursos nas economias locais, e fortalecer o desenvolvimento territorial.
Fonte: Instagram/@Fundaj
PÓS-DOUTORADO NA DIPES
Pesquisadora selecionada pelo CNPq inicia pós-doutorado sobre migração qualificada em Pernambuco
A partir de janeiro de 2026, a Dipes receberá a pesquisadora Maria Melo para a realização de um estágio de pós-doutorado, com o projeto intitulado “Vinte anos de interiorização do ensino superior em Pernambuco: conexões entre migração qualificada e desenvolvimento regional”. O projeto será supervisionado pelo pesquisador Wilson Fusco e financiado pelo CNPq (Chamada nº 49/2024 – PDJ). A pesquisa, que alia análise demográfica, geoprocessamento e métodos qualitativos, está diretamente alinhada às linhas de investigação da Dipes sobre dinâmica populacional e desenvolvimento regional.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Confraternização Pibic - Ensino Médio
A confraternização do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio da Fundaj foi marcada por um clima de integração e convivência entre bolsistas e orientadores. O encontro proporcionou um momento de descontração, com a realização de jogos e atividades que favoreceram a interação e a troca de experiências entre os participantes.
Como atividade lúdica, foi realizada a dinâmica do “caça ao tesouro”, idealizada e conduzida pela bolsista Maria Eveling, em parceria com a orientadora Viviane Toraci, contribuindo para o engajamento e a participação coletiva do grupo. Os bolsistas foram estimulados a percorrer todo o campus de Apipucos para encontrar as pistas, reforçando assim o conhecimento sobre o trabalho realizado pelos diferentes setores da instituição.
Também estiveram presentes os(as) orientadores(as) Zarah Lira, Darcilene Gomes e Marcos Lucena, fortalecendo o caráter formativo e institucional do encontro.
Fonte: PIBIC
A inteligência artificial generativa foi utilizada como recurso de apoio na fase de edição final deste informativo, contribuindo com ajustes de coesão, gramática e ortografia.