Atividades 2º período [2023-24]
Atividades 2º período [2023-24]
Ida à Casa do Cinema de Coimbra
https://medeiafilmes.com/filmes/viagem-ao-sol-2021
[alunos 11º1 e 11º6]
Trabalhos de alunos e alunas do 9°1 e 9°4, em Expressão Plástica, orientados pela "batuta" do professor Paulo Pereira.
Re(ler) ou Re(ver) Hundertwasser, James Rizzi e Keith Haring .
27 de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Dia Escolar da Não Violência e da Paz
O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se a 30 de janeiro.
Esta data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenço Vidal. Foi escolhido este dia como forma de assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Gandhi.
No contexto desta efeméride, o Plano Nacional de Cinema propõe às escolas o visionamento do filme Recreio (2021), de Laura Wandel. Com a duração de 72’, Recreio aborda uma história que nos confronta com o universo do bullying no espaço escolar, a partir do ponto de vista da pequena protagonista.
O filme é para maiores de 12 anos.
PNC -Plataforma de Filmes
Fotografias dos trabalhos realizados pelos alunos do 7º 3, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, orientados pela professora Patrícia Porto.
De referir que esta é uma turma com particularidades e especificidades próprias.
No próximo dia 22 de fevereiro das 11h30 até às 13h (10h30- 12h Açores) vai decorrer a Mochila Cultural “Gil Vicente, Portugal e Espanha nos primórdios do Teatro Europeu”. Trata-se de uma visita encenada, realizada a partir da exposição com o mesmo nome patente no Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD), localizado em Lisboa, seguida de uma conversa e de um debate, em direto da Escola Básica e Secundária Gil Vicente.
Aconselhamos que assistam numa sala com boa acústica e boas condições de projeção, a ligação é feita através deste link:
https://www.youtube.com/@DGEstEMinisteriodaEducacao/streams
Esta Mochila Cultural foi concebida para turmas dos 2º, 3º ciclos e secundário e foi criada a várias mãos pela equipa do Museu Nacional do Teatro e da Dança, por alunos da 5ª turma do 7º ano do Curso Básico de Teatro da Escola Básica e Secundária Gil Vicente, pela equipa de multimédia e audiovisuais da DGEstE e pela equipa do Plano Nacional das Artes.
Queríamos muito que as comunidades escolares espalhadas pelo país, e as escolas portuguesas no estrangeiro, pudessem ter acesso a esta exposição que estará patente até ao dia 28 de abril de 2024.
Programa da Mochila
11:30 – Boas Vindas – Adriana Guerreiro, Diretora do AE Gil Vicente – 5´
11:35 – Visionamento do vídeo realizado a partir da visita dramatizada realizada à exposição: Gil Vicente, Portugal e Espanha nos primórdios do teatro europeu.
12:10 — Conversa – 5' cada
Adriana Guerreiro, Diretora do AE Gil Vicente
Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional das Artes
Nuno Costa Moura, Diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança
Miguel Simões, Coordenador PCE
2 alunos
12:40 – Debate – perguntas e respostas
13:00 – Encerramento
Na Escola Secundária José Falcão, de Coimbra, todas as turmas do 11ºano, no âmbito da disciplina de Filosofia [unidade de Filosofia da Ciência], vão assistir ao filme «Radioativo» de Marjane Satrapi, com os seguintes objetivos:
Pensar a Ciência através do Cinema;
Pensar o papel da mulher na Ciência e no Cinema (destaque para o facto de ser um filme no feminino, de uma realizadora mulher sobre uma das grandes cientistas da História da Ciência);
Desenvolver o domínio da linguagem filmica: O que é um "biopic"? O que é um "flashforward"? O que é um "raccord encadeado"?
Espectador Emancipado - Sessão 1 - 20 de fevereiro de 2024
Partiu-se da reflexão da obra «O Espectador Emancipado» de Jacques Rancière
O ESPECTADOR EMANCIPADO reúne algumas das conferências proferidas por Jacques Rancière em universidades, museus e outros centros de arte entre 2004 e 2008. Elogio do espectáculo, no qual se incita o espectador a afirmar a sua capacidade de ver e analisar o que vê, este volume de ensaios contraria uma das mais antigas premissas da estética – a de que aquele que vê não sabe ver – para oferecer ao recetor um papel ativo na compreensão da arte. Uma vez mais, a política e a arte em constante diálogo, sem jamais se confundirem.
«Mas a condição do espectador é uma coisa ruim. Ser um espectador significa olhar para um espetáculo. E olhar é uma coisa ruim, por duas razões. Primeiro, olhar é considerado o oposto de conhecer. Olhar significa estar diante de uma aparência sem conhecer as condições que produziram aquela aparência ou a realidade que está por trás dela.
Segundo, olhar é considerado o oposto de agir. Aquele que olha para o espetáculo permanece imóvel na sua cadeira, desprovido de qualquer poder de intervenção.Ser um espectador significa ser passivo.»
Jacques Rancière
Lígia Soares, coreógrafa e dramaturga portuguesa. É licenciada pela Escola Superior de Dança (IPL). Foi artista residente da Tanzfabrik-Berlin de 2004 a 2006. O seu trabalho tem sido apresentado nacional e internacionalmente estando presente em vários programas internacionais de dança contemporânea. Na sequência de trabalhos como Romance, Turning Backs ou O Ato da Primavera, prossegue uma pesquisa em como criar dispositivos cénicos inclusivos da presença do espectador como elemento constituinte da dramaturgia do espetáculo. Tem quatro peças editadas na editora Douda Correria. A peça Cinderela ganhou o prémio Eurodram 2018.
Espectador Emancipado - Sessão 2 - 27 de fevereiro de 2024
“Dialogues” (Promo EN) by Henrique Furtado Vieira / 2021
8 de março - Dia Internacional das Mulheres
Este ano, o desafio do PCE | Plano Nacional das Artes da Escola Secundária José Falcão, em colaboração com o Grupo de Filosofia [Filosofia da Ciência] e os alunos e as alunas do 11ºano, foi pensar o tema «Mulheres na Ciência».
O trabalho foi iniciado com o visionamento e análise do filme de Marjane Satrapi, «Radioativo», sobre a vida de Marie Curie, discutindo os "flashforwards" para Hiroshima, Chernobyl, testes de Nevada e primeiras sessões de radioterapia e o poder e riscos da Ciência.
«Manifesta-te» - Ação de Formação do Plano Nacional das Artes
Projeto «Viagem Literária Zeca Afonso», em parceria com A Grande Coisa
Ciclo de Cinema Leonor Teles: «Balada de um Batráquio» e «Rhoma Acans»
Durante o mês de março assinalou-se o dia 21 de março – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.
A partir dos filmes da Leonor Teles pensámos a discriminação racial infligida à etnia cigana.
Turmas 11º6 e 11º7.