Atividades

ESAQ acolhe Alunos do Liceo Classico 

e Musicale Bartolomeo Zucchi de Monza

A comissão de boas vindas veio recebê-los ao aeroporto e na segunda-feira começa a aventura com estes alunos e professores de Itália. O programa inclui visitas aos lugares emblemáticos da nossa ilha, todos orientados para uma visita de cariz científico.

Durante a semana serão publicados os testemunhos destes alunos que nos visitam.

Dia 1

O primeiro dia da vista dos alunos Italianos foi preenchido com atividades organizadas pela Equipa Erasmus da ESAQ com a colaboração dos alunos do projeto que estavam disponíveis por não terem aulas à segunda feira.

Começou com jogo produzido e apresentado pelos alunos do 12ºI, Sabrina Duarte, Miguel Rebelo, Matilde Osório e Miriam Mendonça: «O enigma das fadas de Antero».  Acompanharam os alunos Italianos outros alunos que estavam disponíveis por também não terem aulas.

O jogo, apresentado em Italiano e Inglês, levou os visitantes aos locais mais emblemáticos do nosso liceu e contou histórias do barão de Fonte Bela, dos reitores, da secção, dos antigos alunos e outras histórias com interesse, terminando no jardim onde se encontra o poema de Antero «As fadas». Foi um momento muito participado que agradou a todos os envolvidos.

Em seguida, houve um momento de boas vindas na Biblioteca Patrimonial pelo Vice Presidente do CE, professor Emanuel, logo seguida de uma tertúlia sobre os sistemas de ensino português e italiano. Novamente preparado e apresentado pelos alunos do 12º I, foi um momento muito participado de troca de informações entre alunos das duas nacionalidades, em busca de pontos comuns e distintivos.

Depois de uma pausa para almoço, os alunos deslocaram-se à gruta do Carvão para uma atividade científica. Neste espaço, os alunos foram conduzidos pelos guias do local, tendo recebido um quiz sobre aspetos científicos da gruta e suas características especialmente preparado pela equipa Erasmus.

No final do dia, teve lugar um jantar de boas vindas à ESAQ. Os pais prepararam os pratos e as sobremesas e os alunos organizaram e decoraram o espaço da cantina. Foi um momento de partilha muito agradável e propiciador de trocas de experiências entre os vários alunos envolvidos no projeto.

Dia 2

O segundo dia deste intercâmbio, 14 de novembro, foi preenchido com uma atividade na natureza e uma sessão de esclarecimento/informação sobre a formação da cratera do vulcão das Sete Cidades e das suas lagoas.

A caminhada, do miradouro da Grota do Inferno até à vila, foi um pouco molhada e cheia de nevoeiro, mas os participantes mantiveram o seu entusiasmo incondicional que foi premiado, à chegada ao Miradouro das Cumeeiras, com um céu limpo e uma vista deslumbrante da lagoa.

No centro de interpretação o grupo foi recebido por um técnico especialmente destacado para explicar a história geológica da região e sua evolução, bem como as medidas que estão a ser levadas a cabo para preservar aquela zona protegida.

No final do dia, os alunos retornaram às famílias e alguns viveram experiências incríveis e inesperadas com as famílias.

Dia 3

QUARTA-FEIRA E OS ALUNOS DO LICEO CLASSICO E MUSICALE DE MONZA CONTINUAM ENTRE NÓS

Mais um dia em cheio! A manhã chuvosa condicionou um pouco o programa, mas não impediu que fosse cheio de interesse cultural e histórico.

Pelas nove horas, os alunos foram recebidos no Palácio de Santana para uma visita guiada a este ex-libris da cidade. A visita ao edifício foi guiada pelo Dr. Pedro Pascoal de Melo que falou aos alunos da história do palácio e da nossa terra. A visita aos jardins estava marcada, mas foi encurtada devido às condições atmosféricas agressivas que se faziam sentir. Apesar destes contratempos, foi possível terminar a manhã de forma excelente, porque o grupo foi recebido e guiado pelo Dr. Paulo Farias numa visita ao núcleo de arte sacra do Museu Carlos Machado.

Depois de um almoço na cantina da ESAQ, os visitantes e alguns dos nossos alunos seguiram para uma visita ao Museu Militar. Também neste espaço houve visita guiada, tendo sido transmitidas informações sobre a defesa militar nos Açores e a importância estratégica do forte. Histórias da história militar dos Açores foram relatadas e os participantes tiveram oportunidade de observar uma realidade diferente da sua.

No regresso à escola, houve ainda tempo para uma paragem no Posto de Turismo onde os alunos foram presenteados com um conjunto de produtos dos Açores.

Dia 4

VISITA GUIADA NAS FURNAS: MAIS UM DIA COM OS AMIGOS ITALIANOS DE MONZA

Quinta-feira, 16 de novembro, 8h45, partida para o vale das Furnas com passagem pela Lagoa do Fogo. O dia prometia sol, mas na primeira paragem, no miradouro da Lagoa do Fogo, o grupo ficou “dentro da nuvem”, pelo que foi breve esse interregno. Logo de seguida, retomou-se a estrada em direção ao vale das Furnas onde um dia espetacular nos esperava.

Tudo começou com um passeio até ao Centro de Interpretação Ambiental das Furnas onde o grupo foi recebido com grande simpatia e onde foram fornecidas informações sobre a situação da Lagoa das Furnas e da sua preservação, bem como dos projetos existentes para melhorar as condições da água, flora e fauna da região protegida.

Seguiu-se uma caminhada pelo trilho circular com paragem para um pic-nic partilhado e chegada às caldeiras, onde houve tempo para admirar a paisagem excecional e provar uma piña-colada nas margens da lagoa. No trajeto houve uma pausa na Poça da Tia Silvina para molhar as pernas nas águas quentes e frias. O sucesso foi tal que houve até quem se metesse todo dentro das águas quentes e frias!

A atividade terminou com a visita às fumarolas, no centro da vila onde houve lugar a explicação das diferenças entre as várias caldeiras que foram observadas.

Antes de finalizar o programa, o grupo provou, com grande curiosidade, água de todas as bicas.

Dia 5 - Último dia

ÚLTIMO DIA EM PONTA DELGADA

Sexta-feira, dia 17 de novembro, o último dia da visita dos alunos e professores de Itália, foi preenchido com visitas culturais durante a manhã ao Santuário da Esperança, com visita guiada ao coro alto e ao tesouro do santuário, e ao Museu Carlos Machado, para uma visita orientada pelo seu serviço educativo e pela SPEA, Sociedade Portuguesa para Estudo das Aves. Neste Museu, os alunos também visitaram a coleção de história natural do tendo ficado deslumbrados com as espécies que observaram e suas histórias.

Depois de um intervalo para almoçar na cantina da ESAQ, o grupo aproveitou a sua tarde livre com as famílias.

ATÉ BREVE, ALUNOS DO LICEO CLASSICO E MUZICALE B ZUCCHI

Hoje, dia 17 de novembro, o grupo de alunos que esteve entre nós durante uma semana despediu-se, no aeroporto de Ponta Delgada. Estiveram presentes os nossos alunos e seus pais, os alunos Italianos e os professores de cá e de lá. Eram 7h30.

Foi um momento tocante para todos. Em março será tempo de serem os alunos da ESAQ a aterrar em Milão para a sua aventura em Itália.

Até breve!