Não há estratégia nem planejamento sem gestão. O plano é uma aposta que precede e preside a ação concreta do governo. Neste sentido, planejar será sempre uma tentativa racional de antecipar-se a problemas futuros num ambiente de incertezas e dúvidas permanentes. Todo planejamento depende do contexto e é assim, situacional. Não há como separar o momento da reflexão estratégica e do planejamento, do momento da gestão. Na implementação do plano tudo se decide, é a hora da verdade.
É por isso que este terceiro trilho convida você a refletir sobre temas relacionados ao gerenciamento organizacional, à gestão do cotidiano das nossas organizações públicas. A grande maioria dos fracassos na estratégia e no planejamento pode ser explicada pelos gargalos da gestão. Processos mal estruturados, clima organizacional tóxico, baixa capacitação das pessoas, recursos críticos, como o orçamento sujeito a descontinuidades sistemáticas, demora no processo decisório, dificuldade de parcerias com o setor privado, enfim, todos nós temos histórias para contar dos problemas com a gestão.
A gestão da estratégia decide sobre seu sucesso ou fracasso. Do mesmo modo, o planejamento estratégico depende da fase tática e operacional para alcançar seus resultados. Os processos críticos de gestão necessitam, também, de estratégias e planos de execução com melhoria constante e aperfeiçoamento permanente.
O escopo deste trilho abrange algumas das principais dimensões do processo de gestão e implementação da estratégia e do plano governamental. Os temas oportunizados para você são: autodesenvolvimento, gestão da comunicação, gestão de riscos, governança e gestão do conhecimento. Certamente há outros processos críticos, como a gestão de pessoas, os processos de aquisição e a gestão de recursos orçamentários. Você encontrará referências para estes processos ao longo dos materiais disponibilizados.
Conheça as competências necessárias para atuar com excelência na gestão do planejamento e da estratégia:
Buscar o aprimoramento constante em competências essenciais de liderança a fim de atuar com excelência na gestão da estratégia e do planejamento.
Identificar os processos comunicacionais da organização, com vistas ao engajamento e à promoção de relações transparentes, diretas e eficazes entre os diversos atores envolvidos na elaboração e implementação do plano e da estratégia.
Identificar os riscos inerentes à gestão do plano e à implementação da estratégia, para formular plano de contingência, com o objetivo de preveni-los, mitigá-los ou eliminá-los.
Estimular a governança pública como um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle, estabelecidos pelo Decreto nº 9.203/2017, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Aplicar ferramentas e práticas de gestão do conhecimento, segundo protocolos do governo federal, para suporte aos processos de gestão do planejamento e da estratégia.
Veja os materiais que preparamos para você navegar neste trilho sobre a gestão da estratégia e do planejamento.
Autodesenvolvimento
Você já deve ter percebido que os temas de estratégia e planejamento governamental não são “receitas de bolo”, algo que você pode pegar numa prateleira, regular a configuração e aplicar com a certeza em obter os resultados que a bula preconiza. Mesmo os artefatos mais institucionalizados e regulados por marcos legais detalhados, como a elaboração da Lei Orçamentária, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do próprio Plano Plurianual, há uma demanda enorme de reflexão criativa, de inovação institucional, de capacidade de “ver além”, de “sair da caixa”, pois as soluções de estratégia e planejamento precisam SEMPRE de adaptações criativas em cada instituição em que são aplicadas. Os métodos, técnicas e instrumentos aqui apresentados só terão sentido se não se tornarem caixas-pretas ou camisas de forças que engessam o gerenciamento do dia-a-dia.
Aqui chegamos a razão desta competência essencial: lidar com temas estratégicos e de planejamento governamental exige capacitação permanente e o autodesenvolvimento é uma dimensão substantiva e essencial. A seguir oferece-se possibilidades de imersão em conteúdos de aprendizagem que permitem a você construir seu próprio caminho para o autodesenvolvimento.
