5º A

aprender sobre, através e para os Direitos Humanos

Dia 15-05-2017

João Brandão - Catarina Gonçalves - Prof. Yvonne Novo cjpestagio@gmail.com

Direito à Educação

É importante que as crianças percebam que a educação neste contexto não é só o facto de ter de ser bem educado, pedir desculpa, pedir licença, não. Esta educação implica partilha, ajuda e respeito mútuo.

Para a condução desta aula foram selecionados 3 objetivos fundamentais:

  • Reconhecer o significado do direito à Educação;

  • Identificar as principais problemáticas no acesso à Educação;

  • Reconhecer os direitos e deveres dos pais e dos alunos.

Para que os alunos percebessem estes objetivos foram trabalhados e analisados em grande grupo 3 artigos retirados de diferentes jornais.

Para o 1º artigo, os alunos tinham de identificar qual o possível motivo do aumento do abandono escolar e porque é que este deve ser uma preocupação de todos.

Para o 2º artigo, espera-se que os alunos reconheçam alguns fatores de risco para o insucesso escolar, como por exemplo, a falta de condições económicas, a pouca modernização de equipamentos e com isto perceber porque é que é tão difícil garantir o direito ao sucesso escolar, ou seja, que todos aprendam o que a escola pretende.

Para o 3º artigo, o principal objetivo é o reconhecimento de que o direito à educação está longe de ser uma realidade para todas as crianças do mundo, bem como a identificação geográfica.

> Para terminar a aula, foi feita uma atividade, "Quem quer ser Milionário" sobre direitos e deveres dos alunos e encarregados de educação.

Dia 24-04-2017

Direito à Liberdade

Liberdade significa o direito de agir de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão.

Nesta sessão foi recitado o livro "O Tesouro" de Manuel António Pina, que fala sobre a Revolução dos cravos e o dia da Liberdade.

Após a leitura do livro, os alunos deveriam identificar as principais diferenças do povo antes e após a revolução dos cravos de 1974, bem como, reconhecer que da mesma maneira que existem várias formas de liberdade, como a liberdade de expressão, liberdade de circulação ou de comunicação, também o direito à liberdade sucede o direito à vida, não só no sentido da pena de morte como também à vida pessoal/privada.

Depois da noção de liberdade, foi proposto que os alunos fizessem um mural alusivo ao 25 de abril de 1974. O tema central do mural é "A Liberdade é...", os alunos teriam de escrever num papel o que é para eles a liberdade e posteriormente, iriam pintar com as mãos um cravo no mural e colar a frase junto do mesmo.

Dia 03-04-2017

Jogo "O direito à diferença"

No decorrer da sessão, os alunos do 5ºA fizeram o jogo "O direito à diferença".

O objetivo deste jogo é desmontar a ideia de diferenças no género e não reforçar a ideia estereotipada, por exemplo: porque é que o “beber cerveja” é mais rapidamente associado ao homem do que à mulher? Afinal, uma mulher não pode beber cerveja? Um homem não pode cuidar da sua aparência?

Para isso, os alunos estavam em grupos e cada grupo tinha uma caixa correspondente a um dos géneros (masculino ou feminino), nessa caixa teriam de atribuir as seguintes caraterísticas em função do género que calhou: afetividade, racionalidade, sensibilidade, exibicionista, medo, sem medo, segura, esquece a segurança, intolerante, tolerante, paciente, impaciente, voz mais grave, voz mais aguda, desenvolve pelo no rosto, crescimento dos seios, maior desenvolvimento muscular, pode engravidar, joga às cartas, bebe cerveja, cuida da aparência, cozinha, arruma a casa, passeia com as amigas, joga futebol, pratica luta livre.

Posteriormente, essas caraterísticas foram em grande grupo discutidas e dispostas no quadro pelos seguintes tópicos: Sentimentos, hábitos, objetos e caraterísticas físicas.



Dia 27-03-2017

Direito à Igualdade

Igualdade de género significa que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e deveres; também estes devem ser livres para fazer as suas escolhas e desenvolver as suas capacidades pessoais sem a interferência ou limitação de estereótipos. Tendo em conta as desigualdades e grandes assimetrias na sociedade é importante deixar claro o equilíbrio de poder entre homens e mulheres.

Nesta sessão, foi recitado o livro “o livro dos Porquinhos” de Anthony Browne, que trata a igualdade de género.

Através da leitura deste livro, os alunos formaram uma crítica conjunta baseada no papel desvalorizado da mulher no seio familiar, isto é, o livro começa por fazer referência a uma mãe que faz todo o trabalho doméstico sozinha enquanto o marido e os dois filhos gozavam a hora do descanso. Essa mãe a certa altura toma uma atitude e deixa-os sozinhos por uns tempos, quando regressa a casa, vem mais segura de si e todos fazem as tarefas domésticas.

Após a interpretação da história, os alunos resolveram uma Sopa de Letras baseada na mesma.

Catarina e João IPP2

Dia 20-03-2017

Teia de ideias

A teia de ideias é um método educativo que permite criar diagramas, ou mapas de conceitos, que fornecem espaço para organizar e estruturar o pensamento facilitando a aprendizagem. Fazer um mapa de ideias significa relacionar as informações de forma intuitiva, e no final ,obter um panorama bem organizado em torno dos conceitos iniciais.

A turma do 5ºA produziu uma teia de ideias cujo tema central foi os "Direitos Humanos". Esse mapa estava subdividido em 4 porções: "Direito à Igualdade"; "Direito à Educação"; "Direito à Vida" e "Direito à Liberdade", em cada uma dessas porções foram colocados cartões característicos de cada direito e, posteriormente, em grupo, os alunos apresentaram oralmente a sua teia, explicando as informações que ficaram retidas e quais as suas maiores dificuldades.

Catarina e João IPP2

Dia 13-03-2017

Questionários de diagnóstico

No presente dia, os alunos do 5ºA tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre "Animais de Companhia" conduzida por agentes da PSP.

Quando o grupo de estágio foi pela primeira vez apresentado à turma, foi pedido aos alunos que preenchessem um questionário de diagnóstico acerca dos "Direitos Humanos", que consistia numa breve recolha de conhecimentos.

Nos últimos instantes da aula, os alunos fizeram uma apresentação sobre os Direitos Humanos que conheciam.

Catarina e João IPP2

Dia 06-03-2017

Entrevista

No dia 06 de março, fomos apresentados na escola EB 2/3 de Carteado Mena como professores estagiários da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. O grupo foi direcionado para a biblioteca da escola, onde fomos recebidos pela professora cooperante Carminda Lomba. Em conversa com a professora cooperante, foram esclarecidas todas as dúvidas e curiosidades para que fosse possível dar início à intervenção.

No âmbito da Unidade Curricular de IPP2 cuja temática trabalhada foi "Educação para o Desenvolvimento" foram abordados temas como: Interdependência, Cidadania Global, Desenvolvimento Sustentável, Justiça Social, Valores e Perceções, Direitos Humanos e Prevenção e Resolução de Conflitos; em entrevista com a professora bibliotecária e cooperante no estágio, Carminda Lomba, o tema escolhido para a intervenção do estágio foi "Direitos Humanos".

A escola EB 2/3 de Carteado Mena está inserida no projeto "contAR-TE", cuja finalidade é motivar o gosto pela leitura através de métodos pedagógicos.

Catarina e João IPP2