Grupos de Estudos de Longevidade / Idosos e Familiares
Se és filho, não desprezes teus pais, relegando-os ao esquecimento e subestimando-lhes os corações, como se estivessem em desacordo com os teus ideais de elevação e nobreza, porque também, um dia, precisarás da alheia compreensão para que se te aperfeiçoe na individualidade a região presentemente menos burilada e menos atendida. (Ditado por Emmanuel, psicografado por Francisco Cândido Xavier do Livro Família, capítulo 1 – Em Família)
Grupo de Longevidade/Idosos e seus familiares propõe explorar temas, à luz da Doutrina Espírita, sobre o processo de envelhecimento e suas implicações para as pessoas idosas, suas famílias e também para interessados de qualquer idade, neste assunto.
A Doutrina Espírita oferece luz sobre o processo de envelhecimento, transcendendo as dimensões físicas para abraçar a espiritualidade, compreende o envelhecimento como uma etapa natural da jornada espiritual, e nos traz a importância de encarar essa fase com sabedoria e aceitação, reconhecendo que somos seres imortais, temporariamente habitando corpos físicos, interconectados em processo colaborativo.
A certeza da imortalidade aliada ao conhecimento da reencarnação nos conduz ao entendimento de que estamos em eterno aprendizado, devendo, a fim de valorizar as oportunidades que o Pai Criador nos concede, cuidar com carinho e dedicação do instrumento físico que nos é ofertado, atuando com sabedoria para que tanto a organização corpórea quanto a mente mantenham-se saudáveis, longevas, na medida do possível, atentando à recomendação contida em O Evangelho segundo o Espiritismo (cap. 17): cuidar do corpo e do Espírito.
Desta forma, a Doutrina Espírita faz-nos perceber que o Espírito imortal não tem idade, necessitando, sempre, investir em sua própria evolução, independente dos anos já vividos sobre a Terra. Com o conhecimento libertador que proporciona à Humanidade, a informação espírita deve contemplar todos aqueles que a buscam e que dela necessitam, incluindo, lógico, os que, pela larga experiência de vida, têm muito a contribuir para a construção de um mundo melhor.
Esclarecer que a vida não se encerra com o fim do corpo físico, mas é uma jornada contínua do Espírito. Destacar como essa compreensão pode proporcionar tranquilidade aos idosos e suas famílias, promovendo uma abordagem mais serena diante dos desafios inerentes à longevidade;
Orientar sobre relacionamentos saudáveis, com qualidade emocional durante a longevidade. À luz da Doutrina Espírita, a harmonia nas relações familiares, a prática do amor e da solidariedade e a busca pelo aprimoramento moral são fundamentais e podem ser fonte de força e equilíbrio, contribuindo para uma vivência enriquecedora na fase do envelhecimento;
Destacar a importância da compreensão das demandas que essa fase da vida impõe à família. Desde o apoio à independência dos idosos até os desafios do acolhimento justo àqueles que enfrentam limitações físicas e emocionais, oferecendo subsídios para lidar com essas questões de forma amorosa e consciente.
Abordar a importância da contribuição dos mais jovens para a inclusão de fato dos idosos no cotidiano, especialmente no que tange à tecnologia, entendendo que o conhecimento e a vitalidade dos jovens podem ser catalisadores para superar barreiras geracionais e integrar os idosos em um mundo cada vez mais tecnológico.
Motivar os participantes na identificação de estratégias práticas para promover integração intergeracional, incentivando a troca de saberes entre jovens e idosos. A ideia é não apenas superar o fosso tecnológico e cultural, mas criar uma dinâmica enriquecedora, onde ambos os grupos se beneficiem mutuamente;
Desenvolver o sentimento de gratidão e respeito aos idosos, desenvolvendo a paciência, tolerância, amor e compreensão aos que contribuíram para a construção e sustentação dos laços familiares.
Grupos de Estudos de temas relacionados à Longevidade à luz da Doutrina Espírita aberto a todos os interessados e realizados de forma periódica.
Baseados nos objetivos da atividade, sugerimos a realização de ações que tenham os elementos fundamentais do acolhimento, consolo, esclarecimento e orientações aos idosos, suas famílias e demais interessados, os quais necessitam de espaços dedicados e preparados a este grupo, às vezes com limitações diversas, que, por vezes, podem se sentir excluídos das atividades ordinárias do Centro Espírita.