Nessa perspectiva, com os primeiros materiais disponibilizados neste trilho busca-se alcançar os seguintes objetivos de aprendizagem:
Reconhecer as competências essenciais para exercer de modo qualificado as atividades de gestão da estratégia e do planejamento;
Elaborar roteiros, metodologias e o planejamento de atividades para o desenvolvimento das competências essenciais de liderança, considerando as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).
[Texto] Competências essenciais de liderança para o setor público brasileiro - Refletir e conduzir estratégias e planos exige uma postura de liderança. Neste material, produzido pela ENAP em 2021, você encontra o benchmark feito com a OCDE que aponta competências essenciais, assim como as habilidades e conhecimentos necessários da liderança, quais sejam: iteração, alfabetização em dados, foco nos cidadãos, curiosidade, contar histórias e insurgência. Este material pode e deve lhe inspirar para fazer uma autoanálise e traçar uma trajetória de autoconhecimento e mudança. Como estão suas capacidades de liderança?
[Texto] Gestão por Competências - Este texto permite a você conhecer quais as variáveis são essenciais para a gestão de pessoas no ambiente público, destinada à melhoria das competências dos servidores. Ele está inserido aqui para lhe inspirar a se engajar em processos de capacitação da sua própria instituição, aproveitando oportunidades e construindo sua trilha de aperfeiçoamento pessoal.
[Curso a distância] Gestão por competências - Este curso é uma oportunidade de auto capacitação para reforçar a necessidade de melhoria das competências para exercer o planejamento e a reflexão estratégica. O que você sabe sobre Gestão por Competências? Como ela é aplicada no setor público? A partir da experiência da Receita Federal, esse curso aborda o papel da gestão por competências no contexto público e como ela pode contribuir na identificação de lacunas e para o aperfeiçoamento de servidores. Como estão suas competências? Como melhorar seus conhecimentos, habilidades e atitudes?
[Enap Entrevista] Pedro Paulo Carbone fala sobre inovação na Gestão de Pessoas - A entrevista com o consultor e professor Pedro Carbone, um dos maiores especialistas em gestão por competências, vai lhe ajudar a entender a importância do tema. Se preferir, você pode começar esse trilho por esta entrevista, pois ela apresenta a gestão de competências vinculada à inovação.
Gestão da Comunicação
Após você refletir sobre o autodesenvolvimento, trataremos agora de outra competência fundamental na gestão pública, que é a comunicação. Comunicação é um ponto essencial da estratégia e do planejamento. A comunicação deve ser entendida não apenas como a produção de mensagens e a massificação de fluxos de informação, mas como um processo de interação entre atores e organizações. A comunicação relaciona-se à articulação, ao convencimento e pactuação que são essenciais aos processos decisórios e à compreensão dos passos e dos acordos necessários à implementação de soluções negociadas. As soluções apresentadas dão noções sobre os potenciais e limites possíveis de serem explorados no campo da comunicação.
Assim, com os materiais a seguir, almeja-se atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:
Mapear e analisar processos de comunicação essenciais, em todas as fases de elaboração da estratégia da organização e do planejamento;
Mapear e analisar os atores envolvidos nas atividades de elaboração da estratégia e planejamento na organização;
Distinguir processo de Comunicação Institucional e Comunicação Interna para elaborar planos de melhoria;
Propor melhorias nos canais de comunicação, criação e gestão de conteúdos, instrumentos de relacionamento com públicos externos, incluindo outros poderes e a sociedade civil, em especial, considerando os princípios da comunicação não violenta e da linguagem simples.
