AGOSTO/ 2025
AGOSTO/ 2025
DIPES informa
Informativo mensal da Diretoria de Pesquisas Sociais/Fundaj
V ESCOLA DOUTORAL
Políticas Educacionais e Trabalho Docente: Diálogo entre o Sul e o Norte
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio de sua Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), realizou entre 25 e 29 de agosto de 2025 a V Escola Doutoral Internacional "Políticas Educacionais e Trabalho Docente: Diálogo entre o Sul e o Norte" no Campus Derby. O evento, organizado em parceria com o INCT-Gestrado/UFMG, reuniu pesquisadores, docentes e estudantes de diversos países para cinco dias de intenso intercâmbio acadêmico. A programação incluiu oficinas temáticas, conferências internacionais, mesas-redondas e atividades culturais, abordando temas como políticas docentes, financiamento educacional, diversidade e governança digital. A equipe da Fundaj, incluindo as pesquisadoras Cibele Rodrigues, Patrícia Simões e Zarah Lima, esteve à frente da organização local, com participação destacada da presidenta Márcia Angela Aguiar. O evento reforçou o compromisso da Fundaj com a produção de conhecimento crítico e o diálogo global em educação, consolidando-se como importante espaço de discussão acadêmica entre o Norte e o Sul global.
Fonte:https://www.gov.br/fundaj/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias-1/fundaj-promove-evento-para-debater-politicas-publicas-de-educacao-e-trabalho-docente
ABET
Vice-presidência da ABET é ocupada por pesquisadora da Fundaj
A pesquisadora Darcilene Gomes, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), foi eleita vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). A entidade, fundada em 1989, reúne especialistas de diversas áreas do conhecimento para promover debates e pesquisas multidisciplinares sobre o mundo do trabalho no Brasil.
Coordenadora-geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim) da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj, Darcilene integra o corpo de pesquisadores da instituição desde 2007. Em sua declaração, a economista destacou que a vice-presidência representa um compromisso com o fortalecimento do diálogo acadêmico e social, além de abordagens multidisciplinares voltadas à superação das desigualdades.
Fonte: https://www.instagram.com/@Fundajoficial
JORNADA DA TERRA 2025
II Seminário Ecologia, Espiritualidade e Política
O II Seminário Ecologia, Espiritualidade e Política marcou o encerramento da Jornada da Terra 2025 e reafirmou o compromisso da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em promover o diálogo entre saberes ancestrais, científicos e comunitários na construção de futuros sustentáveis e descolonizados. Realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no campus Gilberto Freyre (Recife), o seminário foi fruto da parceria entre a Fundaj e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Com o objetivo de fortalecer redes e iniciativas comunitárias, a Jornada da terra organizou uma programação que reuniu povos originários, representantes de religiões de matriz africana e movimentos sociais, incentivando a partilha de conhecimentos e a escuta de diferentes modos de existência.
O evento destacou a valorização das experiências de resistência e regeneração diante da crise climática. A programação contou com duas mesas temáticas e rodas de conversa na Sala Calouste Gulbenkian, além de oferecer participação gratuita e certificação aos inscritos no credenciamento.
Fonte: https://www.instagram.com/@Fundajoficial
EDUCAÇÃO INFANTIL
Reunião Ampliada do FEIPE 2025 em defesa da educação infantil
As pesquisadoras Juceli Bengert e Patrícia Simõesda Dipes, participaram da Reunião Ampliada do Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco (FEIPE 2025). O encontro teve como tema “Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade na Educação Infantil: Diálogos sobre a Avaliação da Educação Infantil” e reuniu especialistas, gestores e representantes da sociedade civil para discutir caminhos e estratégias voltados ao fortalecimento das políticas públicas na área. A participação da Dipes reforça o papel da Fundaj na produção de conhecimento e na articulação de debates em defesa da educação infantil de qualidade e equitativa.
Pesquisas da Dipes aprovadas em Edital do CNPq
Dois projetos de pesquisadores da Fundaj foram aprovados na chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 44/2024.
A pesquisa coordenada pelo pesquisador Diogo Henrique Helal investiga a apropriação cultural, a mercantilização e a musealização de ex-votos nordestinos, analisando os impactos desse processo para artesãos e para as políticas públicas. O trabalho conta com a participação da pesquisadora Cátia Lubambo e de especialistas da UFPE, UFCA, UFAL, Ibram e MinC, com foco nas áreas de Administração e Museologia.
