O PCE, ainda que possa incluir uma programação anual de atividades, define-se pelo seu caráter transformador e transdisciplinar − este projeto pode desenvolver-se de múltiplas formas, contudo, tem sempre de procurar abordar uma temática/problema/questão com que se depare a comunidade educativa.
O PCE não se desenvolve através de uma calendarização de atividades, mas antes por meio de uma reflexão partilhada, com vários elementos da comunidade local e educativa, que resultará em projetos diversos que aplicam a criatividade, a cultura, as artes e o património, de forma a criar um projeto estruturado, coeso e coerente.
O uso excessivo destes equipamentos pode levar ao isolamento social, pois as pessoas comunicam-se mais por meio de mensagens digitais do que pessoalmente, o que reduz a interação social face a face.
O uso excessivo destes equipamentos pode levar a uma dependência tecnológica, algumas pessoas sentem-se incapazes de realizar as suas atividades diárias sem eles, o que leva a um aumento da ansiedade e stress.
O uso indevido destes equipamentos durante o horário escolar pode afetar negativamente a capacidade de aprendizagem dos alunos/as reduzindo a sua concentração e a atenção, além de atrapalhar o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita.
A utilização destes equipamentos pode levar a comportamentos inadequados, como o envio de mensagens ofensivas ou cyberbullying, além de causar distração na sala de aula.
O uso excessivo destes equipamentos pode afetar a saúde física e mental, devido à exposição à luz azul, má postura, sedentarismo e falta de sono adequado.
A utilização indevida de equipamentos digitais pode prejudicar o bem-estar pessoal e social da nossa comunidade escolar, levando a problemas como isolamento social, dependência tecnológica, dificuldades de aprendizagem, comportamento inadequado e problemas de saúde.
Isolamento social:
Comunicação predominantemente digital
Redução da interação social face a face
Dependência tecnológica:
Incapacidade de realizar atividades diárias sem os equipamentos digitais
Aumento da ansiedade e stress
Dificuldades de aprendizagem:
Redução da concentração e atenção
Dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita
Comportamento inadequado:
Envolvimento em cyberbullying
Distração em sala de aula
Prejudicar a saúde:
Exposição à luz azul
Má postura
Sedentarismo
Falta de sono adequado
Concluímos que a escola e os pais devem estabelecer regras e limites para o uso desses equipamentos e educar as crianças e jovens sobre o uso responsável da tecnologia para mitigar esses problemas.
Tocar um instrumento ou cantar é uma atividade que nos ajuda a desenvolver a nossa habilidade musical, expressar as nossas emoções através da música e a melhorar a nossa concentração e coordenação.
Participar em atividades de teatro ajuda-nos a melhorar a nossa comunicação, expressão corporal e vocal, além de desenvolver a nossa criatividade e imaginação.
Dançar é uma atividade que nos ajuda a libertar a nossa energia e a expressar as nossas emoções através do movimento do corpo, além de melhorar a coordenação e o equilíbrio.
Escrever é uma atividade que nos ajuda a organizar os nossos pensamentos e sentimentos, além de nos permitir expressar as nossas ideias e emoções de forma criativa.
O cinema é uma atividade que nos oferece a oportunidade de mergulhar em histórias cativantes, explorar diferentes perspetivas e vivenciar uma ampla gama de emoções. Desafia-nos a refletir sobre questões profundas e leva-nos a questionar a nossa própria visão de mundo.
A fotografia é uma atividade que nos incentiva a prestar atenção aos detalhes e ao momento presente. Isso afasta-nos do mundo virtual e convida-nos a desfrutar do mundo real. Além disso, a fotografia encoraja-nos a explorar novos lugares, encontrar perspetivas únicas e a interagir com pessoas e situações reais.
Pintar é uma atividade relaxante e terapêutica que ajuda a nossa mente a concentrar-se e a expressar as nossas emoções através das cores e das formas.
Desenhar é uma atividade que nos ajuda a exercitar a nossa criatividade e imaginação, além de melhorar a nossa habilidade manual e perceção visual.
Gravar conversas ou monólogos em áudio ou vídeo para ser transmitido através da internet, sobre temas diversos, como notícias, entretenimento, desporto, educação, ciência, tecnologia, cultura e muitos outros, ajuda-nos a utilizar os equipamentos digitais de forma mais adequada e pertinente.
Ao realizar estas atividades artísticas podemos libertar-nos da utilização nociva de equipamentos digitais, além de melhorarmos o nosso bem-estar pessoal e social.
Sugestões de atividades artísticas que nos podem ajudar a melhorar o bem-estar pessoal e social da comunidade escolar e que não implicam a utilização de equipamentos digitais:
Dança, literatura, artes plásticas, cinema, performance, fotografia, teatro, ...
