Diagnóstico das aprendizagens dos estudantes do 1o ao 9o Ano do Ensino Fundamental da Rede municipal de ensino de Triunfo
Diagnóstico das aprendizagens dos estudantes do 1o ao 9o Ano do Ensino Fundamental da Rede municipal de ensino de Triunfo
A avaliação, historicamente, tem se mostrado uma das faces mais complexas da atividade educativa. A palavra avaliar pode significar a determinação de um valor, a compreensão ou a apreciação de algo, o ato de reputar-se ou conhecer o seu valor. No contexto escolar, ‘julgar’, ‘comparar’, ou seja, ‘avaliar’, é ato inerente ao nosso cotidiano, “seja através das reflexões informais que orientam as frequentes opções do dia a dia ou, formalmente, através da reflexão organizada e sistemática que define a tomada de decisões” (DALBEN, 2005, p. 66).
Devido às mudanças contemporâneas da sociedade do conhecimento, é necessário ponderar a educação como um todo, mas dá ênfase à avaliação da aprendizagem, o que implica repensar a noção de ensino e as práticas pedagógicas. Observando que a discussão sobre o tema avaliação é recente, restringindo-se às últimas duas décadas, podemos questionar-nos sobre como poderíamos formar sujeitos críticos e reflexivos, uma vez que a avaliação ainda está centrada na classificação dos estudantes quanto à sua capacidade de reter informações. Nesta perspectiva, Garcia (2009) refere três características da boa avaliação: estar articulada com as finalidades sociais mais amplas da educação, necessita ser vista como um ato moral, pois reflete a maneira como vemos nossos alunos, produzir sentidos e não relacionar-se somente ao passado.
Avaliar, portanto, significa traçar um diagnóstico do processo de aprendizagem do estudante, por meio de recursos como a própria observação e escuta atenta do professor, ou outro(s) método(s) que poderão ir desde um simples exercício escrito à elaboração de um portfólio, por exemplo. A finalidade da avaliação consiste em superar a não aprendizagem, apontando caminhos possíveis. Trata-se de um momento ímpar de tomada de consciência do professor e da própria rede de ensino sobre o seu trabalho, bem como da escola como um todo.
A escolha do nome da avaliação deu-se de forma colaborativa entre os professores da rede municipal, em evento formativo realizado pela Fundação La Salle no dia 27 de maio de 2023, no Parque Municipal Camboatá. Durante a formação sobre metodologias ativas e tecnologias digitais, foi lançado o concurso para escolha do nome da avaliação, momento em que esta foi apresentada aos professores e ressaltada sua importância para a qualificação dos índices de aprendizagem dos estudantes do município.
A estratégia utilizada buscou a participação dos professores da Rede como forma de engajá-los não somente na busca por um nome para a avaliação diagnóstica a ser realizada no mês de julho. A intenção foi, essencialmente, envolvê-los em todo o movimento diagnóstico da Rede, o que se refere, também, à sensibilização de toda a comunidade escolar, em especial das famílias e incentivo aos estudantes para que estes participem neste dia, comparecendo aos locais de aplicação das provas.
Professores Autores do Título Vencedor: Mirian Porto Azambuja (E. M. E. F. Manoel Gonçalves Meireles) e Simone Garcia Martins, Valdirene Porto Azambuja, Gabriel Alves Lizardi e Leni Medianeira Oliveira Neumann (E. M. E. F. Serafim Ávila).
A Avaliação Diagnóstica será realizada no dia 10 de julho de 2023, segunda-feira, nas 13 Escolas do Município, mantendo os mesmos horários das aulas dos estudantes.
A avaliação Pro-Educ@ Triunfo tem como base as avaliações diagnósticas realizadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), órgão vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As avaliações realizadas pelo SAEB são baseadas em Matrizes de Referência alinhadas com os conhecimentos previstos na Base Nacional Comum Curricular.
Estas matrizes contemplam os conhecimentos a serem desenvolvidos nas áreas do conhecimento de Ciências da Natureza/Ciências, Linguagens/Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do sexto ao nono ano e Linguagens/Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do primeiro ao quinto ano.
As matrizes desenvolvidas pelo Inep são estruturadas a partir de competências e habilidades que se espera que os participantes do teste tenham desenvolvido na etapa da educação básica avaliada. Além disso, são estruturadas com base na legislação educacional brasileira e por meio da reflexão realizada por professores, pesquisadores e especialistas que buscaram um consenso a respeito das competências e habilidades consideradas essenciais em cada etapa da educação básica.
Os resultados serão apresentados às equipes gestoras de todas as escolas para discussão coletiva e possíveis encaminhamentos.
A partir da análise dos resultados serão definidas metas para a próxima avaliação, a do Saeb, cujo início está previsto pelo Inep para 23 de outubro de 2023. Entre estas ações estarão, necessariamente, direcionamentos relacionados: ao ciclo formativo docente, à participação dos estudantes e engajamento da comunidade escolar, bem como a visualização de novas oportunidades e/ou necessidades.
O Dia Pró-Educ@ Triunfo (10/07)
Clique na imagem ao lado e confira alguns momentos do Pró-Educ@ Triunfo/RS!
A Entrega da Análise aos Gestores das Escolas (29/08)
Contrato de Prestação de Serviços 103/2023 entre o Município de Triunfo, RS, e a Fundação La Salle.