OUTUBRO / 2025
OUTUBRO / 2025
DIPES informa
Informativo mensal da Diretoria de Pesquisas Sociais/Fundaj
DIPES NA BIENAL
XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
A participação da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) no estande da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco teve início no sábado, 4 de outubro, com uma programação voltada a lançamentos editoriais. A abertura destacou o livro Política da Natureza, de Caio Menezes, e a obra Pecúlio, de Jorge Filó, com mediação da pesquisadora Edneida Cavalcanti.
No domingo, 5 de outubro, a programação teve início com uma ativação da Revista Coletiva. No período da tarde, ocorreu uma roda de conversa sobre o tema “Educação Climática e Desertificação”, que contou com a participação das pesquisadoras Solange Coutinho e Edneida Cavalcanti, além de especialistas de universidades e de projetos sociais.
Nos dias 6 e 7 de outubro (segunda e terça-feira), as atividades prosseguiram com a roda de conversa “Laboratório de Avaliações: uma abordagem baseada na pesquisa-ação”, que abordou metodologias de pesquisa e contou também com o lançamento do livro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: uma abordagem multidisciplinar, organizado por Cecília P. Alves Costa.
As atividades foram mediadas pela pesquisadora Darcilene Gomes.
Na quarta-feira, 8 de outubro, a tarde dedicada à temática feminina contou com a participação de Andrea Campos, pesquisadora em estágio de pós-doutorado supervisionado na Dipes, em uma roda de conversa sobre “Mulher, Literatura e Psicanálise”.
Ao final da tarde de quarta-feira, ocorreu mais uma roda de conversa com o tema “Territórios do Corpo, Territórios da Palavra”, mediada pela pesquisadora Edneida Cavalcanti. O evento reuniu pesquisadoras de instituições como a UFRPE, a Casa da Mulher do Nordeste (CMN) e o Núcleo Jurema para discutir o corpo como espaço político de resistência feminina.
Segundo Edneida Cavalcanti, coordenadora do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territórios da Fundaj, a ação nos territórios envolve tanto a dimensão intelectual quanto a corporal, em uma iniciativa que surgiu a partir de parcerias entre a Fundaj e outras instituições.
A quinta-feira, 9 de outubro, foi marcada pela participação da pesquisadora Viviane Toraci e do egresso do ProfSocio o Professor João Pedro Lyra, com a partilha de pesquisas sobre “Sociologia do Digital: HQ Diálogo com Algo’s” e a experiência da MultiHLab – “Tecnologias da Virada”, que explorou uma narrativa audiovisual a partir do uso de fotografias do acervo da Fundaj e de recursos de Inteligência Artificial.
O lançamento do livro Genealogia da mulher pernambucana: das origens à primeira metade do século XX, de Andrea Almeida Campos, pesquisadora em estágio de pós-doutorado supervisionado na Dipes, integrou a programação da sexta-feira, 10 de outubro. A obra, que apresenta trajetórias de mulheres que marcaram a história de Pernambuco, foi lançada em uma roda de conversa com a participação da autora e mediação da pesquisadora Alexandrina Sobreira.
Os dois últimos dias da Bienal, sábado e domingo, 11 e 12 de outubro, contaram com a apresentação da ação da MultiHLab – “Trajetórias de Jovens Estudantes: uma experiência imersiva com realidade virtual”, coordenada pela pesquisadora Viviane Toraci, com a participação das estudantes Débora Freitas, Isadora Menezes e Juliana Oliveira.
Fonte: https://www.instagram.com/@Fundajoficial
EVENTOS DA DIPES
Ação “Quero ser Cientista” na Semana de Ciência e Tecnologia
A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi celebrada pela Fundaj nos dias 21 e 22 de outubro, com o evento “Quero ser Cientista”, coordenado pela pesquisadora Viviane Toraci. Realizado no Auditório Benício Dias, o encontro reuniu mais de 130 estudantes por dia da Escola Municipal Professor Nilo Pereira.