Entendemos ser o formato de Roda de Conversa o modelo que mais se adequa a esta finalidade, com duração de 1 a 2 horas. Recomenda-se que cada tema abordado seja planejado pelos evangelizadores de forma a levar a compreensão doutrinária, podendo-se fazer uso de técnicas vivenciais para ampliar as possibilidades de sensibilização por parte dos envolvidos. Considerar a ampla participação por parte dos frequentadores, uma vez que na maioria das vezes este grupo necessita de estímulos e oportunidades de serem ouvidos e assim se sentirem respeitados e valorizados.
Cada Centro Espírita organizará essa atividade de acordo com suas possibilidades e demandas, atentando sempre para as 4 Qualidades da Ação Evangelizadora.
Encontraremos vasto repertório de temas para estes encontros na Campanha “Família, Vida e Paz” com todas as referências bibliográficas para pesquisa e desenvolvimentos dos conteúdos. Citamos abaixo algumas sugestões, sem contudo limitar as possibilidades oferecidas pelo Movimento Espírita:
Família – laços corporais e espirituais;
A missão da família;
Reencarnação - planejamento reencarnatório;
Relações familiares saudáveis;
Diversidade e Inclusão;
Cuidados paliativos;
Conflitos intergeracionais;
O Idoso na era digital;
Cuidados com o corpo antes e durante a velhice;
Oportunidade de trabalho na velhice;
Aposentadoria e qualidade de vida;
A comunicação na família: a importância do diálogo e da escuta empática;
A prática da caridade na família;
O luto na família;
Influências espirituais na Família;
Mediunidade na família;
Saúde Integral;
Terapêutica espírita: Prece, passe e água fluidificada;
Orientação para a realização do Evangelho no Lar;
Grupos de Estudos Para Famílias Gestantes e Adotantes
“O lar estruturado no amor e no respeito aos direitos de seus membros é a mola propulsionadora do progresso geral e da felicidade de cada um, como de todos em conjunto. Para esse desiderato são fixados compromissos de união antes do berço, estabelecendo-se diretrizes para a família, cujos membros se voltam a reunir com finalidades específicas de recuperação espiritual e de crescimento intelecto-moral, no rumo da perfeição relativa que todos alcançarão.” SOS Família . Joanna de ngelis psicografia Divaldo Franco, 2010. Editora Leal
Observando as orientações da Benfeitora e sabendo que o lar é a escola viva da alma, propomos a inclusão do Grupo de Estudos para as Famílias Gestantes e Adotantes para prover subsídios de compreensão, aceitação e esperança aos Espíritos envolvidos nos dois planos da vida, visando o fortalecimento dos laços de simpatia para o êxito evolutivo.
Promover o estudo para o entendimento do compromisso espiritual assumido no planejamento reencarnatório pela gestação ou adoção;
Oportunizar a compreensão de que a família gestante/adotante assumirá o compromisso de acolhimento de Espíritos imortais, com trajetórias anteriores em bases de simpatia ou antipatias recíprocas e com potencialidades e necessidades específicas;
Destacar a importância da família, da maternidade, da paternidade e da fraternidade à luz do Espiritismo.
Grupos de Estudos de temas relacionados à Gestação e Adoção à luz da Doutrina Espírita aberto a todos os interessados e realizados de forma periódica.
Para desenvolvimento das atividades é importante compreender que, assim como acontece em todas as atividades do Centro Espírita, as mensagens alcançarão as mentes e corações nos dois planos da vida e todos serão beneficiados no processo de evangelização. Assim, não somente os futuros pais e demais familiares consorciados ao casal, mas também os espíritos reencarnantes receberão as mensagens de compreensão e esperança.
Recomenda-se que cada tema abordado seja planejado pelos evangelizadores de forma a levar a compreensão doutrinária, podendo-se fazer uso de técnicas vivenciais para ampliar as possibilidades de sensibilização por parte dos envolvidos.
A participação das famílias é importante para que possam esclarecer suas dúvidas, contribuindo com a equipe evangelizadora na identificação de temas que venham a acrescentar ao perfil do grupo.
A frequência destas atividades dependerá da disponibilidade de espaços, agenda do Centro Espírita e disponibilidade de trabalhadores, no entanto recomendamos que se realize a programação dos encontros de forma sistemática e periódica, com agenda pré definida para melhor engajamento dos participantes.