[Vídeo] The 5 Filters of the Mass Media Machine - Noam Chomsky - Neste vídeo o teórico da comunicação e linguista, Noam Chomsky, apresenta os cinco filtros pelos quais os meios de comunicação moldam a informação que chega a você: a propriedade privada do meio (a mídia é, antes de tudo, empresa); a publicidade (a base do modelo de negócio empresarial da mídia); a cumplicidade com a elite de onde vêm as fontes de informação privilegiada (política, financeira, empresarial, militar, acadêmica); a fabricação do consenso e a criação de inimigo(s) comum(ns). O objetivo desse vídeo é conhecer uma visão crítica que enxerga a mídia não como um mero instrumento ou meio neutro, mas como um ator interessado em resultados políticos, ideológicos e econômicos das políticas públicas.
[Livro] Estratégia em comunicação - Jorge Duarte é o maior especialista em comunicação pública do país. Neste livro ele apresenta as dimensões estratégicas, organizacionais e gerenciais da comunicação, desde a concepção da estratégia de comunicação até a implantação de soluções de comunicação que sejam aderentes à estratégia.
[Vídeo] Governo: investidor, assume os riscos, inovador - Mariana Mazzucato é uma das mais destacadas e influentes economistas do mundo. Esta palestra resume uma das ideias-chave do pensamento de Mazzucato: o caráter decisivo que o setor público assume na inovação, ao assumir riscos e encarar a solução de problemas que o mercado, em geral, considera arriscados demais ou completamente inviáveis de serem realizados. Neste vídeo a economista afirma que uma das coisas que mais a interessa hoje em dia é analisar "a linguagem que é usada, a narrativa, o discurso, as imagens" desse discurso que mascara a atuação do Estado e encobre o apoio real que ele fornece ao setor privado mais inovador.
[Texto] Estratégias para estimular o uso de evidências científicas na tomada de decisão - Utilizando o caso do Sistema Único de Saúde, o texto analisa as vantagens e as desvantagens das estratégias de comunicação empregadas para transformar evidências em decisões, que influem em políticas públicas. Foram analisadas: Opção 1 - Sínteses de evidências com linguagem adaptada a diferentes públicos; Opção 2 - Jornalismo e outras formas de comunicação para disseminação de evidências; Opção 3 - Plataforma online para disseminação do conhecimento científico; Opção 4 - Integração entre pesquisadores e tomadores de decisão.
[Podcast] Linguagem simples de dentro para fora - O podcast “Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência” apresenta vários episódios e é um dos mais interessantes sobre a comunicação em organizações públicas. Neste episódio, é apresentado como a Agência Nacional de Águas implantou a linguagem simples para superar o que na área se conhece como "hidrologiquês".
[Texto] Guias de acessibilidade na Comunicação - Guias em linguagem simples e com orientações objetivas, lançados pela Fiocruz (2022), em diferentes formatos (texto, cordel, vídeo), com o objetivo de estimular a comunicação acessível. Apresentam orientações sobre o uso correto de palavras para se referir às pessoas com deficiência, provendo o letramento sobre terminologia não capacitista. Orientam também sobre como eliminar barreiras à participação em: reuniões virtuais ou presenciais, documentos escritos digitais, apresentação de slides e grupos de mensagem. Estes guias podem inspirar você a promover uma comunicação acessível no seu trabalho.
[Texto] Como escrever para a Web: Elementos para a discussão e construção de manuais de redação online - Escrever para a Web tem um estilo, uma sintaxe, um leiaute e uma "arquitetura" da informação distintas do jornalismo, mas uma série de aspectos bastante tradicionais e consolidados continuam válidos e muito eficientes. Saiba quais são eles lendo este guia.
[Podcast] Estratégias para comunicação pública em mídias digitais - Neste episódio da série de podcasts intitulado “Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência”, as convidadas, Érica Abe e Jéssica Macedo, falam sobre estratégias de comunicação em mídias digitais: como lidar com o tsunami informacional; que redes sociais escolher; como gerenciar o fluxo de mensagens e a interação; como mapear e priorizar públicos; como preparar as organizações e seus profissionais para atuar em meios que se inovam o tempo todo.