Os alunos participaram ativamente das rodas de conversa que contaram com a presença da presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, das pesquisadoras Darcilene Gomes, Cristine Bonfim e Beatriz Mesquita, além de Roberta Sá Leitão e Luana Santos, da Coordenação de Apoio à Pesquisa (Coape).
Por meio do compartilhamento de trajetórias profissionais e pessoais em diferentes áreas das Ciências Sociais, a iniciativa ressaltou o papel da Fundaj na popularização da ciência entre jovens estudantes da rede pública.
Fonte: https://www.instagram.com/@Fundajoficial
VIII Jornada de Estudos das Infâncias
A Fundaj promoveu, nos dias 23 e 24 de outubro, a VIII Jornada de Estudos das Infâncias, realizada no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte. O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisas Infância e Educação na Contemporaneidade (GPIEDUC) e coordenado pelas pesquisadoras Patrícia Simões e Juceli Bengert, teve como tema central “Tempos e Espaços na Contemporaneidade: aceleração e confinamento das infâncias”.
A programação contou com mesas-redondas, vivências culturais, painéis de discussão e lançamentos de livros. No primeiro dia, as atividades incluíram uma vivência cultural de capoeira, uma mesa de abertura com a presença de crianças e três painéis temáticos que abordaram diferentes perspectivas sobre as infâncias. Também houve sessão de pôsteres e lançamento de obras especializadas.
No segundo dia, a programação teve início com uma contação de histórias, seguida de uma mesa intitulada “Infâncias na Pesquisa Social: crianças co-construtoras do conhecimento”, com a participação de pesquisadores de universidades federais. O evento foi encerrado com dois painéis adicionais e uma mesa final sobre “Bebês, Crianças e a Educação Infantil”, consolidando o caráter multidisciplinar do encontro, que reuniu pesquisadores, gestores, professores e crianças em reflexões sobre educação e infâncias na contemporaneidade.
Fonte: Instagram/@Fundaj
Palestra “Soberania e lealdade: o poder ambíguo do povo de Deus”
O Laboratório de Estudos de Religião e Política, coordenado pelo pesquisador da Dipes Joanildo Burity, promoveu, na quinta-feira (2 de outubro), um debate sobre a relação entre religião e política. O evento contou com a palestra “Soberania e lealdade: o poder ambíguo do povo de Deus”, ministrada pelo Dr. Rudolf von Sinner, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e referência nacional em Teologia Pública.
A atividade foi realizada às 14h, na Sala Gilberto Osório, no Campus Anísio Teixeira, em Apipucos.
Fonte: https://www.instagram.com/@Fundajoficial
PESQUISA DE CAMPO
Artesanato no Nordeste Hoje
Entre os dias 8 e 11 de outubro de 2025, a Fundaj realizou trabalho de campo em Natal (RN) para a pesquisa “Artesanato no Nordeste Hoje”. A equipe, coordenada pelo pesquisador Diogo Helal, conduziu grupos focais com gestores e artesãos do PROARTE na SETHAS-RN e visitou feiras de artesanato.
Os resultados preliminares indicam que as políticas voltadas ao artesanato potiguar privilegiam a comercialização e a lógica de mercado, dedicando menor atenção à preservação dos saberes tradicionais e à valorização simbólica da atividade. O registro documentou as ações de campo para a continuidade da pesquisa.
Fonte: Coordenação da pesquisa.
PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS
Fundaj no REC'n'Play
Coordenado pela pesquisadora Viviane Toraci, o MultiHlab, laboratório da Fundaj, marcou presença no Rec’n’Play 2025, realizado de 15 a 18 de outubro, no Armazém 14, no Recife Antigo. O laboratório promoveu a oficina “multiHexperiências”, voltada para professores de Ciências Humanas, e apresentou a experiência imersiva “Trajetórias de Jovens Estudantes”, com uso de realidade virtual.
