A lebre do mar é cienficamente conhecida por "Aplysia punctata". É do reino Animalia e da família Aplysidae.
Tem uma consistência gelatinosa e geralmente, é vermelha escura com pontuações esbranquiçadas. Ela ainda possui pequenos tentáculos na parte posterior.
A Aplysia punctata é muito semelhante às lesmas, sendo assim a sua concha côncava coberta pelo manto que a diferencia. A concha tem cerca de 4 centímetros de comprimento, e é transparente e de cor âmbar pálida.
Normalmente tem 7 centímetros de comprimento, mas, pode atingir os 20 centímetros.
A lebre do mar alimenta-se de algas e, na maioria das vezes, é a cor das algas que lhes fornece a sua cor e também, camuflagem.
A lebre do mar pode ser encontrada sobre rochas no litoral médio.
Consistência cartilaginosa e de cor vermelho escuro. O seu talo e até 8 cm de comprimento e se fixar ao substrato de onde saem frondes aplanadas, com ramos sucessivamente mais curtos próximo do ápice, fixa por disco. Habitat e sazonalidade: ocorre no litoral médio e inferior.
Outras características: cor varia consoante o local de ocorrência (médio – amarelada, baixo – castanho-avermelhado);
nome comum: Erva-malagueta.
A sua consistência e rígido de cor laranja e castanho.Talo: com 5 braços, até 20cm de diâmetro, espinhos curtos irregulares e pouco salientes. Habitat e sazonalidade: intertidal inferior. Outras características sao movimentar-se lentamente no substrato.
Nome Comum: Estrela do Mar
Tem consistência gelatinosa. Cor vermelho escuro com pontuações esbranquiçadas. O talo deste e semelhante a das lesmas embora com concha côncava coberta pelo manto; até 20 cm de comprimento e com pequenos tentáculos na parte anterior o seu habitat e sazonalidade sobre rochas no litoral médio sendo que também podem nadar. Outras características tem posturas semelhantes a "novelo de esparguete”; quando perturbadas expulsam um líquido violáceo;
Nome comum: Lebre do mar.
Osmundea pinnatifida é o nome cientifico da erva-malagueta,com as seguintes características
Habitat e sazonalidade : ocorre no litoral médio e inferior
cor: vermelho escuro, a cor varia consoante o litoral, no litoral médio amarelada e no litoral inferior acastanhada avermelhada
Talo: até 8 cm de comprimento, fixa ao substrato de onde saem frondes aplanadas, com ramos sucessivamente mais curtos próximo do ápice, fixa pelo disco.
Consistência: cartilaginosa
Nome comum: Burrié
Nome científico: Gibbula
Consistência: rígida
Cor: verde cinzento, com listas largas castanhas avermelhadas
Talo: conha pequena até 1 cm de altura, de vertentes suaves ( semelhante a um turbante )
Habitat e sazonalidade: interdital, fixo na rocha de locais abrigados; tolera a emersão
Outras características: ápice pouco pontiagudo e desgastado, pode possuir umbilico ao lado do opérculo
Nome comum : Estrela-do-mar
Nome científico: Asterias rubens
Habitat\Localização : nordeste do Oceano Atlântico\ intertidal inferior
Consistência : rígido
Cor: castanho escuro e laranja
Talo: com 5 braços, até 20 cm de diâmetro ,espinhos curtos irregulares , pouco salientes.
Características: movimenta-se lentamente no substrato
Cor dos espinhos: cor da pele \ branco
Nome Comum: Fucus Vesiculosus
Nome científico: fava-do-mar ou bodelha
Habitat: Costas rochosas
Localização: Costas Atlânticas da Europa; Norte da Rússia; Oeste do Mar Báltico; Gronelândia; Açores; Canárias; Costa Atlântica de Marrocos e da Madeira; Costa Atlântica da América do Norte; Ilhas Britânicas
Cor: Castanho Amarelado
Caracteristicas: nervura central, vesículas de gás, distribuidos de forma simétrica em relação á nervura central.
