Quem é?
O Administrador Local é a pessoa escolhida pela direção da escola para gerenciar os equipamentos e uso dos laboratórios de informática.
Os laboratórios de informática das escolas destina-se aos professores e alunos de todas as séries e tem como finalidade prover melhores condições para o trabalho escolar, aprimorar o conteúdo aplicado nas aulas, permitir o desenvolvimento de estudos e trabalhos acadêmicos entre outros. O Adm. Local busca garantir que este cenário ocorra da melhor forma possível.
Primeiramente é muito importante ter sempre em mente que a missão do Adm. Local é fornecer um atendimento de qualidade, adequado às necessidades de cada turma e de cada disciplina a fim de colaborar com o desenvolvimento da educação em nosso colégio, mas cabe sempre ao professor estar presente no laboratório com seus alunos.
Atribuições do Adm. Local
O Adm. Local tem, dentre suas atribuições, cuidar do bom funcionamento e manter a organização do laboratório de informática. É importante que esse profissional do estabelecimento de ensino, seja um estimulador e disseminador da cultura do uso responsável e consciente das tecnologias à disposição de professores, alunos e de toda a comunidade escolar.
Em específico, algumas tarefas deverão ser efetuadas rotineiramente. Em termos gerais, são responsabilidades do Adm. Local:
- cadastrar, remover e alterar senhas perdidas de contas de usuários, quando assim se fizer necessário;
- auxiliar, preparar e disponibilizar ao corpo docente e discente os procedimentos de manuseio de materiais necessários para a realização de atividades práticas de ensino;
- participar de eventos, cursos, reuniões, sempre que convocado, ou por iniciativa própria, desde que autorizado pela direção, visando ao aprimoramento profissional de sua função;
- zelar pela manutenção, limpeza e segurança dos equipamentos;
- cadastrar impressoras e dispositivos periféricos em geral;
- zelar pela integridade física dos laboratórios, garantindo, por exemplo, acesso restrito ao rack, onde se encontra o Servidor;
- zelar pelo sigilo de informações pessoais de alunos, professores, funcionários e famílias;
- em conformidade com o Regimento Interno e orientações da Direção do estabelecimento de ensino, cumprir e fazer cumprir o regulamento e as regras de uso do laboratório de informática;
- exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.