Atividades artísticas são meios poderosos de desenvolvimento pessoal , tanto para jovens estudantes quanto ao longo de suas vidas. A arte tem forte poder terapêutico e está intimamente ligada ao nosso corpo: atividades artísticas podem influenciar a pressão arterial e a respiração. A arte também promove a autoestima e a autoexpressão, a empatia, o autoconhecimento, a autorregulação e as habilidades de gerenciamento de tempo e espaço.
A arte facilita o crescimento mental e emocional . Aliás, pode ser uma ótima ferramenta para promover a integração e a comunicação entre alunos, especialmente aqueles afetados por autismo, transtornos de déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem, etc.
O curso tem como objetivo apresentar o poder terapêutico das Artes Visuais por meio da experimentação direta de diversas técnicas artísticas, como pintura, 3D, colagem, técnica mista e fotografia. Além disso, os professores participarão de atividades em grupo e de dramatização relacionadas ao importante papel da arte no caso de alunos com necessidades especiais .
Não nos aprofundaremos totalmente no contexto terapêutico real, mas certamente criaremos um ambiente seguro onde você poderá experimentar o poder terapêutico da arte e aprender a responder adequadamente às necessidades e solicitações dos seus alunos.
Os participantes estarão envolvidos em um processo de aprendizagem ativo, com foco na experiência pessoal e na autoexpressão , combinando elementos cognitivos e emocionais para garantir a retenção duradoura de novos conhecimentos.
O curso ajudará os participantes a:
Utilizar o forte poder terapêutico da arte para promover o bem-estar, a empatia, bem como o desenvolvimento pessoal e profissional;
Aprenda como a arteterapia pode promover o crescimento mental e emocional por meio da criação artística na educação de necessidades especiais e em geral;
Entender como utilizar a arte como ferramenta para promover a integração entre os alunos e servir como meio privilegiado de comunicação;
Experimente técnicas de arte para descobrir o papel relevante da arte em um relacionamento professor-aluno positivo/eficaz.