Estes objetivos devem ser adaptados às necessidades e características específicas do projeto, área disciplinar ou atividade que se pretende dinamizar, como resposta ao tema-questão-problema.
A intencionalidade pedagógica do projeto/atividade a realizar com os membros da comunidade é fundamental para alcançarmos um ou mais dos seguintes objetivos:
Limitar o tempo de ecrã diário, desativar notificações durante determinados períodos do dia e reservar momentos específicos para usar os equipamentos digitais.
Incentivar atividades físicas, artísticas e sociais para ajudar a equilibrar o tempo gasto em equipamentos digitais e melhorar a saúde física e mental dos nossos alunos.
Palestras, workshops e campanhas de consciencialização podem ajudar a promover a utilização consciente e saudável de equipamentos digitais.
Incentivar o uso de aplicações educativas, ferramentas de produtividade e projetos criativos para ajudar a tornar a utilização de equipamentos digitais mais produtiva e positiva.
Estabelecer regras claras e equilibradas para o uso de equipamentos digitais em sala de aula de forma a ajudar a minimizar as distrações e promover a aprendizagem efetiva.
Monitorizar o uso de equipamentos digitais e avaliar regularmente os efeitos no bem-estar pessoal e social ajuda a identificar problemas e desenvolver estratégias para melhorar a utilização.
Incentivar a comunicação cara a cara para ajudar a fortalecer relacionamentos pessoais e a reduzir a dependência de equipamentos digitais.
Desenvolver projetos e atividades que visem o equilíbrio entre a arte e a natureza, que estimulem a ecorresponsabilidade e a consciência planetária.
Desenvolver projetos e atividades que estimulem a reflexão sobre o papel da arte como uma outra forma de comunicação.
Dinamizar projetos e atividades que promovam a solidariedade e o respeito pela diferença através de um pensamento e ações inclusivo.
É importante definir horários específicos para utilizar os equipamentos digitais e estabelecer limites para o tempo de utilização diária, de forma a evitar o uso excessivo.
É importante tentar reduzir a dependência tecnológica, deixando o telemóvel ou outros equipamentos em casa ou num local distante durante atividades que exigem concentração ou interação social.
Devemos tentar priorizar a interação social face a face e o convívio com os colegas, amigos e familiares, de forma a reduzir o isolamento social e fortalecer as nossas relações pessoais.
É importante praticar atividades físicas regularmente, de forma a reduzir o sedentarismo e melhorar a saúde física e mental.
É importante limitar o uso de equipamentos digitais em sala de aula, de forma a evitar distrações e permitir o máximo aproveitamento das aulas.
Se sentir que está a ter dificuldades em reduzir o uso nocivo dos equipamentos digitais, é importante procurar ajuda / apoio de um profissional de saúde mental ou um grupo de apoio para tecnologia.
Para nos libertarmos da utilização nociva de equipamentos digitais, é importante estabelecer limites, reduzir a dependência, priorizar a interação social, praticar atividades físicas, limitar o tempo de uso em sala de aula e procurar apoio, se necessário.
Esta proposta integra atividades do Plano de Ação Estratégica (PAE) da ESDJGFA, articulando-as com os objetivos do Plano Cultural de Escola (PCE). Pretende-se promover o desenvolvimento integral dos alunos, estimulando competências académicas, criativas, sociais e culturais, e incentivando a participação ativa da comunidade educativa como resposta ao tema-questão-problema.
As atividades selecionadas abrangem áreas como literacia, expressão artística, ciência, desporto e orientação educativa, promovendo a implementação de um plano cultural integrado com o Plano de Ação Estratégica 2023-2024, em consonância com o Projeto Educativo 2023-2026, visando uma escola inclusiva, criativa e culturalmente enriquecedora.
Limitar o tempo de ecrã diário, desativar notificações durante determinados períodos do dia e reservar momentos específicos para usar os equipamentos digitais.
Objetivo: Desenvolver no quotidiano da Escola a prática da leitura por prazer.
Impacto: Aumento do desejo e do prazer de ler.
Responsáveis: Professores de Português de todos os anos; Biblioteca Escolar.
Eixo PAE: Literacia e desenvolvimento cultural.
Domínio PAE: Educação literária e leitura por prazer.
Objetivos PCE mobilizados: Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação; Desenvolver o pensamento e ação inclusivo.
Objetivo: Incentivar o conhecimento da cultura dos diferentes países europeus.
Impacto: Melhoria das competências de leitura, escrita e desenvolvimento da cultura geral.
Responsáveis: Professores de Línguas e História.