Gestão de Riscos
Toda estratégia e todo planejamento governamental implica em projetar futuros desejáveis. Por esta simples constatação é fácil verificar que há embutida nessa ação uma grande dose de incerteza, dúvida e imprevisibilidade. O que não é tão óbvio é o modo como tratamos isso no dia a dia das nossas organizações. A Análise de Riscos visa, exatamente, sistematizar os passos necessários para entender melhor eventos futuros que ameaçam nossos planos, independentemente da sua probabilidade ou impacto. As oportunidades que reunimos aqui permitem que você se aproprie desses conceitos, entenda a importância e gravidade dessa atividade e contribua para entender os riscos da sua própria organização. Riscos dizem respeito a cenários futuros. Alguém já disse que a maior vantagem em prever e analisar eventos desfavoráveis futuros é - sabendo disso - atuar no presente para que eles não ocorram.
Dessa forma, com os materiais disponibilizados a seguir, busca-se atender aos seguintes objetivos de aprendizagem:
Identificar os riscos inerentes à implementação do plano e da estratégia nas múltiplas dimensões organizacionais, em especial, riscos de natureza orçamentária, riscos políticos e institucionais, riscos regulatórios e riscos tecnológicos;
Avaliar a probabilidade e o grau de impacto de cada risco específico nos produtos e resultados do planejamento e da estratégia;
Formular Planos de Contingência de modo a mitigar ou absorver os riscos eventuais com vistas a reduzir o impacto de criticidade dos riscos.
[Curso a distância] Introdução à Gestão de Riscos - Neste curso você conhecerá os principais conceitos aplicados à Gestão de Riscos, bem como entenderá sua aplicabilidade, os benefícios, as etapas, os procedimentos e os desafios no contexto da Administração Pública. É a oportunidade para adquirir uma visão geral e bem fundamentada dos problemas e soluções envolvendo essa atividade, essencial à formulação da estratégia.
[Vídeo] Gestão de Riscos no Setor Público - Este webinar, publicado pela ENAP e protagonizado por Tiago Viana, da Universidade Federal do Cariri, apresenta a visão da análise de riscos a partir dos conceitos básicos e uma atividade prática baseada no ambiente acadêmico de uma universidade federal. Avança para aplicações práticas e técnicas que você poderá utilizar em sua própria organização.
[Vídeo] Etapas da Gestão de Riscos - Este vídeo muito breve do Ministério do Desenvolvimento Regional faz um resumo das principais etapas que você já viu e analisou nos materiais anteriores. Serve como uma síntese geral para fecharmos essa fase de aprendizagem.
[Texto] Manual de Gestão de Riscos do TCU - É o documento de orientação mais atualizado e disponível sobre o tema na administração pública. É referência para as ações de controle. Ele traz uma versão simples e prática da aplicação da gestão de riscos. Oferece aos gestores e servidores, bem como a seus parceiros públicos e privados, orientações específicas e objetivas para a prática da gestão interna de riscos. O objetivo desse documento é o de empoderar e capacitar o gestor de modo a contribuir para uma gestão mais eficiente, com foco nos resultados e no cidadão.
Governança
A governança é um termo com muitos significados. Aqui, convidamos você a refletir sobre conceitos, mecanismos, instrumentos e processos de governança associados ou voltados para os temas de estratégia e planejamento. Nesse sentido, partimos do Decreto nº 9.203/2017 que coloca o debate da governança nas dimensões de Liderança, Estratégia e Controle. Para expandir o tema, a questão central é: qual o modelo de governança que melhor apoia os processos de planejamento e estratégia? Qual é a qualidade do processo decisório na sua instituição? Os processos de planejamento e definição da estratégia são transparentes, participativos e colaborativos? Os dirigentes emprestam seu capital político pessoal para o sucesso da estratégia, por meio do exemplo e condutas pessoais? Os colaboradores têm acesso aos momentos de monitoramento e avaliação dos projetos? A organização considera eventuais insucessos como fontes de aprendizado coletivo?
