Calendário Acadêmico 2026.1
A FacMais acredita em uma formação médica completa, ética e inovadora, que integra teoria e prática desde o primeiro período.
Nosso curso foi cuidadosamente estruturado para preparar profissionais críticos, humanizados e comprometidos com a comunidade. A FacMais acredita em uma formação médica completa, ética e inovadora, que integra teoria e prática desde o primeiro período.
Este Blog é um canal de apoio, comunicação e aprendizado contínuo para nossos estudantes, mas focado na divulgação interna. Ele não tem a intenção de ser um canal de comunicação externa.
Nosso Curso de Medicina foi cuidadosamente estruturado para integrar, desde o primeiro período, teoria e prática, preparando você para os desafios da profissão médica.
A ética, o humanismo e a inovação são pilares da nossa formação, e você encontrará um ambiente de aprendizado colaborativo, que estimula o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimentos.
Nossa proposta pedagógica integra teoria e prática desde o primeiro período, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizado dinâmica e imersiva. Através de um corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, os futuros médicos terão acesso a recursos e oportunidades que os capacitarão a oferecer um atendimento de excelência à população.
Na FacMais, a formação médica vai além da sala de aula. Nossos estudantes têm a oportunidade de participar de atividades extracurriculares, projetos de pesquisa e extensão, além de estagiar nos principais hospitais e clínicas da região.
Dessa forma, poderão desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e liderança, essenciais para o exercício da profissão médica.
O Curso de Medicina da FacMais é organizado em 12 períodos, com um currículo inovador que integra teoria, prática, extensão, habilidades clínicas e vivência comunitária desde o primeiro semestre.
O curso tem como objetivo geral formar médicos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capazes de prestar atenção médica integral nos diferentes níveis de atenção à saúde.
A formação é baseada no rigor técnico-científico, na ética e na dignidade humana, com foco em três áreas principais: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde.
Com o objetivo de fortalecer a excelência acadêmica e alinhar estratégias pedagógicas para o novo ano letivo, o Curso de Medicina da FacMais Ituiutaba realizou, nesta segunda-feira (02/02), o seu Encontro de Docentes. O evento reuniu o corpo docente no campus da instituição para um dia de imersão, planejamento e integração.
O encontro foi marcado por um clima de cooperação e sinergia. Mais do que uma reunião administrativa, o momento serviu para consolidar o espírito de equipe, onde a troca de experiências entre os profissionais foi o ponto alto. As imagens do evento registram o engajamento dos professores em discussões produtivas, análises de dados e alinhamento de condutas, evidenciando o comprometimento de todos com a missão institucional.
Durante as atividades, a pauta central foi a melhoria contínua dos processos de ensino-aprendizagem. Os docentes debateram o refinamento das práticas atuais e a integração entre as diferentes disciplinas, elementos essenciais para garantir uma formação médica de alta qualidade, humanizada e tecnicamente competente.
"Este encontro reflete o compromisso da FacMais com a qualidade do ensino médico. Ver a dedicação e a integração do nosso corpo docente nos dá a certeza de que estamos construindo um curso de referência, focado no sucesso do aluno e no impacto positivo na saúde da nossa comunidade", destaca o Prof. Geraldo Lino da Silva Júnior, Coordenador do Curso.
O evento encerrou-se com um registro oficial do grupo nas dependências externas do campus, simbolizando a união de esforços em prol de um 2026 de muitas conquistas para a educação médica em Ituiutaba.
Encontro conduzido pela Profa. Maria Carliana Mota alinhou diretrizes de PBL e TBL, reforçando o papel de cada membro nos grupos tutoriais.
Em preparação para o início do semestre letivo 2026/1, a Coordenação e o corpo docente do Curso de Medicina da FacMais realizaram, na manhã desta quinta-feira (05/02), uma formação pedagógica focada no aprimoramento das metodologias ativas de ensino.
O encontro virtual foi conduzido pela Profa. Maria Carliana Mota, que liderou a discussão sobre as melhores práticas aplicadas ao PBL (Problem Based Learning) e TBL (Team Based Learning). A pauta central da reunião foi a padronização dos processos de tutoria, essenciais para o modelo pedagógico do curso.
Durante a capacitação, foi apresentado e debatido o quadro de atribuições dos membros do grupo tutorial. O objetivo foi revisitar e alinhar as responsabilidades de cada ator no processo de aprendizagem:
O Coordenador (Aluno): Liderança e manutenção da dinâmica do grupo.
O Relator (Aluno): Registro e ordenação do raciocínio clínico.
Os Membros (Alunos): Participação ativa, respeito e construção coletiva.
O Tutor (Professor): Estímulo à participação e verificação da profundidade do aprendizado, sem fornecer respostas prontas.
A reunião contou com a participação ativa do Coordenador Pedagógico do Curso, Prof. Herbert Cristian de Souza, e de diversos docentes, incluindo o Prof. Júlio César Camargo Alves, Profa. Patricia Buiatti, Profa. Cibele dos Anjos Marcondes, Prof. Leonardo Augusto Marson e a Profa. Julia Gabrielle Venancio.
Segundo a Profa. Maria Carliana, esse alinhamento pedagógico é fundamental para garantir que os alunos, desde o 1º período, encontrem um ambiente acadêmico organizado, onde a metodologia ativa seja aplicada com rigor e qualidade, fomentando o pensamento crítico e a autonomia necessária à formação médica.
As aulas do semestre 2026/1 têm início confirmado para a próxima segunda-feira, dia 09/02.
ITUIUTABA, MG – 09 de fevereiro de 2026 – O curso de Medicina da FacMais Ituiutaba dá as boas-vindas ao primeiro semestre de 2026 nesta segunda-feira (09/02), marcando o início de uma nova jornada acadêmica para centenas de futuros médicos. O dia é de festa e planejamento, unindo o acolhimento caloroso aos calouros do 1º período e a retomada das atividades práticas e teóricas para as turmas do 2º ao 4º período.
Para os novos acadêmicos do 1º período, o dia começa com uma recepção especial no Laboratório de Informática II. A coordenação do curso preparou um cronograma de acolhimento focado na imersão à vida universitária, apresentação do corpo docente, infraestrutura e as diretrizes do Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA). O objetivo é integrar os calouros à metodologia ativa e à cultura de excelência da FacMais desde o primeiro contato.