Eixo PAE: Educação intercultural e europeia.
Domínio PAE: Conhecimento cultural e linguístico.
Objetivos PCE mobilizados: Desenvolver o pensamento e ação inclusivo; Estimular o uso de tecnologia de forma produtiva e criativa.
Objetivo: Integrar e mobilizar saberes disciplinares; pensar informado, comunicar criticamente e debater.
Impacto: Desenvolvimento das competências de leitura, problematização, concetualização e argumentação.
Responsáveis: Professores de várias disciplinas.
Eixo PAE: Literacia e cidadania.
Domínio PAE: Pensamento crítico e comunicação.
Objetivos PCE mobilizados: Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação; Desenvolver o pensamento e ação inclusivo; Promover a comunicação cara a cara.
Objetivo: Promover o desenvolvimento de projetos de escrita de diferentes géneros textuais.
Impacto: Melhoria dos resultados no domínio da escrita e problematização textual.
Responsáveis: Professores de Português.
Eixo PAE: Literacia e expressão escrita.
Domínio PAE: Escrita criativa e crítica.
Objetivos PCE mobilizados: Estimular o uso de tecnologia de forma produtiva e criativa; Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação.
Objetivo: Recuperar e consolidar aprendizagens; desenvolver pensamento crítico e sensibilidade estética e artística.
Impacto: Desenvolvimento do pensamento crítico, sensibilidade artística e capacidade de expressão oral e escrita.
Responsáveis: Professores do grupo 600; Biblioteca Escolar; Docentes de Educação Visual em POA.
Eixo PAE: Literacia e expressão artística.
Domínio PAE: Pensamento crítico e criatividade.
Objetivos PCE mobilizados: Desenvolver projetos de educação ambiental e artística; Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação.
Objetivo: Promover valores de responsabilidade, cidadania e participação ativa; aproximar os alunos do mundo do jornalismo.
Impacto: Publicação calendarizada pelo Jornal “O Gaiense” dos textos elaborados pelos alunos.
Responsáveis: Equipa do jornal, professores de Português.
Eixo PAE: Literacia mediática e cidadania.
Domínio PAE: Comunicação e jornalismo escolar.
Objetivos PCE mobilizados: Estimular o uso de tecnologia de forma produtiva e criativa; Promover a comunicação cara a cara; Desenvolver o pensamento e ação inclusivo.
Objetivo: Promover valores de responsabilidade, cidadania e literacia digital; trabalhar com o digital na plataforma TRUE do Jornal PUBLICO.
Impacto: Aumento das competências digitais, combate à desinformação, publicação calendarizada pelo jornal “O Público Online”.
Responsáveis: Equipa do jornal, professores de Português.
Eixo PAE: Literacia mediática e cidadania digital.
Domínio PAE: Comunicação, jornalismo e competências digitais.
Objetivos PCE mobilizados: Estimular o uso de tecnologia de forma produtiva e criativa; Educar a comunidade escolar sobre a utilização saudável de equipamentos digitais; Promover a comunicação cara a cara.
Objetivo: Incluir a interação entre Escola e Família; partilha de saberes e experiências.
Impacto: Promoção do bem-estar e do sentido de pertença à comunidade escolar.
Responsáveis: Direção da Escola; Professores coordenadores.
Eixo PAE: Inclusão e participação comunitária.
Domínio PAE: Relação Escola-Família e socialização.
Objetivos PCE mobilizados: Desenvolver o pensamento e ação inclusivo; Promover a comunicação cara a cara.
Objetivo: Garantir acesso à fruição artística, conhecimento científico, tecnológico, cultural e desportivo; corrigir desigualdades de acesso.
Impacto: Aprendizagens significativas em contextos diversificados.
Responsáveis: Professores de todas as disciplinas, coordenação de visitas.
Eixo PAE: Educação cultural e científica.
Domínio PAE: Conhecimento interdisciplinar e experiências de aprendizagem.
Objetivos PCE mobilizados: Desenvolver projetos de educação ambiental e artística; Promover atividades fora do ambiente digital; Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação.
Objetivo: Sensibilizar para o património cultural e para as artes como promotoras da inclusão e da formação integral do cidadão; proporcionar contacto interativo com tradições, cultura e leitura.
Impacto: Desenvolvimento do trabalho colaborativo, capacidade de interpretação, criatividade, múltiplas linguagens e sensibilidades estéticas.
Responsáveis: Direção, Projetos e Clubes PCE.
Eixo PAE: Educação artística e cultural.
Domínio PAE: Património, artes e leitura.
Objetivos PCE mobilizados: Desenvolver projetos de educação ambiental e artística; Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação; Desenvolver o pensamento e ação inclusivo.