A programação incluiu ainda uma mesa-redonda com os pesquisadores Leonardo Nascimento (UFBA), Danielle Sanches (FGV/Rio) e a própria Viviane Toraci (ProfSocio/Fundaj), mediada por João Pedro Lyra (Seduc/PE), que discutiram o tema “Que humano é esse? Contribuições das Humanidades Digitais para pensar as inteligências”.
As atividades destacaram a atuação da Fundaj na integração entre tecnologia, educação e pesquisa social durante o festival de inovação.
Fonte: Instagram/@Fundaj
XI Congresso Nacional de Educação
Pesquisadores da Fundaj participaram do XI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), realizado de 3 a 5 de outubro de 2025, em Olinda (PE). A delegação foi composta por Darcilene Gomes, Cibele Rodrigues e Marcos Lucena, além do bolsista PIBIC/CNPq Marcos Vinícius Santos de Almeida.
Durante o evento, a equipe apresentou artigos e resultados de pesquisas desenvolvidas na instituição, promoveu networking e discutiu possibilidades de colaborações futuras. A participação reforçou o papel da Fundaj na produção e divulgação científica na área da educação.
Simpósio de Combate à Desertificação
O Simpósio de Combate à Desertificação, "Soluções para a crise ambiental em territórios em transformação", realizado nos dias 30 e 31 de outubro, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contou com a participação da Fundaj como instituição parceira do Ministério do Meio Ambiente, REDESER, FAO e GEF. A pesquisadora Edneida Cavalcanti (Cedist/Dipes) representou a Fundaj e mediou debates sobre a convergência entre saberes populares e acadêmicos, gestão adaptativa e a dimensão humana da desertificação.
O encontro reuniu instituições como o Banco do Nordeste, Funceme, ASA e INSA, fortalecendo redes de pesquisa e ações integradas voltadas ao enfrentamento da desertificação no semiárido nordestino.
Fonte: Instagram/@Fundaj
PRÊMIOS
Artigo indicado a prêmio nacional
O artigo “Entre tradição e mercado: a comercialização do artesanato nordestino nas redes sociais”, de autoria do pesquisador Diogo Helal e do bolsista Victor de Lima Caldas, foi indicado ao Prêmio ENANGRAD Júnior, na área de Estudos Organizacionais. O trabalho, resultado de um projeto de Iniciação Científica da Fundaj, desenvolvido com bolsa PIBIC/FACEPE, foi apresentado no 36º Encontro Nacional de Cursos de Administração, promovido pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
A indicação reconhece a relevância científica da pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto “Artesanato no Nordeste Hoje”, coordenado por Helal na Fundaj.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
XXI Jornada de Iniciação Científica (JOIC)
A Fundaj promoveu, nos dias 8 e 9 de outubro, a XXI Jornada de Iniciação Científica (JOIC), que reuniu estudantes de graduação e do ensino médio para apresentações de pesquisas nas áreas de humanidades e ciências sociais. O evento contou com a presença da presidenta da instituição, professora Márcia Angela Aguiar; do presidente do Conselho Nacional de Educação, Cesar Callegari; e do diretor de Pesquisas Sociais, Wilson Fusco, além das coordenadoras Beatriz Mesquita (PIBIC/Graduação) e Viviane Toraci (PIBIC/Ensino Médio), orientadores e avaliadores.
Foram apresentados estudos sobre acervos do Museu do Homem do Nordeste, impactos da pandemia no desenvolvimento infantil, influência cultural das quadrilhas juninas, gestão ambiental, valorização docente no Brasil e no México, políticas climáticas, pesca artesanal e políticas de combate ao bullying. Os participantes também assistiram ao documentário Mares de Sabedoria, produzido pela ex-bolsista Marjorie Louise.
A inteligência artificial generativa foi utilizada como recurso de apoio na fase de edição final deste informativo, contribuindo com ajustes de coesão, gramática e ortografia.