NOVEMBRO/2025
NOVEMBRO/2025
DIPES informa
Informativo mensal da Diretoria de Pesquisas Sociais/Fundaj
EVENTOS DA DIPES
III Seminário “Qual Brasil voltou?”
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), realizou no dia 25 a terceira edição do seminário "Qual Brasil voltou?", dedicado a debater os resultados do Censo de 2022. O diretor da Dipes, Wilson Fusco, compôs a mesa de abertura do evento, que reuniu especialistas de diversas instituições. Os debates destacaram que o salário mínimo permanece como central na economia, com 68% da população ocupada ganhando até dois pisos salariais, e aprofundaram-se nas persistentes desigualdades de renda no mercado de trabalho. O seminário reforçou a importância da análise contínua dos dados e da cooperação entre instituições para orientar políticas públicas.
Fonte: https://www.instagram.com/@Fundajoficial
Governança e acesso na pesca costeira e marinha: o caso de Bragança (PA)
Nos dias 27 e 28 de novembro, a Dipes promoveu duas apresentações com a pesquisadora Lol Dahlet, do Centro Leibniz de Pesquisa Marinha Tropical (ZMT, Alemanha) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), que compartilhou os resultados de sua tese, coorientada no Brasil por Roberta Barboza, coordenadora da Coordenação de Apoio à Pesquisa (Coape), da Dipes.
Os eventos, realizados na UFRPE e na UFPE, abordaram o tema “Governança e acesso na pesca costeira e marinha: o caso de Bragança, PA/Brasil”. Na ocasião, foram apresentados resultados de uma pesquisa sobre os impactos socioterritoriais na pesca artesanal paraense.
Fonte: https://www.instagram.com/@Fundajoficial
PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS
V Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as)
O pesquisador Carlos Augusto Sant'Anna Guimarães representou a Fundaj no V Congresso Nordestino de Pesquisadores(as) Negros(as), realizado de 3 a 7 de novembro, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador.
Além de coordenar o Simpósio Temático 38, que discutiu a atuação do Estado e da sociedade civil negra nas políticas raciais brasileiras, o pesquisador participou como coautor em dois trabalhos aprovados: um sobre a atuação dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) na promoção da educação étnico-racial, e outro acerca das comissões de heteroidentificação no Nordeste.
Fonte: https://www.lab39.eventos.dype.com.br/copenenordeste2025/
I Seminário discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPGCS/UFRPE
O I Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRPE (PPGCS/UFRPE) contou com a participação da Fundaj, reforçando a parceria e o diálogo acadêmico entre as instituições. A pesquisadora Darcilene Gomes coordenou o GT “Trabalho em crise: transformações e resistências nas sociedades contemporâneas”. Já a mesa de encerramento do seminário, com o tema “Educação e avanço do neoliberalismo”, que debateu os impactos dessa agenda na Educação e nas Ciências Sociais, também teve a participação de Darcilene Gomes, além da pesquisadora Cibele Rodrigues, ambas como palestrantes.
Fonte: Instagram/@Fundaj
Congresso da Associação Brasileira de Editores Científicos
A pesquisadora Alexandrina Saldanha Sobreira de Moura representou a Fundaj no ABEC Meeting 2025, realizado de 4 a 7 de novembro, em João Pessoa (PB). O evento, que celebrou os 40 anos da Associação Brasileira de Editores Científicos, reuniu profissionais da área para debater inovações e desafios relacionados à publicação acadêmica.
Na qualidade de editora da Revista Ciência & Trópico, periódico científico da Fundaj, a pesquisadora participou das atividades do congresso, que abordaram temas centrais para a editoria científica contemporânea, como ética editorial, combate a periódicos predatórios, ciência aberta e o uso de inteligência artificial nas publicações científicas.
XIV Seminário Internacional da Rede Estrato
O XIV Seminário Internacional da Rede EstratO, realizado na Universidade do Estado da Bahia entre 11 e 14 de novembro de 2025, reuniu estudiosos latino-americanos para debater o trabalho docente na região. Entre as apresentações dos pesquisadores da Fundaj, destacaram-se: o estudo sobre políticas de formação na educação infantil, de Patrícia Simões; a investigação comparativa sobre a orientação de trabalhos acadêmicos no ensino superior no Brasil e em Portugal, de Zarah Lira; a análise sobre a institucionalização da UAB na Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, apresentada por Cibele Rodrigues; a discussão sobre os desafios da docência e da maternidade, em coautoria com Anna Clésia Nunes; e a reflexão sobre as comissões de heteroidentificação, apresentada por Carlos Augusto Guimarães.
A pluralidade das pesquisas apresentadas reforçou o papel central da Fundaj na produção de conhecimento científico e no debate sobre políticas públicas educacionais no Brasil.
Fonte: https://redeestrado.uneb.br
I Seminário sobre Ensino de Antropologia na Educação Básica
O I Seminário sobre Ensino de Antropologia na Educação Básica, promovido pelo Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (Profsocio), no dia 19 de novembro, contou com a participação dos pesquisadores da Dipes Pedro Silveira e Allan Monteiro em sua programação.
Realizado no Campus Apipucos e aberto ao público, o seminário promoveu uma reflexão coletiva sobre o ensino de Antropologia, reunindo professores e pesquisadores de diferentes instituições para compartilhar experiências e discutir práticas que aproximam a escola da universidade.
Fonte: Instagram/@Fundaj
Recepção à professora Hildete Pereira de Melo
A pesquisadora e coordenadora do Cecim, Darcilene Gomes, participou da recepção à professora Hildete Pereira de Melo, que esteve na Fundaj, no dia 11 de novembro, para ministrar uma aula no mestrado em Políticas Públicas.
Reconhecida como uma das principais economistas em atividade no país, Hildete tem sua trajetória marcada por pesquisas de grande relevância sobre o setor de serviços e o trabalho doméstico, entre outros temas, sendo também uma das referências mais importantes da economia feminista no Brasil.
Fonte: Instagram/@Fundaj
Palestra sobre Inovação Social
No dia 3 de novembro, a Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj promoveu a palestra “Inovação Social e Políticas Públicas”, ministrada pela professora da USP Andrea Rodrigues, com mediação da pesquisadora da Dipes Carolina Medeiros. Também representaram a Dipes no evento a pesquisadora Beatriz Mesquita, além de Diogo Helal e Sérgio Kelner, ambos integrantes do Núcleo de Inovação Social em Políticas Públicas (NISP).
Fonte: Instagram/@Fundaj
REDES E PARCERIAS
Fortalecimento de parceria entre IBGE e Fundaj
A Fundaj recebeu a visita da assessora especial do IBGE, Marcia Carneiro, dando continuidade às tratativas para a instalação da Casa Brasil/IBGE nas dependências da Fundação.
Desde o início da atual gestão, a Dipes tem se empenhado em fortalecer a parceria entre Fundaj e IBGE. Como instituição que atua tanto como usuária quanto produtora de dados, a Fundaj vem estreitando seus laços com o IBGE por meio da realização conjunta de eventos, pesquisas e iniciativas de qualificação, ampliando o intercâmbio técnico e científico entre as duas instituições.
A inteligência artificial generativa foi utilizada como recurso de apoio na fase de edição final deste informativo, contribuindo com ajustes de coesão, gramática e ortografia.