As soluções de aprendizagem apresentadas a seguir visam contribuir com essas indagações, buscando-se alcançar os seguintes objetivos de aprendizagem:
Construir a análise de valor público (cadeia de valor), identificando produtos e resultados gerados pelo planejamento de políticas públicas com as entregas que atendem demandas efetivas da sociedade;
Apontar formas de acompanhamento de resultados, soluções para melhoria do desempenho das organizações e instrumentos de promoção do processo decisório fundamentado em evidências;
Avaliar o planejamento e a estratégia governamental sob o prisma dos três pilares de governança estabelecidos pelo Decreto nº 9.203/2017: Liderança, Estratégia e Controle, identificando processos mais frágeis para sugerir medidas de melhoria e adequação.
[Texto] Governança pública: das prescrições formais à construção de uma perspectiva estratégica para a ação governamental - "O principal objetivo deste artigo é situar duas diferentes perspectivas que têm disputado o entendimento do conceito de governança e seus usos. Busca-se também salientar um movimento observado na literatura contemporânea (internacional e nacional), que parte da crítica às perspectivas da governança como um conjunto de prescrições formais (ou tipos predeterminados de reformas) e tem caminhado no sentido de compreender a governança como uma perspectiva estratégica e situada, para lidar com os desafios de coordenação e de implementação de programas governamentais em ambientes (internos e externos) cada vez mais complexos, dinâmicos e incertos" (Cavalcante & Pires, 2018, p. 9).
[Texto] Guia da política de governança pública - Este guia publicado pelo Governo Federal, em 2018, está dividido em duas partes: a primeira, apresenta os objetivos e justificativas da política de governança, esclarecendo o complexo conceito de governança; a segunda, detalha o arranjo de princípios e estruturas que permitirão a implementação da política.
[Curso remoto] Governança no Serviço Público - Curso desenvolvido pela Enap sobre governança, compliance e integridade na administração pública: novidades, desafios e tendências. Verifique se há turmas com inscrições abertas no momento.
[Texto] Uma governança orientada por diretrizes de governo aberto aprimora o valor público de programas governamentais? - O artigo analisa em que medida a introdução de princípios de governo aberto, ao promover mudanças na governança das políticas públicas, favorece a geração de valor público em programas governamentais. A partir de estudo de caso do programa Bolsa Família, com triangulação de métodos, é feito o rastreamento das alterações na governança do programa que estiveram alinhadas a princípios de governo aberto, aferindo até que ponto houve ou não uma maior geração de valor público pelo programa.
[Texto] Referencial Básico de Governança Organizacional - Referencial elaborado pelo Tribunal de Contas da União para estabelecer o que eles acreditam ser um "modelo de governança", capaz de promover integridade, liderança, estratégia, gerir riscos e garantir transparência.
[Livro] Governança orçamentária no Brasil - O livro é composto de 27 capítulos sobre as regras que governam o processo orçamentário no país, seus principais problemas na regulação das escolhas alocativas que orientam a implementação de decisões, com base em prioridades de aplicação dos recursos públicos.
Gestão do Conhecimento
Ninguém duvida que vivemos definitivamente a era dos dados, da informação e do conhecimento. Mas o setor público pouco avançou nesta área. Diferente de só armazenar dados e construir dashboards, a gestão do conhecimento procura identificar, coletar, processar informações e gerar conhecimento útil, relevante e essencial para o processo decisório. Assim, não poderia faltar na trilha de Estratégia e Planejamento Governamental esse tema específico sobre como o conhecimento é produzido, distribuído e consumido ou aproveitado no contexto da Administração Pública Federal. O conhecimento pode ser codificado e explícito, quando é formalizado, ou tácito e informal, quando envolve por exemplo, crenças, cultura organizacional e interesse dos atores sociais. Não há como obter sucesso numa estratégia ou plano sem gestão efetiva e adequada do conhecimento gerado pela instituição. Olhando para seu ambiente de trabalho, sua organização faz gestão de conhecimento?