Cada Centro Espírita organizará essa atividade de acordo com suas possibilidades e demandas, atentando sempre para as 4 Qualidades da Ação Evangelizadora.
Caso a evangelização de bebês faça parte das atividades do Centro Espírita, aconselhamos aos casais gestantes e adotantes que conheçam esta atividade como forma de incentivá-los à continuidade do processo de evangelização das crianças.
Encontraremos vasto repertório de temas para estes encontros na Campanha “Família, Vida e Paz” com todas as referências bibliográficas para pesquisa e desenvolvimentos dos conteúdos. Citamos abaixo algumas sugestões, sem contudo limitar as possibilidades oferecidas pelo Movimento Espírita:
Família – laços corporais e espirituais;
A missão da família;
Reencarnação - planejamento reencarnatório;
Relações familiares saudáveis;
A adoção à luz da Doutrina Espírita;
Planejamento familiar;
Características do período da gestação – psicológicas, biológicas e espirituais;
Dimensões do ser integral - física mental emocional e espiritual;
Saúde integral;
Importância do Evangelho no Lar;
A profilaxia e a terapêutica da prece;
O direito à vida e à reencarnação;
Leis morais;
Aborto espontâneo;
Aborto provocado;
Gestação interrompida;
Gravidez psicológica;
Luto pelo aborto;
Malformação e filhos deficientes.
Grupos de Estudos de Conjugalidade / Casais
[...] é forçoso reconhecer que não existem no mundo conjugações afetivas, sejam elas quais forem, sem razões nos princípios cármicos, nos quais as nossas responsabilidades são esposadas em comum. Obra Vida e Sexo, Cap. Casamento - ditado por Emmanuel por Francisco C. Xavier
Reconhecendo que não existem uniões afetivas casuais no plano físico, é de extrema importância que o Centro Espírita, através da Área da Família, oportunize um espaço de reflexão sobre as relações conjugais e seu papel no compromisso reencarnatório de cada um e na organização das famílias, incluindo no conjunto de atividades da Evangelização da Família o Grupo de Estudos para Casais/Conjugalidade, com orientações dirigidas a todos interessados no tema.
Proporcionar um espaço de estudos e reflexões sobre a vida a dois, destacando o compromisso afetivo e espiritual nas relações conjugais, a fim de colaborar para a conquista plena do respeito recíproco e a harmonia dos relacionamentos.
Grupos de Estudos de temas relacionados à Conjugalidade à luz da Doutrina Espírita realizados de forma periódica e abertos a todos os interessados, incluindo os mais variados tipos de configurações familiares.
Baseados nos objetivos deste Grupo , sugerimos a realização de atividades de caráter educacional, mas que tenham os elementos fundamentais do acolhimento, consolo, esclarecimento e orientações aos interessados que procurem, no Centro Espírita, os recursos para as demandas de formação, fortalecimento ou reajustes em suas relações afetivas e conjugais.
Dentre os recursos a serem aplicados poderão ser realizados seminários, utilizando dinâmicas e técnicas vivenciais onde os sentimentos possam ser trabalhados e fortalecidos numa base de compreensão, paciência, empatia, tolerância e amor, e que cada tema abordado seja planejado pelos evangelizadores de forma a levar a compreensão doutrinária.
Cada Centro Espírita organizará essa atividade de forma periódica e sistemática, atentando sempre para as 4 Qualidades da Ação Evangelizadora.
Encontraremos vasto repertório de temas para estes encontros na Campanha “Família, Vida e Paz” com todas as referências bibliográficas para pesquisa e desenvolvimentos dos conteúdos. Citamos abaixo algumas sugestões, sem contudo limitar as possibilidades oferecidas pelo Movimento Espírita:
Família – laços corporais e espirituais;
Reencarnação - planejamento reencarnatório;
A missão da família;
Família: Conceito e Organização;
Vida a dois;
Namoro, noivado e casamento;
Conflitos familiares no lar;
A dinâmica familiar e seus desafios;
Temas da atualidade na visão Espírita;
Relações familiares saudáveis;
A comunicação na família: a importância do diálogo e da escuta empática;
A prática da caridade na família;
Sexualidade à luz da doutrina Espírita;
Planejamento familiar - ter ou não ter filhos;
Aborto espontâneo e provocado;
A Vida em Família;
Criar filhos x vida profissional;
Violência no lar;
Drogas lícitas e ilícitas na Família (Alcoolismo e drogas);
Orientação para a realização do Evangelho no Lar.