Campanha "Papel por livros"
Como Escolas Promotoras da Saúde e Eco-Escolas e no âmbito da campanha "A verdadeira solidariedade começa quando não se espera nada em troca", inserida na comemoração da Semana da Alimentação e Erradicação da pobreza (16 a 23 de Outubro), à semelhança dos anos anteriores, estamos a fazer uma Recolha de Alimentos e de Papel.
O papel recolhido será trocado por bens essenciais. Estes, e os alimentos recolhidos, serão entregues a uma instituição credenciada (Cáritas Paroquial da Gafanha da Nazaré) que os distribuirá pelas famílias mais carenciadas.
Esta iniciativa resulta de um trabalho colaborativo entre o Projeto de Educação para a Saúde (PES), Projeto “Health is a new Art”, o Departamento de Ciências Experimentais e o Eco-Escolas, em articulação com a Cáritas Paroquial da Gafanha da Nazaré.
Maria João Fonte
“A água dá vida, a água nutre- Ninguém fica para trás”
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, os alunos do 9 C, na disciplina de Educação Visual realizaram uma campanha de sensibilização para a importância da água na saúde humana e na alimentação “A água dá vida, a água nutre- Ninguém fica para trás” que se encontra no corredor central.
Foi ainda divulgado um vídeo pelas turmas que aborda a mesma temática.
“Quanto açúcar bebemos?”
Ainda no âmbito da semana da Alimentação, os alunos do 9ºano, na disciplina de FQ realizaram uma campanha de sensibilização para os malefícios do açúcar para a saúde “Quanto açúcar bebemos?”, que causou grande impacto junto da comunidade educativa. Aprenderam que as bebidas energéticas têm uma grande quantidade de açúcar, o equivalente a 11 pacotinhos de açúcar, ultrapassando em muito o valor recomendado pela Organização Mundial de Saúde ( 5 pacotinhos por dia).
NÃO TE DEIXES ENGANAR PELO ZERO AÇÚCAR!
Lembra-te que os adoçantes artificiais, como o aspartame e a sucralose, também devem ser evitados, pois na realidade eles também causam problemas de saúde!
Serão os adoçantes alternativas mais saudáveis?
MALEFÍCIOS DO AÇÚCAR
OMS recomenda: consumo diário de açúcar ≤ 25 g (6 colheres de chá)
Açúcar em excesso aumenta o risco de:
Diabetes
Glaucoma ocular
Cáries dentárias
Colesterol
Hipertensão
AVC
Cancro
No dia 13 de outubro as eco estudantes e Jovens Repórteres do Ambiente Marisa Martins e Matilde Viegas, acompanhadas das professoras Carla Dilar e Clélia Álvares, foram até ao Fórum Altice de Braga para a cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes do Eco-Escola.
De manhã, o nosso agrupamento recebeu o diploma de Eco-Agrupamento, que premeia o empenho no envolvimento de todas as suas escolas, durante o ano letivo 2022/2023.
Na parte da tarde, a Marisa e a Matilde foram ao palco receber as bandeiras verdes e representar o nosso município.
Pelo sétimo ano consecutivo, Ílhavo renovou o estatuto de “Município 100% Eco-Escolas”, com a totalidade das 31 escolas, do pré-escolar ao ensino secundário, galardoadas com Bandeira Verde, no ano letivo 2022/2023.
É o 12.º município, a nível nacional, com mais Eco-Escolas, sendo um dos poucos em que este galardão é atribuído à totalidade das escolas do concelho. Também todos os agrupamentos de escola recebem a distinção de “Eco-Agrupamento”. Em nota de imprensa, a câmara municipal salientou que tem vindo «a apostar, cada vez mais, nesta área, com um investimento de nove mil euros no ano letivo de 2022/2023».
25 de setembro de 2023
No dia 25 de setembro comemorou-se pela primeira vez em Portugal e na nossa Escola, o Dia Nacional da Sustentabilidade, que pretendeu reforçar a importância da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas em Portugal.
Os alunos do 10A e 10B, na disciplina de Biologia e Geologia, realizaram uma exposição alusiva ao tema, com a elaboração de cartazes.