Objetivo: Divulgar à comunidade educativa o trabalho desenvolvido na ESDJGFA; premiar mérito e fomentar excelência.
Impacto: Adesão de novos alunos à oferta educativa da Escola.
Responsáveis: Direção, Projetos e Clubes PCE, todos os departamentos.
Eixo PAE: Cultura escolar e valorização do mérito.
Domínio PAE: Exposição de trabalhos e reconhecimento do mérito.
Objetivos PCE mobilizados: Desenvolver o pensamento e ação inclusivo; Promover a comunicação cara a cara; Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação.
Objetivo: Envolver os alunos na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis.
Impacto: Potenciação do nível de atividade física da população escolar.
Responsáveis: Professores de Educação Física.
Eixo PAE: Educação física e saúde.
Domínio PAE: Atividade física e bem-estar.
Objetivos PCE mobilizados: Promover atividades fora do ambiente digital; Estabelecer limites saudáveis para o uso de equipamentos digitais na escola.
Objetivo: Envolver a comunidade educativa na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis.
Impacto: Potenciação do nível de atividade física de toda a comunidade educativa.
Responsáveis: Professores de Educação Física, Direção, Coordenação de eventos.
Eixo PAE: Educação física e saúde.
Domínio PAE: Promoção de hábitos saudáveis.
Objetivos PCE mobilizados: Promover atividades fora do ambiente digital; Desenvolver o pensamento e ação inclusivo.
ATIVIDADE: É a Hora! E Agora?
Objetivo: Orientar os alunos do 9.º ano na escolha da área de estudos.
Impacto: Redução da desmotivação e da taxa de mudança de curso no 10.º ano.
Responsáveis: Direção da Escola, Diretores de Turma, Encarregados de Educação.
Eixo PAE: Orientação educativa e vocacional.
Domínio PAE: Apoio à transição escolar.
Objetivos PCE mobilizados: Desenvolver o pensamento e ação inclusivo; Promover a comunicação cara a cara.
ATIVIDADE: Eu e a Escrita / Projetos de Escrita
Objetivo: Promover o estabelecimento de laços afetivos e relação funcional com a escrita.
Impacto: Melhoria dos resultados no domínio da escrita e do autoconhecimento.
Responsáveis: Professores de Português e outras disciplinas envolvidas.
Eixo PAE: Literacia e expressão escrita.
Domínio PAE: Escrita criativa e pessoal.
Objetivos PCE mobilizados: Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação; Desenvolver o pensamento e ação inclusivo.
ATIVIDADE: História com Arte
Objetivo: Desenvolver competências de reflexão, mobilização crítica da informação e sensibilidade estética; adquirir competências de escrita.
Impacto: Melhoria das competências de expressão escrita e sensibilidade artística; publicação de textos.
Responsáveis: Professores de História e Educação Visual.
Eixo PAE: Educação artística e histórica.
Domínio PAE: Integração interdisciplinar e expressão criativa.
Objetivos PCE mobilizados: Desenvolver projetos de educação ambiental e artística; Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação.
ATIVIDADE: Eu Escritor
Objetivo: Promover competências de escrita organizadas em três etapas: EU escritor, EU revisor, EU editor.
Impacto: Melhoria dos resultados no domínio da escrita.
Responsáveis: Professores de Português.
Eixo PAE: Literacia e expressão escrita.
Domínio PAE: Escrita estruturada e crítica.
Objetivos PCE mobilizados: Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação; Estimular o uso de tecnologia de forma produtiva e criativa.
ATIVIDADE: Viajar no Tempo
Objetivo: Aprofundar temáticas das aprendizagens essenciais da disciplina através da leitura de obras selecionadas.
Impacto: Aumento da taxa de leitura por prazer e aprofundamento do conhecimento histórico.
Responsáveis: Professores de História e Português.
Eixo PAE: Educação literária e histórica.
Domínio PAE: Aprendizagem contextualizada.
Objetivos PCE mobilizados: Desenvolver o pensamento e ação inclusivo; Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação.
ATIVIDADE: Leitura Partilhada
Objetivo: Ler em sala de aula as obras literárias das aprendizagens essenciais de Português.
Impacto: Melhoria das aprendizagens no domínio da educação literária.
Responsáveis: Professores de Português; Biblioteca Escolar.
Eixo PAE: Literacia e leitura por prazer.
Domínio PAE: Educação literária e leitura coletiva.
Objetivos PCE mobilizados: Promover o debate sobre o papel da arte como outra forma de comunicação; Desenvolver o pensamento e ação inclusivo; Promover a comunicação cara a cara.
Parceiros culturais, educativos e ambientais