A pesquisa do professor Joanildo Albuquerque Burity tem como objetivo analisar as representações, os valores e as práticas da juventude em sua relação com o conservadorismo no Brasil. A equipe reúne pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa de diversos estados brasileiros, além de um colaborador de instituição europeia.
MEIO AMBIENTE
Etapa pernambucana da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com palestra e oficina na programação
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizou, no dia 6 de agosto, em comemoração ao Dia Estadual da Educação Ambiental, uma palestra e oficina direcionadas a professores e técnicos das escolas participantes da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento ocorreu no município de Sairé, no Agreste pernambucano, e contou com a participação de 98 educadores.
As atividades foram conduzidas pela pesquisadora Solange Coutinho, do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj. Pela manhã, Coutinho ministrou a palestra “Elaboração de Programas e Projetos de Educação Ambiental”, seguida de oficinas teóricas e práticas sobre a construção de propostas relacionadas a questões ambientais.
Os educadores representaram os 113 projetos integrantes da etapa estadual da conferência. Ao final do evento, na fase prática da oficina, eles apresentaram seus trabalhos, reforçando o compromisso da Fundaj com a formação técnica e a promoção de ações sustentáveis no ambiente educacional.
Fonte: https://www.instagram.com/@Fundajoficial
Debate sobre resistências ao extrativismo na XV RAM
O pesquisador Pedro Castelo Branco Silveira (DIPES/Fundaj) participou no dia 8 de agosto da mesa "Resistências e ressurgências multiespécies nas paisagens das águas diante das práticas extrativistas" na XV Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). O debate reuniu especialistas de instituições nacionais e internacionais para discutir alternativas ao modelo extrativista, com foco em práticas de comunidades tradicionais.
Silveira destacou como a pesca artesanal, a mariscagem e a agroecologia constituem "territórios-corpos de refúgio mais-que-humanos", enfatizando a gestão compartilhada de recursos e novas relações éticas com o ambiente. A participação reforça o compromisso da Fundaj com pesquisas engajadas em alternativas ecossociais para a América Latina.
O licenciamento na ponta: repercussão e consequências do PL da devastação (Projeto de Lei 2.159/2021)
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizou a pesquisa "Descentralização da gestão ambiental: um estudo sobre licenciamento ambiental municipal em municípios costeiros", conduzida pela pesquisadora Beatriz Mesquita Pedrosa Ferreira e pela bolsista Kaylanne Belo Damião da Silva (PIBIC/Fundaj). O estudo analisou os desafios da descentralização do licenciamento ambiental, em resposta ao debate nacional sobre o PL 2.159/2021.
A equipe da Fundaj organizou e divulgou informações técnicas acessíveis sobre a tramitação legislativa e seus impactos, reforçando o papel do licenciamento como instrumento de mediação entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental. A iniciativa destacou o compromisso institucional com a produção de conhecimento aplicado e a democratização de informações para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: www.gov.br/fundaj/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias
CURSOS E CAPACITAÇÕES
Videoaulas para capacitação no uso de geotecnologias nas Ciências Sociais
Uma série de videoaulas gratuitas sobre geotecnologias aplicadas às ciências sociais foi disponibilizada pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O material, produzido pelo Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (CIEG), está disponível no canal do CIEG/Fundaj no YouTube.
O material é um dos produtos do contrato firmado com a UNESCO, no âmbito de um projeto Prodoc. Ministradas pela geógrafa Maria das Neves Melo, doutora pela Universidade de Lisboa, as aulas focaram no uso do software QGIS para análise espacial de dados sociais, abrangendo desde conceitos básicos até a criação de mapas temáticos.
A iniciativa integra as ações de reabilitação e fortalecimento do CIEG, previstas no contrato, e reforça o compromisso da Fundaj com a difusão científica e a formação técnica de pesquisadores(as), estudantes e gestores(as) públicos(as).
Acesse a playlist completa das videoaulas:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLDVHZferw2DB524t7BFIVipk1ZZSgshzp
A inteligência artificial generativa foi utilizada como recurso de apoio na fase de edição final deste informativo, contribuindo com ajustes de coesão, gramática e ortografia.