Na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento da competência de gestão do conhecimento na sua organização, com os materiais disponibilizados a seguir busca-se atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:
Identificar métodos e técnicas de gestão do conhecimento;
Definir estratégias para produção da informação e conhecimento no âmbito do planejamento e da formulação estratégica;
Elaborar rotinas e procedimentos para a adequada gestão da informação e dos conhecimentos necessários e produzidos, com eficiência e segurança, garantindo sua disponibilidade e integridade para uso da Administração Pública Federal e para a sociedade;
Integrar a gestão das informações em suas várias dimensões: a gestão documental e arquivística e a gestão de dados, conforme as diretrizes e determinações dos sistemas em vigência no governo federal (Sistema eletrônico de Informações, Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo e Governança de Dados).
[Curso a distância] Gestão do Conhecimento no Setor Público - O curso, organizado pela ENAP, proporciona uma visão geral e rigorosa da gestão do conhecimento nas nossas organizações. Fique atento, especialmente para o Módulo 3 onde há um roteiro de implementação. Em um contexto de mudanças e aumento das aposentadorias, a gestão do conhecimento contribui com as organizações públicas na promoção da cultura de aprendizado organizacional, possibilitando a criação, o compartilhamento, a retenção e a integração do conhecimento gerado em prol de resultados melhores nos serviços públicos. O curso é conectado com a dimensão gerencial de recursos humanos.
[Curso a distância] Gestão do Conhecimento - Teoria e Práticas - Neste curso você poderá continuar entrando em contato com uma visão panorâmica da Gestão do Conhecimento. O que é Gestão do Conhecimento? Quais os seus tipos e sua importância nas organizações? Como se dá o seu processo e a sua prática? A ênfase dada, diferente do curso anterior, é mais voltada para as dimensões organizacionais e funcionais.
[Curso remoto] Praticando a gestão do conhecimento no setor público - Conheça o novo modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública. Neste curso você irá aprender a elaborar um Plano de Gestão do Conhecimento (PGC) para a sua organização. Curso oferecido na modalidade remota com interações ao vivo. Verifique se há turmas com inscrições abertas no momento.
[Texto] Seminário gestão do conhecimento no setor público - O material disponibilizado neste repositório apresenta um conjunto de experiências práticas de Gestão do Conhecimento. A finalidade é mostrar a você a viabilidade do tema em casos factíveis e concretos. O que você pode aprender com as lições dessas experiências para sua própria organização? Como usar ferramentas, procedimentos e protocolos aplicados por outras instituições públicas? Os casos apresentados são: SERPRO, Câmara dos Deputados, Governo de SP e Caixa.
[Livro] Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão - Este livro, publicado pelo IPEA, de autoria de Fábio Batista, de 2012, já é um clássico do tema. O destaque está no Apêndice onde o autor sugere um verdadeiro mapa de implementação com um “Manual de Implementação” desenhado exclusivamente para o ambiente público. A ideia não é que você copie o roteiro, mas que o utilize como material inspiracional, produzindo insights, para adaptar procedimentos na sua própria organização, visando melhorar a implementação da estratégia e do planejamento.
[Vídeo] A gestão do conhecimento como ferramenta de apoio ao planejamento governamental - Qual a importância estratégica da Gestão do Conhecimento para retenção da memória técnica das organizações? Porque o Planejamento Governamental depende de uma efetiva Gestão do Conhecimento? Como o gerenciamento do conhecimento pode ser útil e pertinente ao sucesso da estratégia? Estas e outras questões são abordadas nesta apresentação do Professor Jackson De Toni.
Atividades de fixação
Chegamos ao final deste trilho!
Acesse as atividades de fixação que preparamos para você.