Consistência: gelatinosa
Cor: vermelho escuro com pontuações esbranquiçadas
Talo: semelhante ás lesmas embora com concha côncava coberta pelo manto, até 20 cm de comprimento, com pequenos tentáculos na parte anterior
Habitat e sazonalidade: sobre rochas no litoral médio, também podem nadar.
outras características : posturas semelhantes a "novelo de esparguete", quando perturbadas expulsam um líquido violáceo
Nome comum : Lebre do mar
Nome científico: Aplysia punctata
A estrela do mar pertence a um grupo de animais designados por equinodermos, que significa "pele espinhosa".
O corpo deste animal pode ser liso, rugoso ou com espinhos, podendo apresentar mais de 5 pontas. Possuem um sistema digestivo complexo( boca, esófago, estômago, intestino e ânus). Apresentam um corpo rígido, embora possa partir-se se sofrer um forte impacto. Movimentam-se com a ajuda dos pés e respiram através das brânquias. Se perderem um braço, podem reconstruir outro e o braço perdido poderá originar outra estrela do mar. As estrelas do mar são carnívoras, alimentando-se principalmente de moluscos,crustáceos, vermes,corais e pequenos peixes, também conseguindo-se alimentar de peixes maiores que elas. Podem ser encontradas em todos os oceanos, mas estão em maior concentração nas águas quentes.
As anémonas-do-mar são animais parentes das medusas e, tal como elas, injetam uma substância irritante na pele da pessoa que lhes tocar. Essa substância pode causar dor ou mal-estar. São invertebrados, de corpo mole e a maior parte dele é composta por água. Os seus tentáculos circundam a boca e podem apresentar várias cores. Usam-nos para se alimentarem de camarões, peixes e outros animais. Podem ter comprimentos de 2.5 centímetros a 1.5 metros. Na sua movimentação deslizam lentamente ou dão lentas cambalhotas.
As alfaces do mar são comestíveis e distribuem-se pelas costas dos oceanos. Crescem nas rochas e são visíveis durante a maré baixa. Apresentam folhas largas e compridas parecidas com as da alface, sendo, então, chamada de alface do mar. Foi afirmado, através de testes, que a alface do mar tem capacidade de remover elementos possivelmente tóxicos que se encontram na água, que são perigosos para a saúde humana e/ou para o meio ambiente.
A erva-malagueta é comestível e é utilizada como um tempero picante. É uma alga de pequeno porte até aos 8 cm de comprimento. A sua cor varia no local onde esta se encontra.
A lebre do mar é tem o nome cientifico "Aplysia punctata". É do reino Animal e da família Aplysidae.
Tem uma aparência gelatinosa e geralmente das vezes, tem a cor vermelho escuro com pontos brancos. Ela ainda contêm pequenos tentáculos na parte de trás.
A Aplysia punctata é muito parecida às lesmas, tendo assim a sua concha côncava coberta pelo manto que a diferencia. A concha tem mais ou menos 4 centímetros de comprimento, é transparente e de cor pálida.
O tamanho normal deles é de 7 centímetros de comprimento mas pode chegar aos 20 centímetros.
Alimentam-se de algas que lhe proporcionam a cor castanha.
Pode ser encontrada em cimas das rochas no litoral médio.
A estrela do mar é rígida com cor laranja a castanho. Talo com 5 braços, até 20 cm de diâmetro;
espinhos curtos irregulares, pouco salientes. Habitat e sazonalidade: maré baixa. Outras
características: movimentam-se lentamente na superfície.
Lithophyllum lichenoides uma espécie de algas vermelhas pluricelulares do gênero Lithophyllum, família Incorporalidade.
Estas algas marinhas encontram-se na Europa África e em algumas ilhas do Atlântico e Índico.
Conhecida por ser cartilaginosas, normalmente marcadamente comprimidas, de cor púrpura escura a amarelo pálido, até 100 mm ou mais de comprimento a partir da base em forma de disco. Varia bastante em tamanho e forma.
Uma alga vermelha até 8 cm de comprimento, é dura e cartilaginosas com folhagem achatada
A divisão é alternada e ocorre apenas em um plano, com a divisão cada vez mais curta em direcção ao seu ápice e amplamente arredondadas. A planta é altamente variável em tamanho e em cor, dependendo de sua localização na costa. Plantas costeiras mais altas são geralmente anãs e de cor amarelo-verde, devido à exposição a altos níveis de sol, enquanto na costa inferior elas são castanhas-avermelhadas.